v. 8 n. 3 (2017): Suplemento - Anais do 3º Colóquio Internacional de Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde (CIETIS)

Publicado: 19-09-2018

Seminários, Simpósios e Mesas Redondas

  • A atuação da Univille no PET-Saúde/GraduaSUS

    Patricia Esther Fendrich Magri, Helena Maria Antunes Paiano, Mauren da Silva Salin
    1-1
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.581
  • Trajetória e implementação de Disciplina Interprofissional para cursos da Área de Saúde

    Edson Arpini Miguel, Angélica Maria Bicudo, Adriana Meyer Albiero, Rozilda Neves Alves, Najara Rocha
    2-2
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.583
  • De que adianta aprender se não for para aplicar ou transmitir?

    Edson Arpini Miguel, Letícia Cabrini Girotto, Adriana Lenita Meyer Albiero, Irinéia Baretta, Paulo Roberto Donadio
    3-4
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.589
  • Aprendendo a ensinar com metodologias inovadoras de ensino: um relato de experiência em trabalho interprofissional com docentes de um curso de medicina na Amazônia ocidental

    Daniela Moreira Quinto de Sousa Guimarãe, Catarina Augusta Vaquer Araújo
    5-5
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.591
  • Educação em saúde e diálogos interprofisisonais: considerações sobre uma prática

    Leonardo Sales Lima, Geanne Moraes Pires, Denise Herdy Afonso
    6-7
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.593
  • Controle social como cenário de prática da Residência Multiprofissional em Gestão de Políticas Públicas para a Saúde

    Antônio Alves de Souza, João Paulo Almeida Brito da Silva, Armando Martinho Bardou Raggio, Maria Fabiana Damásio Passos
    8-8
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.595
  • A escola FIOCRUZ de governo na formação de trabalhadores para o SUS: a residência multiprofissional em gestão de políticas públicas para a saúde como estratégia

    João Paulo Almeida Brito da Silva, Armando Martinho Bardou Raggio, Antônio Alves de Souza, Maria Fabiana Damásio Passos
    9-9
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.597
  • Processo de validação e adaptação transcultural do assessment of interprofessional team collaboration SCALE II (AITCS II)

    Emanuella Pinheiro de Farias Bispo, Rosana Aparecida Salvador Rossit
    10-11
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.599
  • Ciclos integradores no pet-saúde graduasus: experiência de integração interprofissional e repercussões na reflexão da integração ensino-serviço-comunidade e mudanças curriculares

    Érica Cesário Defilipo, Lélia Cápua Nunes, Mabel Miluska Suca Salas, Nízia Araújo Vieira Almeida, Pedro Henrique Berbert de Carvalho
    12-13
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.603
  • Grupo de Pesquisas Multiprofissionais em Educação e Tecnologias em Saúde (PEMEDUTS): Reflexões, construções de conhecimentos e práticas interprofissionais em uma Universidade Pública Federal

    Neudson Johnson Martinho, Rodrigo Francisco Armendro
    14-15
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.607
  • A Aprendizagem Baseada em Equipes: ferramenta de ensino potente para a educação e prática interprofissional

    Lucas Cardoso dos Santos, Renata Maria Zanardo Romanholi, Alice Yamashita Prearo, Janete Pessuto S imonetti
    16-17
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.625
  • Papel do professor-tutor como mediador no processo de formação profissional

    Lucas Cardoso dos Santos, Janete Pessuto Simonetti, Antonio de Pádua Pithon Cyrino
    18-19
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.627
  • Disciplina Interprofissional em Saúde: Avaliação por meio de portfólio reflexivo

    Najara Rocha, Adriana Lenita, Miriam Leiko Terabe, Adriana de Sant'ana Gasquez, Kathiussa Fernanda Parreira Rodrigues
    20-20
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.631
  • Condução docente como fundamento da experiência positiva com metodologias ativas em uma residência multiprofissional

    Leonardo Carnut, Cristina Albuquerque Douberin, Tereza Natalia Bezerra de Lima
    21-22
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.633
  • Percepção dos profissionais, professores e estudantes da área da saúde quanto ao trabalho em equipes multiprofissionais e a geração e compartilhamento de informações

    Patricia Ester Fendrich Magri, Sandra Aparecida Furlan, Aline Andreia Marques Volkweis
    23-23
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.635
  • Disciplina de Atenção em saúde: aprendizado interprofissional e com o SUS

    Najara Rocha, Adriana Lenita Meyer Albiero, Cristiano Fagundes, Davi Aguiar Silva Machado, Sonia Satie Sakamoto Asanome
    24-25
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.637
  • Opinião de residentes sobre a aprendizagem sobre conteúdos socioantropológicos das categorias família, gênero e raça a partir do uso de metodologias ativas

    Leonardo Carnut, Afonso Luís Puig Pereira, Celso Zilbovicius, Tarsila Teixeira Vilhena Lopes, Lúcia Dias da Silva Guerra
    26-27
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.639
  • Contribuições de políticas indutoras para a educação interprofissional em cursos de graduação em saúde

    Bruna Paes de Oliveira, Tayná Barros Colares, Juliana Santos Moreno, Rafaela dos Santos Ferreira, Adriano de Almeida de Lima, Denise de Lima Costa Furlanetto
    28-29
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.641
  • Aprendizado interprofissional em saúde: experiências curriculares e disponibilidade de estudantes na Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Ramona Fernanda Ceriotti Toassi, Luciane Inês Ely, Everson Meireles, Marina Peduzzi
    30-31
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.643
  • Caracterização das ações da enfermagem na atenção primária à saúde para o trabalho em equipe e prática colaborativa interprofissional

    Aline Maciel Vieira Lima, Marina Peduzzi
    32-33
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.645
  • Recriar-se de subjetividades críticas na formação e no trabalho interprofissional

    Maria Raquel Gomes Maia Pires, Leila Bernarda Donato Gottems
    34-34
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.647
  • Programa de residência multiprofissional em saúde: fortalecendo a integração profissional em contextos reais de aprendizagem

    Alessandra dos Santos Tavares Vieira, Ana Daniela Silva da Silveira, Michelle Castro da Silva Holanda, Liliane Silva do Nascimento
    35-35
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.649
  • As contribuições do trabalho interprofissional no contexto dos serviços de saúde ofertados em uma Unidade de Saúde do município de Benevides no estado do Pará

    Alessandra dos Santos Tavares Vieira, Nayane Adrielle de Arruda Gomes, Samara de Brito Silva, Michelle Castro da Silva Holanda, Liliane Silva do Nascimento
    36-36
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.651
  • Uso da simulação realística de alta fidelidade na graduação como indutor do caráter interprofissional: experiência do hospital universitário de brasília da universidade de brasília

    Juliana França da Mata, Marcelo Nunes de Lima, Dayde Lane Mendonça da Silva, Renato Antunes dos Santos, Verônica Amado
    37-38
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.653
  • Possibilidades para educação interprofissional em saúde em uma Universidade Pública Federal

    Thaina Josiane Cavinatto, Ana Paula Griggio, Heloise Lima Fernandes Agreli, Vivian Aline Mininel, Jaqueline Alcantara Marcelino da Silva
    39-40
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.655
  • Oficina educativa para o trabalho em equipe interprofissional: relato de estratégia didática

    Jaqueline A. M Silva, Valeria Leonello, Heloise Agreli
    41-42
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.601
  • A promoção da formação interprofissional: uma proposta de pesquisa-ação

    Laís Alves de Souza, Adriane Pires Batiston, Arthur de Almeida Medeiros, Fernando Pierette Ferrari, Flavio Marques Lopes
    43-44
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.605
  • Interprofissionalismo nas Residências Multiprofissionais em Saúde: análise na região nordeste do Brasil

    Maria da Conceição Carneiro Pessoa de Santana, Rosana Aparecida Salvador
    45-46
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.609
  • A estimulação da escuta e da compreensão empática na formação interprofissional em saúde

    Cláudia Oliveira, Lucia Uchoa-Figueiredo, Nildo Batista, Sylvia Batista
    47-48
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.611
  • Estágio curricular interprofissional: possibilitando o desenvolvimento de competências para o trabalho em equipe

    Ana Wládia Silva de Lima, Ygor Inácio Silva, Daniele Felix de Melo Silva, Dáfni Lemos da Costa Borba, Izabela Alves Pereira
    49-50
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.613
  • Formação integradora em saúde: construção colaborativa de uma disciplina interprofissional na área da saúde

    Larissa de Freitas Bonomo, Lélia Cápua Nunes, Loraine Luzia Aparecida de Oliveira, Roberta Pamplona Frade Madeira, Ananda Carvalho Martins
    51-52
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.615
  • Contribuição da prática do canto coral para a formação interprofissional na área de saúde

    Rodrigo Andrade Teixeira, Francisco José Passos Soares, Mércia Lamenha Medeiros, Lenilda Austrilino
    53-53
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.617
  • Interprofissionalidade e a construção de protocolos assistenciais: uma aproximação entre a graduação e o serviço de saúde

    Patrícia Danielle Feitosa Lopes Soares, Andréa Ribeiro da Costa, André Malcher
    54-54
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.619
  • Análise do impacto do ensino das competências interprofissionais através de diferentes estratégias educacionais em graduandos da área de saúde

    Cyntia Pace Schmitz Corrêa, Oscarina da Silva Ezequiel, Giancarlo Lucchetti
    55-56
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.621
  • Educação interprofissional na reorientação da formação e do modelo de atenção à saúde: desafios para a saúde coletiva

    Claudia Mara Pedrosa, Denise de Lima Costa Furlanetto
    57-57
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.623
  • Como estruturar uma atividade para melhoria do ensino e do trabalho interprofissional em um hospital universitário?

    Carla Suely Souza de Paula, Cesimar Severiano do Nascimento, Niethia Regina Dantas de Lira, Natalia Castro de Carvalho Schachnik Nogueira, Maria Fernanda de Oliveira Carvalho
    58-59
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.629
  • Gestão do Trabalho em Equipe nos Serviços Hospitalares

    Ana Clara Barreiros dos Santos Lima, Isaane Lopes dos Santos, Marina Peduzzi, Pilar Spinoza
    60-60
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.657
  • Humanização na formação interprofissional: uma análise documental

    Lucilene Martorelli Ortiz Medeiros, Sylvia Helena Souza da Silva Batista
    61-62
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.659
  • A interprofissionalidade como estrategias para mudanças no ensino uma proposta do PET-graduaSUS/UFPB

    Rafael da Costa Santos, Rossana Maria Souto Maior Serrano, Anna Luiza Castro Gomes, Oriana Deyze Correia Paiva Leadebal
    63-63
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.661
  • Integralidade como norteadora da formação interprofissional: relato de experiência da reformulação curricular dos cursos da Escola de Saúde UNISINOS

    Ana Paula Barcellos Karolczak, Ana Rita Breier, Isa Mara da Rosa Alves, Priscila Provin, Juliana Fátima da Silva Chaves, Paula Dal Bó Campagnolo
    64-65
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.663
  • Sistema de Integração Ensino-Serviço-Comunidade: relato de experiência das ações realizadas nas Faculdades de Saúde e Medicina da UnB

    Dyana Helena de Souza, Carla Targino Bruno dos Santos, Dayde Lane Mendonca da Silva, Claudia Maffini Griboski, Dais Goncalves Rocha
    60-67
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.665
  • Gerenciamento distrital e local do Protocolo de Toxoplasmose Congênita em Venda Nova: Pet GraduaSUS do Curso Gestão de Serviços de Saúde

    Elizabeth Morbeck, Alexsandro Oliveira, Elkimen Noêmia, Kátia Ferreira Costa Campos, Keli Bahia Felicíssimo Zocratto
    68-69
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.667
  • A experiência de integração ensino-serviço no trabalho em saúde materno e infantil da regional Centro Sul: Pet GraduaSUS do curso de Gestão de Serviços de Saúde/UFMG

    Thais Cadar, Maria Silvia Ribeiro, Simone Couto, Kátia Ferreira Costa Campos, Keli Bahia Felicíssimo Zocratto
    70-72
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.669
  • Integração serviço/ensino com desdobramento na formação: o caso do PET graduasus do Curso de Gestão de Serviços de Saúde/UFMG

    Vanessa de Almeida Guerra, Keli Bahia Felissíssimo Zocratto, Kátia Ferreira Costa Campos
    73-74
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.671
  • Trabalho integrado para melhoria de indicadores materno-infantil do Distrito Sanitário Norte em Belo Horizonte: PET SAÚDE/GraduaSUS

    Juliana Cristina Menezes, Marcus Vinícius da Silva Costa, Kátia Ferreira Costa Campos, Keli Bahia Felissíssimo Zocratto, Flávia Amorim
    75-76
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.673
  • Trabalho interprofissional na Estratégia Saúde da Família – relato de experiência de uma proposta de formação continuada de trabalhadores

    Ana Paula Neri, Grace Jacqueline Aquiles, Adriana Sant’Ana Gasquez, Clicie Arrias Fabri, Heloisa Amboni de Oliveira
    74-79
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.675
  • Educação Interprofissional transFORMANDO para o SUS

    Susane Lindinalva da Silva, Fernando de Lima, Franceline Euzébio Gomes da Silva, Mariana Nathália Gomes de Lima, Gisele Barbosa de Aguiar
    80-82
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.677
  • Trabalho interprofissional em saúde na construção do COAPES - relato de experiência de educação permanente de trabalhadores gestores

    Grace Jacqueline Aquiles, Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera, Lourdes Tome, Elizia Meire Zane, Leticia Dirlene Rozario Pimentel
    83-84
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.679
  • Grupo de convivência na Estratégia Saúde da Família como espaço de ações colaborativas e trabalho interprofissional em saúde – relato de experiência de uma disciplina interprofissional na graduação em saúde

    Grace Jacqueline Aquiles, Ana Paula Neri, Luciana da Conceição dos Santos, Mara Rubia Violin da Silva, Marcia Adriana Zavatini
    85-86
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.681
  • Aprendizado na modalidade interprofissional: a voz de estudantes de programa de residência em saúde

    Sonia Maria Dias
    87-88
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.683
  • Pontos negativos na visão dos residentes sobre a aprendizagem dos conteúdos antropológicos e sociais a partir do uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem

    Tarsila Teixeira Vilhena Lopes, Leonardo Carnut, Lúcia Dias da Silva Guerra, Celso Zilbovicius, Afonso Luís Puig Pereira
    89-90
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.685
  • Os conteúdos de planejamento e gestão em saúde a partir do uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem: a opinião dos estudantes

    Tarsila Teixeira Vilhena Lopes, Leonardo Carnut, Lúcia Dias da Silva Guerra, Celso Zilbovicius, Afonso Luís Puig Pereira
    91-92
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.689
  • Planejamento de uma atividade de Educação Interprofissional para as profissões da saúde

    Ana Paula Griggio, Vivian Aline Mininel, Heloise Lima Fernandes Agreli, Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva
    93-93
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.691
  • Residência multiprofissional e formação em saúde: análise das relações interprofissionais

    Michele Cristina de Carvalho, Rosana Aparecida Salvador Rossit
    94-95
    DOI: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.693