Educação interprofissional na reorientação da formação e do modelo de atenção à saúde: desafios para a saúde coletiva
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.623Resumo
A interprofissionalidade está intrínseca na proposta de criação dos curso de graduação em saúde coletiva por trazer em sua base a proposta de superação da estrutura pedagógica tradicional e disciplinar, priorizando conhecimentos e práticas que contemplem a troca de saberes e responsabilidades mútuas para formar sanitaristas comprometidos com o Sistema Único de Saúde e com as complexas necessidades de saúde. O presente trabalho tem como proposta dialogar sobre os desafios da construção curricular do curso de saúde coletiva contemplando a interprofissionalidade. Norteadas pela novas diretrizes curriculares da saúde coletiva e pela revisão do projeto político pedagógico do curso de saúde coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde, as autoras analisaram os documentos produzidos pelos docentes nos encontros pedagógicos do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e avaliações dos discentes dos estágios curriculares. Foram construídas as seguintes categorias analíticas: a) identificação das necessidade da reforma do ensino em saúde coletiva na perspectiva da interprofissionalidade; b) o uso de novas metodologias pedagógicas na construção da integralização das disciplinas; c) perfil do egresso sanitarista para a atuação interprofissional. Conclui-se que apesar de os documentos analisados do NDE apresentarem objetivos e fluxos bem definidos e de complexidade crescente para construção de saberes e práticas que garantam os conhecimentos necessários para a transformação das práticas em saúde, a articulação das ações ainda não sao efetivadas no âmbito do ensino. A superação dos territórios de saberes na formação aparece como dificuldade na prática dos docentes e nos cenários de formação para a integralização da interprofissionalidade no curso. Espera-se que a enunciação das lacunas e desafios na reforma curricular da Saúde Coletiva da FS amplie os recursos pedagógicos que instrumentalizarão atores envolvidos na formação - docentes, preceptores e discentes para a construção da interprofissionalidade, considerando a equidade e a superação do modelo curricular fragmentado como elementos norteadores do processo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Documentação
Conforme diretrizes estabelecidas pelo International Commiteee of Medial Journal Editors, os autores devem encaminhar os seguintes documentos, quando da submissão do manuscrito:
- Carta de Apresentação
- Declaração de Responsabilidade
- Termo de transferência de Direitos Autorais
Modelos de documentos
- a) CARTA DE APRESENTAÇÃO
Cidade, _[dia]__ de Mês de Ano.
Prezado Sr. Editor, Revista JMPHC
Submetemos à sua apreciação o trabalho “____________[título]_____________”, que se encaixa nas áreas de interesse da JMPHC. A revista foi escolhida [colocar justificativa da escolha da revista para a publicação do manuscrito].
O autor 1 participou da concepção, planejamento, análise, interpretação e redação do trabalho; e, o autor 2 participou na interpretação e redação do trabalho. Ambos/todos os autores aprovaram a versão final encaminhada.
O trabalho está sendo submetido exclusivamente à JMPHCD. Os autores não possuem conflitos de interesse ao presente trabalho. (Se houver conflito, especificar).
__________________________________
nome completo do autor 1 + assinatura
__________________________________
nome completo do autor 2 + assinatura
- b) DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Eu, (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título) nos seguintes termos:
“Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”
“Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.”
“Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.”
Contribuição: _______________________________________________________________
_________________________ ___________________
Local, data Assinatura
- c) TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu/Nós, ______autor/es_____________ concordo(amos) que os direitos autorais referentes ao manuscrito [TÍTULO], aprovado para publicação na Revista JMPHC, serão propriedade exclusiva da revista, sendo possível sua reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista JMPHC, sob a Licença Creative Commons CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
Autores:
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura