Interprofissionalidade e a construção de protocolos assistenciais: uma aproximação entre a graduação e o serviço de saúde
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.619Resumo
INTRODUÇÃO: o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) foi instituído pela Portaria Interministerial n. 421/10. Enquanto política indutora formativa tem-se o PET Saúde Redes de Atenção (RAS) - 2013-2015, com objetivos de fomentar a interprofissionalidade. A Universidade Federal do Pará (UFPA) aprovou grupos Rede Cegonha (RC), desenvolvendo por meio de acadêmicos, docentes e profissionais do serviço, ações de educação permanente e o fomento à interprofissionalidade do cuidado, em diferentes cenários, incluindo a atenção primária. OBJETIVOS: apresentar as contribuições do PET-Saúde RAS, mediadas pelo diálogo interprofissional, na construção de protocolo de atenção ao pré-natal de baixo risco. MÉTODOS: construção aprovada pelo Comitê de Ética da UFPA nº 1337334. O construir do protocolo emergiu da necessidade dos profissionais preceptores e suas equipes ao encontro dos pressupostos da RC e consonante aos critérios da Organização Mundial de Saúde, por meio de: revisão sistemática da literatura individual e coletiva; diagnóstico situacional; reuniões entre o grupo elaborador–roda de diálogos dos sujeitos supracitados na construção coletiva do cuidado; revisão externa; fluxograma; validação pelos profissionais/usuários; limitações e implantação. As discussões englobaram os diferentes atores envolvidos: acadêmicos de enfermagem, farmácia, fisioterapia, medicina, nutrição, odontologia e terapia ocupacional; docente-tutora e preceptores do PET; profissionais da Estratégia Saúde da Família e gestores de Benevides-Pará. RESULTADOS: a elaboração do protocolo sustentou-se interprofissionalmente, apresentando todos os sujeitos como co-participes, na organização das oficinas; rodas de encontro e estudos dirigidos. Ao final de 02 anos foi elaborado o Protocolo de Atenção ao Pré-natal de baixo risco ao encontro das preconizações de saúde, necessidades epidemiológicas e dos serviços do município e olhares interprofissionais. CONCLUSÕES: a construção do protocolo mediado pelo diálogo interprofissional foi protagonista de aprendizado dos envolvidos, favorecendo o refletir e viver processos que promoveram desenvolver trabalho em equipe com integração e colaboração primando pela qualidade da atenção.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Documentação
Conforme diretrizes estabelecidas pelo International Commiteee of Medial Journal Editors, os autores devem encaminhar os seguintes documentos, quando da submissão do manuscrito:
- Carta de Apresentação
- Declaração de Responsabilidade
- Termo de transferência de Direitos Autorais
Modelos de documentos
- a) CARTA DE APRESENTAÇÃO
Cidade, _[dia]__ de Mês de Ano.
Prezado Sr. Editor, Revista JMPHC
Submetemos à sua apreciação o trabalho “____________[título]_____________”, que se encaixa nas áreas de interesse da JMPHC. A revista foi escolhida [colocar justificativa da escolha da revista para a publicação do manuscrito].
O autor 1 participou da concepção, planejamento, análise, interpretação e redação do trabalho; e, o autor 2 participou na interpretação e redação do trabalho. Ambos/todos os autores aprovaram a versão final encaminhada.
O trabalho está sendo submetido exclusivamente à JMPHCD. Os autores não possuem conflitos de interesse ao presente trabalho. (Se houver conflito, especificar).
__________________________________
nome completo do autor 1 + assinatura
__________________________________
nome completo do autor 2 + assinatura
- b) DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Eu, (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título) nos seguintes termos:
“Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”
“Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.”
“Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.”
Contribuição: _______________________________________________________________
_________________________ ___________________
Local, data Assinatura
- c) TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu/Nós, ______autor/es_____________ concordo(amos) que os direitos autorais referentes ao manuscrito [TÍTULO], aprovado para publicação na Revista JMPHC, serão propriedade exclusiva da revista, sendo possível sua reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista JMPHC, sob a Licença Creative Commons CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
Autores:
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura