Ciclos integradores no pet-saúde graduasus: experiência de integração interprofissional e repercussões na reflexão da integração ensino-serviço-comunidade e mudanças curriculares

Autores

  • Érica Cesário Defilipo UFJF
  • Lélia Cápua Nunes
  • Mabel Miluska Suca Salas
  • Nízia Araújo Vieira Almeida
  • Pedro Henrique Berbert de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.603

Resumo

Introdução: A integração interprofissional em saúde é uma estratégia de trabalho colaborativo em equipe, na qual a convivência em cenários de prática comuns entre as diferentes profissões pode permitir o desenvolvimento da clínica ampliada, o processo de comunicação e tomadas de decisão compartilhadas para a melhor resolutividade do cuidado em saúde. A atuação interprofissional repercute na educação, uma vez que reforça a necessidade de formação de profissionais capacitados e treinados para o trabalho em equipes que fortaleçam a concepção de cuidado integral, a partir das vivências e práticas de saúde concebidas por meio de processos dialógicos e coletivos. No processo formativo que permite a convivência contínua entre as diversas áreas, há o compartilhamento de situações reais das quais elas participam, compactuação, trocas de saberes, construção e ressignificação de conceitos pré-estabelecidos, o que amplia a inter-relação entre teoria e prática, a relação de parceria de trabalho comum entre os atores deste processo e a autonomia de todos os envolvidos (AZEVEDO; PEZZATO; MENDES, 2017). O PET- Saúde/GraduaSUS da UFJF/GV criou e implementou os ciclos integradores, na perspectiva de trabalhar o eixo da reestruturação curricular de acordo com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais, e favorecer a inserção das vivências nos cenários de prática, potencializadas pela integração ensino-serviço-comunidade, nos currículos dos cursos da área da saúde. Objetivos: Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de integração interprofissional, por meio de vivências nomeadas “ciclos integradores” realizadas no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde GraduaSUS da Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares (UFJF-GV), e narrar suas repercussões na reflexão da integração ensino-serviço-comunidade e mudanças curriculares. Métodos: O presente estudo caracteriza-se como um relato de experiência (DYNIEWICZ, 2014). Surge após observação sistemática, descrição e análise da realidade vivenciada pelos integrantes do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET- Saúde GraduaSUS da Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares (UFJF-GV). Em parceria com a Secretaria de Saúde do Município de Governador Valadares a Universidade foi contemplada com 50 bolsas para o projeto a ser desenvolvido entre o período de maio/2016 a maio/2018 (Edital nº13 de 28 de setembro de 2015). Foram definidos como objetivos da proposta apresentada a integração ensino-serviço-comunidade e ainda, a promoção de mudança curricular alinhada às Diretrizes Curriculares Nacionais para os  cursos de graduação da área da saúde (BRASIL, 2015). Participam deste projeto discentes e docentes dos cursos de Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia da UFJF-GV, além de preceptores, profissionais de saúde inseridos nos serviços de atenção à saúde do município de Governador Valadares (Minas Gerais, Brasil). Dentre as atividades propostas no Projeto, foram planejados os “Ciclos Integradores” para todos os partícipes do projeto: estudantes, docentes como os tutores e os profissionais de saúde do serviço, como preceptores, totalizando 90 integrantes. Os “Ciclos  Integradores” oportunizaram o debate de temas de interesse à formação em saúde e exercício das atividades nos cenários de vivência dos grupos tutoriais. Foram realizados seis ciclos integradores, a cada dois meses com foco nos seguintes eixos: “Interface ensino-serviço- comunidade”, “Planejamento Estratégico Situacional”, “Níveis de atenção à saúde: Atenção primária em foco”, “Controle Social”, “Redes de Atenção à Saúde” e “Realidades vivenciadas nos cenários de prática”. Todos os ciclos utilizaram técnicas e metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Equipes, Aquário, Café Mundial e a Problematização. Os participantes sempre compunham grupos heterogêneos, com integrantes de diferentes  grupos tutoriais e de atribuições (tutores, preceptores e estudantes), com debates baseados em seus contextos de trabalho, no estímulo à reflexão crítica e na aplicação nos cotidianos de serviço de saúde e instituição de ensino. Resultados e Discussão: As metodologias de ensino como estratégias ativo-problematizadoras, estão apoiadas em um princípio teórico significativo de autonomia. Em conexão com o processo formativo dos cursos de saúde, o  uso de estratégias construtivistas de ensino e aprendizagem traz sua intencionalidade alicerçada em uma formação capaz de desenvolver no discente a competência de aprender   a aprender, englobando neste movimento o conhecer, o fazer, o viver junto e, sem dúvidas, o aprender a ser. Desta forma, é possível garantir aos futuros profissionais da saúde, a capacitação da autonomia e do discernimento para assegurar a integralidade da atenção à saúde com eficiência, eficácia e, principalmente, de forma contextualizada e humanizada. Foi observado que os ciclos integradores promoveram a participação ativa dos integrantes de todos os grupos tutoriais, motivando e incentivando a interação multiprofissional por meio de reflexão sobre teoria e vivências no campo de atuação da atenção primária, baseada em problemáticas reais. A discussão entre integrantes de diversas áreas ampliaram e enriqueceram a construção e o entendimento da importância da efetivação do enlace ensino- serviço-comunidade em prol da consolidação do SUS e em consonância direta com as reais necessidades em saúde da população brasileira, como: planejamento em saúde como estratégia de potencialização das ações das equipes de saúde; redes de atenção e a  atenção primária como componente e porta de entrada das redes, visando a integralidade da assistência; além do controle social para intervenção nas ações de saúde e consequentemente no processo saúde doença. A metodologia realizada em todos os ciclos integradores por equipes multiprofissionais contribuíram com a vivência do trabalho não fragmentado, integrado e compartilhado entre as diversas áreas do saber, pautado em relações sociais horizontais, de escuta atenta, respeito da opinião e pensar do outro, aprendendo novos conhecimentos e dinâmicas de atuação que implicam o compartilhar do planejamento, divisão de tarefas, cooperação e colaboração. Adicionalmente, foi possível observar que as atividades baseadas em métodos ativos permitiram o desenvolvimento de habilidades de autonomia e crítica reflexiva, assim como a geração de inquietudes entre os participantes, objetivando atitudes de responsabilidade e compromisso social, as quais culminaram no desenvolvimento de estratégias de intervenção e possibilidades de (re)pensar transformações no cotidiano dos serviços e da academia. Conclusão: Considerando o relato e as articulações teórico-metodológicas apresentadas, é possível afirmar que a experiência contribuiu substancialmente para a formação do grupo no que tange os desafios encontrados nas atividades práticas do projeto em campo e os conteúdos abordados de forma transversal na execução das ações de planejamento e intervenção em serviço. As práticas integrativas inseridas na interface ensino-serviço em saúde permitiram a troca de conhecimento entre os estudantes, docentes e preceptores promovendo uma abrangência maior de conhecimentos. A formação de grupos tutoriais interprofissionais permitiu um vasto campo de interlocuções e o ciclo integrador resultou no aprimoramento profissional dos preceptores e tutores e no aperfeiçoamento da formação dos estudantes, além de  possibilitar profundas reflexões acerca do processo de trabalho em saúde inserido também  no cenário das diretrizes curriculares nacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-09-2018

Como Citar

1.
Defilipo Érica C, Nunes LC, Salas MMS, Almeida NAV, Carvalho PHB de. Ciclos integradores no pet-saúde graduasus: experiência de integração interprofissional e repercussões na reflexão da integração ensino-serviço-comunidade e mudanças curriculares. J Manag Prim Health Care [Internet]. 19º de setembro de 2018 [citado 21º de novembro de 2024];8(3):12-3. Disponível em: https://jmphc.emnuvens.com.br/jmphc/article/view/603