Recriar-se de subjetividades críticas na formação e no trabalho interprofissional

Autores

  • Maria Raquel Gomes Maia Pires Universidade de Brasília
  • Leila Bernarda Donato Gottems

DOI:

https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.647

Resumo

O Recriar-se (arte, lúdico e tecnologias educativas na saúde) é uma linha de produção científica do Núcleo de Pesquisa em Promoção da Saúde e Projetos Inclusivos, pertencente ao Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares da Universidade de Brasília (Nesprom/Ceam/UnB). Nosso compromisso é produzir conhecimentos e tecnologias lúdico- educativas para a formação e a prática de profissionais de saúde e de outras áreas, com ênfase na reinvenção de subjetividades críticas em suas dimensões éticas, estéticas, epistêmicas, política e social. O objetivo do trabalho é relatar as experiências de pesquisas do Recriar-se no fomento de subjetividades críticas de estudantes e profissionais, aplicadas aos diversos cenários do ensino e do trabalho interprofissional. Trata-se de um relato de experiência em pesquisa, produção tecnológica e narrativas lúdico-educativas de  abordagem interdisciplinar e multiprofissional oriunda da referida linha. Nos últimos sete anos, diversos projetos de pesquisas originaram três tecnologias lúdico-educativas (jogos de tabuleiro (IN)DICASUS, Banfisa e Violetas), assim como a série ‘Didáticos-para-Recriar-se’, contendo 38 produções oriundas das experiências de pesquisa, de ensino e de extensão, articuladas às manifestações da arte e do lúdico, com ricas possibilidades de reinvenção sensível, ética e política dos participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-09-2018

Como Citar

1.
Pires MRGM, Gottems LBD. Recriar-se de subjetividades críticas na formação e no trabalho interprofissional. J Manag Prim Health Care [Internet]. 19º de setembro de 2018 [citado 21º de novembro de 2024];8(3):34-. Disponível em: https://jmphc.emnuvens.com.br/jmphc/article/view/647