Perfil sociodemográfico e profissional dos gestores municipais de saúde de uma Microrregião de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.472Palavras-chave:
Saúde Pública, Sistema Único de Saúde, Gestão em Saúde.Resumo
A municipalização configura-se como um grande avanço, dada a possibilidade de uma maior aproximação da gestão, dos serviços e das ações ofertadas com as necessidades apresentadas pela população, considerando suas características sociodemográficas, perfil epidemiológico e especificidades loco regionais. Porém, sinaliza também um grande desafio para a consolidação do SUS, relacionados inclusive ao perfil dos gestores municipais, o que tem desenhado diferentes faces do SUS em todo o território nacional. Analisar o perfil sociodemográfico e profissional dos gestores do SUS de uma microrregião de saúde de Minas Gerais. Pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa, realizada com a totalidade dos secretários municipais de saúde da microrregião estudada, composta por nove municípios. A coleta de dados ocorreu nos meses de setembro e outubro de 2015, por meio de um questionário autoaplicativo, sendo a análise realizada com o auxílio do Programa EPIINFO, versão 7.1.4 de 07/07/2014. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Viçosa, inscrito sob o Parecer nº 1.147.443, de 08 de julho de 2015. Foram analisadas características pessoais e profissionais dos gestores, os papéis gerenciais e as opiniões sobre as funções gestoras. O perfil sociodemográfico aponta um predomínio de gestores do sexo masculino, com nível superior completo (55,6%), sendo 44% com formação na área da saúde. A maioria (77,8%) reside há mais de 20 anos no município em que atua. Em relação ao conhecimento sobre o Sistema Único de Saúde, nenhum secretário referiu conhecer muito bem o sistema, e 11,1% afirmaram não conhecer nada sobre o mesmo. Sobre as funções gerenciais, 55,6% afirmaram que passam a maior parte do tempo atendendo o público; 33,3% no planejamento das atividades e trabalhos com a equipe e 11,1% com a gestão de pessoas e tarefas administrativas. Quanto à gestão participativa, a maioria dos gestores (66,6%) a pontua como fragilizada. Neste cenário 33,3% dos gestores não percebe o conselho de saúde como atuante, e 44,5% afirma que o mesmo existe para cumprir formalidades. No que tange a participação popular 77,8% evidencia que a mesma ainda é incipiente. 55,6% dos entrevistados demarcam como dificuldade da gestão municipal a insuficiência de recursos financeiros, sendo que apenas 44,4% têm autonomia para ordenar as despesas referentes ao setor saúde. Em relação à compreensão dos gestores sobre as ferramentas de gestão, a maioria relatou conhecê-las, porém, 55,6% referem utilizá-las, porém dotados de dúvidas no processo. Evidencia-se a necessidade premente de políticas de educação permanente para os gestores, visando o enfrentamento dos desafios cotidianos. Sugere-se ainda o fortalecimento do controle social, como estratégia potencializadora da gestão participativa no processo de consolidação do SUS.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Documentação
Conforme diretrizes estabelecidas pelo International Commiteee of Medial Journal Editors, os autores devem encaminhar os seguintes documentos, quando da submissão do manuscrito:
- Carta de Apresentação
- Declaração de Responsabilidade
- Termo de transferência de Direitos Autorais
Modelos de documentos
- a) CARTA DE APRESENTAÇÃO
Cidade, _[dia]__ de Mês de Ano.
Prezado Sr. Editor, Revista JMPHC
Submetemos à sua apreciação o trabalho “____________[título]_____________”, que se encaixa nas áreas de interesse da JMPHC. A revista foi escolhida [colocar justificativa da escolha da revista para a publicação do manuscrito].
O autor 1 participou da concepção, planejamento, análise, interpretação e redação do trabalho; e, o autor 2 participou na interpretação e redação do trabalho. Ambos/todos os autores aprovaram a versão final encaminhada.
O trabalho está sendo submetido exclusivamente à JMPHCD. Os autores não possuem conflitos de interesse ao presente trabalho. (Se houver conflito, especificar).
__________________________________
nome completo do autor 1 + assinatura
__________________________________
nome completo do autor 2 + assinatura
- b) DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Eu, (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título) nos seguintes termos:
“Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”
“Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.”
“Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.”
Contribuição: _______________________________________________________________
_________________________ ___________________
Local, data Assinatura
- c) TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu/Nós, ______autor/es_____________ concordo(amos) que os direitos autorais referentes ao manuscrito [TÍTULO], aprovado para publicação na Revista JMPHC, serão propriedade exclusiva da revista, sendo possível sua reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista JMPHC, sob a Licença Creative Commons CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
Autores:
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura