Contradições entre o ensino do SUS e a experiência no SUS: a ótica de estudantes de graduação em Enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.452Palavras-chave:
Educação em Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Pesquisa Qualitativa.Resumo
O Sistema Único de Saúde (SUS) representa um desenho inovador no cenário brasileiro, e está em permanente construção. Sua consolidação requer mudanças importantes, tanto nos âmbitos do serviço quanto do ensino, em busca de uma formação profissional que atenda às necessidades de saúde da população brasileira. A observação empírica evidencia dissonâncias entre o ensino e a realidade do SUS, sinalizando desafios nas esferas da formação e do serviço. Compreender as contradições entre o ensino do SUS e a experiência no SUS sob a perspectiva de estudantes de graduação em Enfermagem. Trata-se de um recorte de uma pesquisa mais ampla que estudou a interface entre o ensino de graduação e a formação voltada para o contexto do SUS sob a perspectiva de estudantes de graduação em Enfermagem. Tal pesquisa, de natureza qualitativa, teve como cenário o curso de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Participaram 11 estudantes que estavam no estágio curricular supervisionado, sendo a coleta de dados realizada nos meses de março a maio de 2015, através de um roteiro de entrevista com questões abertas. Os dados coletados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin e interpretados em consonância com a literatura pertinente à temática. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos da UFV, inscrito sob o Parecer n. 909.697. Os estudantes percebem o compromisso da instituição na qual estão inscritos com a proposta formadora para o SUS. Entretanto, revelaram a desarticulação entre o que lhes é ensinado e o que vivenciam no cotidiano do sistema. Entre os elementos que a deflagram, destaca-se o comodismo de alguns profissionais, a descrença dos mesmos em relação ao SUS e a dificuldade de construir na prática redes efetivas de atenção à saúde. Os discentes acreditam que tais nós críticos contribuem para que o funcionamento do sistema seja limitado e sua compreensão dificultada, em função da incongruência entre o SUS prescrito e o SUS real. Os estudantes também se referiram a conteúdos que não foram trabalhados a contento durante a graduação ou restringiram-se à abordagem teórica, insuficiente para prepará-los para a realidade do sistema. Denotaram a necessidade de mais vivências práticas e discussões, visto que esses momentos mobilizam os discentes e possibilitam reflexões necessárias para a atuação transformadora do enfermeiro no cenário da saúde no Brasil. O presente estudo, ao revelar contradições demarcadas na díade ensino-serviço, suscita reflexões e a necessidade de que estratégias sejam (re)pensadas para promover uma aproximação entre a formação e a realidade do sistema, viabilizando uma parceria que culmine na qualificação do SUS e, por conseguinte, do ensino neste contexto. Ressalta-se ainda a necessidade de redefinição constante da matriz curricular dos cursos de graduação em saúde e do desenvolvimento de investigações em outras realidades, ampliando as evidências científicas referentes ao SUS e à formação que atenda às necessidades emergentes do sistema de saúde brasileiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Documentação
Conforme diretrizes estabelecidas pelo International Commiteee of Medial Journal Editors, os autores devem encaminhar os seguintes documentos, quando da submissão do manuscrito:
- Carta de Apresentação
- Declaração de Responsabilidade
- Termo de transferência de Direitos Autorais
Modelos de documentos
- a) CARTA DE APRESENTAÇÃO
Cidade, _[dia]__ de Mês de Ano.
Prezado Sr. Editor, Revista JMPHC
Submetemos à sua apreciação o trabalho “____________[título]_____________”, que se encaixa nas áreas de interesse da JMPHC. A revista foi escolhida [colocar justificativa da escolha da revista para a publicação do manuscrito].
O autor 1 participou da concepção, planejamento, análise, interpretação e redação do trabalho; e, o autor 2 participou na interpretação e redação do trabalho. Ambos/todos os autores aprovaram a versão final encaminhada.
O trabalho está sendo submetido exclusivamente à JMPHCD. Os autores não possuem conflitos de interesse ao presente trabalho. (Se houver conflito, especificar).
__________________________________
nome completo do autor 1 + assinatura
__________________________________
nome completo do autor 2 + assinatura
- b) DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Eu, (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título) nos seguintes termos:
“Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”
“Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.”
“Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.”
Contribuição: _______________________________________________________________
_________________________ ___________________
Local, data Assinatura
- c) TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu/Nós, ______autor/es_____________ concordo(amos) que os direitos autorais referentes ao manuscrito [TÍTULO], aprovado para publicação na Revista JMPHC, serão propriedade exclusiva da revista, sendo possível sua reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista JMPHC, sob a Licença Creative Commons CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
Autores:
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura