A construção de saberes através da educação permanente na atenção básica à saúde: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.458Palavras-chave:
Educação Permanente, Técnicos de Enfermagem, Estratégia Saúde da Família.Resumo
O Ministério da saúde criou, em 2004, a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde que prevê estratégias para a formação e o desenvolvimento dos profissionais atuantes no SUS, propondo processos educativos descentralizado, ascendente e transdisciplinar. Almeja-se uma transformação da prática profissional subsidiada no seu processo de trabalho, onde haja uma corresponsabilização do cuidado entre os profissionais e os usuários do serviço. Essa corresponsabilização ainda se configura como um grande desafio, sobretudo para os técnicos de enfermagem. Esse desafio reforça a necessidade das atividades reflexivas como as de educação permanente (EP), consideradas como práticas profissionais baseadas na crítica sobre as reais atividades executadas na rede de serviços. Neste sentido, a EP visa transformar o processo de trabalho, de modo a qualificar as práticas de saúde nos serviços, assim, acredita-se que a EP com os técnicos de enfermagem possibilitará a reconfiguração das práticas desses profissionais no âmbito da Atenção Básica de Saúde (ABS). Relatar a experiência de uma atividade de extensão universitária realizada com técnicos de enfermagem da Estratégia Saúde da Família (ESF) do município de Viçosa –MG. O Programa de Educação Permanente com técnicos de enfermagem consiste em um projeto de extensão vinculado à Universidade Federal de Viçosa (UFV) no qual são realizadas oficinas educativas a partir da demanda vivenciada na prática por esta categoria profissional. A equipe do projeto é constituída de docentes e acadêmicos de curso de enfermagem da UFV, os quais organizam as atividades de concentração e dispersão, com visitas aos técnicos de enfermagem em suas respectivas unidades, a fim de fortalecer os conhecimentos e reflexões construídos nas oficinas mensais. No primeiro encontro foram abordadas as atribuições dos técnicos de enfermagem, segundo a Política Nacional de Atenção Básica. As demais oficinas foram planejadas a partir da aplicação de um questionário que permitiu levantar as demandas de conhecimento da categoria, sendo os temas elencados para os próximos encontros: classificação e manejo de feridas, atribuições do técnico de enfermagem na assistência à saúde da criança, com enfoque na Imunização. A partir das ações do projeto pode-se perceber um fortalecimento da parceria e diálogo entre a gestão, ensino e serviço. Além do aumento do vínculo e corresponsabilização entre os técnicos de enfermagem, universidade e gestão, estabelecendo um espaço para discussão e reflexão das dificuldades e facilidades encontradas no cotidiano de serviço. Merece grande destaque, o sentimento de valorização profissional proporcionado a esta categoria, evidenciado na adesão e participação ativa destes nas atividades desenvolvidas. O projeto apresenta-se como uma potencial ferramenta para a educação permanente dos técnicos de enfermagem, que se percebem exclusos da ESF. O processo de construção e desconstrução entre acadêmicos e técnicos de enfermagem promovem um aprendizado que reflete positivamente na prestação de um cuidado integral e humanizado ao indivíduo, família e comunidade.
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Cidade, _[dia]__ de Mês de Ano.
Prezado Sr. Editor, Revista JMPHC
Submetemos à sua apreciação o trabalho “____________[título]_____________”, que se encaixa nas áreas de interesse da JMPHC. A revista foi escolhida [colocar justificativa da escolha da revista para a publicação do manuscrito].
O autor 1 participou da concepção, planejamento, análise, interpretação e redação do trabalho; e, o autor 2 participou na interpretação e redação do trabalho. Ambos/todos os autores aprovaram a versão final encaminhada.
O trabalho está sendo submetido exclusivamente à JMPHCD. Os autores não possuem conflitos de interesse ao presente trabalho. (Se houver conflito, especificar).
__________________________________
nome completo do autor 1 + assinatura
__________________________________
nome completo do autor 2 + assinatura
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Eu, (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título) nos seguintes termos:
“Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”
“Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.”
“Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.”
Contribuição: _______________________________________________________________
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