Implementação do Programa Saúde na Escola no Colégio Municipal Pedro Amado – Petrópolis/RJ: um relato de experiência interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.470Palavras-chave:
Programa Saúde na Escola, Atenção Básica, Interdisciplinaridade.Resumo
O Programa Saúde na Escola (PSE) resulta do trabalho integrado entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, na perspectiva de ampliar as ações específicas de saúde aos alunos da rede pública de ensino, com a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. Dessa forma, unem-se os setores saúde e educação, buscando o trabalho conjunto entre a equipe do Programa Saúde da Família e a equipe pedagógica da Escola. Relatar a experiência da equipe do PSF – Meio da Serra no Colégio Municipal Pedro Amado, ambos localizados no município de Petrópolis, com inicio em Junho de 2016, e ainda em andamento. O Programa deu-se inicio com a pactuação deste entre a equipe do PSF e a equipe pedagógica do Colégio, realizando-se o levantamento das necessidades e demandas. Em seguida, fez-se o planejamento da ação, definição do calendário das atividades, discussão dos temas que serão abordados e construção dos materiais que serão utilizados. Também foi realizada a apresentação do Programa para as famílias dos alunos e para a equipe pedagógica da escola. Os temas trabalhados foram: Higiene Corporal; Higiene Bucal; Promoção das práticas corporais e atividade física nas escolas; Promoção da cultura de paz e prevenção das violências; Ações de segurança alimentar e promoção da alimentação saudável; Educação para a saúde sexual, saúde reprodutiva e prevenção das DST/aids; Prevenção ao uso de álcool e tabaco e outras drogas; Promoção da saúde ambiental e desenvolvimento sustentável. Todas as temáticas foram tratadas de acordo com cada faixa etária, respeitando-se o nível de cognição, a linguagem e as particularidades sócio-culturais de cada grupo. As intervenções foram realizadas em conjunto pelos profissionais da UBS – Meio da Serra, (Residentes em Psicologia e Enfermagem, Enfermeira, Cirurgiã-Dentista, Técnica em Saúde Bucal, Técnica em Enfermagem, e Agentes Comunitárias de Saúde), com a participação dos docentes e discentes do Colégio, e com o apoio da Secretaria de Saúde de Petrópolis. Participaram ao todo cerca de 234 alunos, divididos em 10 turmas, que contemplam o 1º seguimento (Ensino Infantil ao 5ºano) e o 2º seguimento (6º ao 8º ano). Tem-se que o trabalho realizado, apesar de ainda não finalizado, uma vez que se busca a sua longitudinalidade, mostrou-se bem sucedido, visto que possibilitou a discussão de temáticas da saúde numa perspectiva ampla, de forma lúdica, horizontal e participativa. O PSE é um Programa que busca proporcionar aos jovens experiências de contato com temáticas poucas vezes trabalhadas em sala de aula, de forma lúdica, participativa, horizontalizada e integrativa. Assim, almeja-se uma aproximação da saúde na perspectiva da prevenção de doenças e agravos, e na promoção do bem-estar individual e comunitário e na qualidade de vida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Documentação
Conforme diretrizes estabelecidas pelo International Commiteee of Medial Journal Editors, os autores devem encaminhar os seguintes documentos, quando da submissão do manuscrito:
- Carta de Apresentação
- Declaração de Responsabilidade
- Termo de transferência de Direitos Autorais
Modelos de documentos
- a) CARTA DE APRESENTAÇÃO
Cidade, _[dia]__ de Mês de Ano.
Prezado Sr. Editor, Revista JMPHC
Submetemos à sua apreciação o trabalho “____________[título]_____________”, que se encaixa nas áreas de interesse da JMPHC. A revista foi escolhida [colocar justificativa da escolha da revista para a publicação do manuscrito].
O autor 1 participou da concepção, planejamento, análise, interpretação e redação do trabalho; e, o autor 2 participou na interpretação e redação do trabalho. Ambos/todos os autores aprovaram a versão final encaminhada.
O trabalho está sendo submetido exclusivamente à JMPHCD. Os autores não possuem conflitos de interesse ao presente trabalho. (Se houver conflito, especificar).
__________________________________
nome completo do autor 1 + assinatura
__________________________________
nome completo do autor 2 + assinatura
- b) DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Eu, (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título) nos seguintes termos:
“Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”
“Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.”
“Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.”
Contribuição: _______________________________________________________________
_________________________ ___________________
Local, data Assinatura
- c) TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu/Nós, ______autor/es_____________ concordo(amos) que os direitos autorais referentes ao manuscrito [TÍTULO], aprovado para publicação na Revista JMPHC, serão propriedade exclusiva da revista, sendo possível sua reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista JMPHC, sob a Licença Creative Commons CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
Autores:
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura