Portfólio reflexivo: inovando a forma de ensinar, aprender e avaliar
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.347Palavras-chave:
Ensino, Aprendizagem, Avaliação.Resumo
Os debates atuais acerca das mudanças necessárias na concepção de ensinar, aprender e avaliar suscitam discussões sobre o uso de métodos ativos de forma a incentivar a participação ativa dos estudantes, tanto no âmbito da (re)construção e aprofundamento como da ampliação dos saberes. Nessa perspectiva, entre os recursos inovadores de ensino, aprendizagem e avaliação, destaca-se o portfólio como instrumento/estratégia de estimulação do pensamento. Especificamente, na Universidade Federal de Viçosa (UFV), na disciplina de Políticas de Saúde, utiliza-se o portfólio reflexivo com o propósito de promover o aprendizado sobre as políticas de saúde, destacando-se a política nacional de saúde no Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS), de forma crítica, reflexiva, dialética e dialógica, visando ao estímulo do trabalho em equipe por meio de um processo de construção coletiva do portfólio. Analisar a percepção de estudantes de graduação em Enfermagem de uma universidade pública sobre o processo de construção do portfólio enquanto estratégia de ensino, aprendizagem e avaliação. Estudo de natureza qualitativa, realizado entre dezembro de 2014 a maio de 2015 com 32 estudantes de Enfermagem que cursaram a disciplina de Políticas de Saúde no segundo semestre de 2014. Os portfólios foram construídos coletivamente por equipes de 6 a 7 alunos e sua avaliação foi contínua e longitudinal, com três avaliações durante o semestre. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada e análise documental dos 7 portfólios construídos coletivamente. Para análise dos dados foi realizada a técnica de Análise do Conteúdo de Lawrence Bardin. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFV, protocolo nº 135/2012/ CEPH. Os estudantes identificaram no portfólio um valioso recurso de consolidação do aprendizado; estratégia que estimula o pensamento crítico, reflexivo, criativo; valoriza a participação do estudante na aquisição do conhecimento; embora trabalhoso, permitiu o crescimento enquanto estudante, cidadão e futuro profissional; como avaliação, neste avalia-se para além de um momento e conteúdo pontual, podendo (re)construir, refletir sobre o erro e corrigir rumos. Ademais, o portfólio apresentou-se como facilitador na compreensão dos conteúdos de Políticas de Saúde, fomentador de agentes questionadores - não apenas dos conteúdos da disciplina em si, mas também no contexto de vida e de trabalho. Além de possibilitar aos estudantes uma visão mais ampliada sobre o SUS e potencializar o trabalho em equipe, estimulando o exercício do respeito entre pares, da escuta qualificada e da alteridade. A percepção dos estudantes revelada neste estudo sinalizou que a utilização do portfólio como estratégia de ensino, aprendizagem e avaliação apresentou elementos positivos no que tange ao desenvolvimento de competências, tais como: o trabalho em equipe; o aperfeiçoamento em seu processo de formação profissional e cidadã; a capacitação de futuros profissionais de saúde aptos para o trabalho em equipe; o desenvolvimento da escuta qualificada, a capacidade crítica, reflexiva e argumentativa, o respeito entre pares, a interação, a alteridade e o conhecimento sobre o SUS. Assim, o portfólio mostrou-se como um grande potencial para ampliar, (re)pensar e inovar o ensino de graduação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Documentação
Conforme diretrizes estabelecidas pelo International Commiteee of Medial Journal Editors, os autores devem encaminhar os seguintes documentos, quando da submissão do manuscrito:
- Carta de Apresentação
- Declaração de Responsabilidade
- Termo de transferência de Direitos Autorais
Modelos de documentos
- a) CARTA DE APRESENTAÇÃO
Cidade, _[dia]__ de Mês de Ano.
Prezado Sr. Editor, Revista JMPHC
Submetemos à sua apreciação o trabalho “____________[título]_____________”, que se encaixa nas áreas de interesse da JMPHC. A revista foi escolhida [colocar justificativa da escolha da revista para a publicação do manuscrito].
O autor 1 participou da concepção, planejamento, análise, interpretação e redação do trabalho; e, o autor 2 participou na interpretação e redação do trabalho. Ambos/todos os autores aprovaram a versão final encaminhada.
O trabalho está sendo submetido exclusivamente à JMPHCD. Os autores não possuem conflitos de interesse ao presente trabalho. (Se houver conflito, especificar).
__________________________________
nome completo do autor 1 + assinatura
__________________________________
nome completo do autor 2 + assinatura
- b) DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Eu, (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título) nos seguintes termos:
“Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”
“Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.”
“Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.”
Contribuição: _______________________________________________________________
_________________________ ___________________
Local, data Assinatura
- c) TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu/Nós, ______autor/es_____________ concordo(amos) que os direitos autorais referentes ao manuscrito [TÍTULO], aprovado para publicação na Revista JMPHC, serão propriedade exclusiva da revista, sendo possível sua reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista JMPHC, sob a Licença Creative Commons CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
Autores:
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura