O Mapa Conceitual como método de ensino e aprendizagem na disciplina Políticas de Saúde
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.490Palavras-chave:
Mapa conceitual, Políticas de Saúde, Aprendizagem siginificativa, Método AtivoResumo
O Mapa Conceitual (MC) é uma ferramenta de aprendizagem significativa, que representa graficamente um conjunto de conceitos chaves e termos de enlace, que formam proposições. O MC permite ao estudante representar e organizar o conhecimento. Um dos principais potenciais da utilização dos MC para os cursos da área de saúde é a possibilidade de integrar diferentes conceitos, uma vez que a sua construção possibilta as conexões existentes entre a temática abordada, a revisão de ideias e a organização do conteúdo de forma autônoma. Apresentar a experiência de utilização do MC como ferramenta de ensino e aprendizagem na disciplina Políticas de Saúde, no primeiro semestre de 2016, na Universidade Federal de Viçosa. Trata-se de um relato de experiência dos estudantes dos cursos de Enfermagem e Nutrição, que cursaram a disciplina Políticas de Saúde no primeiro semestre de 2016, sobre a utilização do MC como método de ensino, aprendizagem e avaliação. A utilização do MC na disciplina Políticas de Saúde foi recebida pelos discentes com uma reação negativa e tortuosa devido a conceitos pré-estabelecidos sobre a metodologia, porém, no decorrer do semestre, houve uma mudança na concepção do que seria o MC e quais seriam os seus benefícios. A ferramenta se tornou um facilitador do aprendizado, fazendo com que todo o conhecimento lido e aprendido durante as aulas fosse sedimentado e organizado. O MC foi construído gradativamente, ou seja, semanalmente os alunos se reuniam, discutiam os principais conceitos do assunto abordado, fazendo com que os discentes sempre tivessem estudando o conteúdo, facilitando assim a fixação do mesmo. O MC é extremamente eficiente, uma vez que, além de facilitar a aprendizagem, estimula o pensamento crítico-reflexivo, proporciona a criação de um raciocínio lógico conectando os conteúdos, desenvolve a autonomia e a capacidade de trabalhar em equipe, proporciona uma visão do todo e torna o estudo dinâmico. O MC é um método didático, que promove uma aprendizagem significativa e possibilita o desenvolvimento e o exercício da capacidade de síntese. Portanto, o MC é um facilitador da aprendizagem, ao permitir que o aprendiz adquira a habilidade necessária para construir seus próprios conhecimentos. Observou-se que, ao construir os MC, os alunos relataram que o processo de aprendizado se tornou mais lógico e fácil, e ao final, todos se sentiram satisfeitos com o conhecimento adquirido e organizado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Documentação
Conforme diretrizes estabelecidas pelo International Commiteee of Medial Journal Editors, os autores devem encaminhar os seguintes documentos, quando da submissão do manuscrito:
- Carta de Apresentação
- Declaração de Responsabilidade
- Termo de transferência de Direitos Autorais
Modelos de documentos
- a) CARTA DE APRESENTAÇÃO
Cidade, _[dia]__ de Mês de Ano.
Prezado Sr. Editor, Revista JMPHC
Submetemos à sua apreciação o trabalho “____________[título]_____________”, que se encaixa nas áreas de interesse da JMPHC. A revista foi escolhida [colocar justificativa da escolha da revista para a publicação do manuscrito].
O autor 1 participou da concepção, planejamento, análise, interpretação e redação do trabalho; e, o autor 2 participou na interpretação e redação do trabalho. Ambos/todos os autores aprovaram a versão final encaminhada.
O trabalho está sendo submetido exclusivamente à JMPHCD. Os autores não possuem conflitos de interesse ao presente trabalho. (Se houver conflito, especificar).
__________________________________
nome completo do autor 1 + assinatura
__________________________________
nome completo do autor 2 + assinatura
- b) DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Eu, (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título) nos seguintes termos:
“Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”
“Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.”
“Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.”
Contribuição: _______________________________________________________________
_________________________ ___________________
Local, data Assinatura
- c) TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu/Nós, ______autor/es_____________ concordo(amos) que os direitos autorais referentes ao manuscrito [TÍTULO], aprovado para publicação na Revista JMPHC, serão propriedade exclusiva da revista, sendo possível sua reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista JMPHC, sob a Licença Creative Commons CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
Autores:
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura