A utilização do portfólio reflexivo como método de ensino, aprendizagem e avaliação na disciplina Políticas de Saúde
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.491Palavras-chave:
Portfólio reflexivo, Políticas de Saúde, Discentes, Método Ativo.Resumo
O Portfólio Reflexivo (PR) é um método de ensino, aprendizagem e avaliação, que visa a formação de profissionais críticos, reflexivos, criativos, autônomos e participativos, conforme orienta as Diretrizes Curriculares Nacionais. Apresentar a experiência de utilização do portfólio reflexivo, como método inovador de ensino, aprendizagem e avaliação, na disciplina Políticas de Saúde, no primeiro semestre de 2016 na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Trata-se de um relato de experiência dos estudantes dos cursos de Enfermagem e Nutrição que cursaram a disciplina Políticas de Saúde no primeiro semestre de 2016, sobre a utilização do PR como método de ensino, aprendizagem e avaliação. O uso do PR na disciplina Políticas de Saúde foi de extrema relevância no processo de aprendizagem dos alunos, desenvolvendo o pensamento crítico, reflexivo, além da criatividade e ética. O início da construção do PR foi difícil, tendo em vista que os estudantes ainda não estavam familiarizados com a metodologia, e muitas vezes já traziam pré-conceitos que desestimulavam o trabalho. No entanto, ao longo de sua construção, foi possível verificar o potencial inovador e dinâmico do método, que fortalece a autonomia, a criatividade, o trabalho interdisciplinar e em equipe, potencializa a reflexão das práticas, assegurando a construção do conhecimento e o desenvolvimento pessoal e profissional dos envolvidos (docentes e discentes). O PR também foi utilizado como método de avaliação formativa, que ocorreu em quatro etapas e foi extremamente útil para que os alunos tivessem um direcionamento e pudessem ver as fortalezas e fragilidades do trabalho, tendo a oportunidade de corrigir os seus erros. Todo o processo avaliativo ocorreu por meio de critérios claros, que avaliavam o envolvimento e participação de cada indivíduo e do grupo como todo. Por fim, destaca-se que a reação de frustação e negatividade do primeiro momento se transformaram em uma reação de aceitação e superação dos conceitos desfavoráveis previamente estabelecidos, e ao final de sua construção emergiu a satisfação dos envolvidos por ser um método útil e aplicável. O uso do portfólio permitiu ainda, relacionar o conhecimento prévio dos estudantes com o conhecimento adquirido na disciplina e integrar a vida pessoal, acadêmica e profissional. O PR é um método eficaz de ensino, aprendizagem e avaliação, que permite o desenvolvimento de importantes habilidades, como o aprender a trabalhar em equipes, a lidar com situações adversas, desenvolvendo pensamento crítico acerca de assuntos atuais e importantes na formação de um profissional da área da saúde.
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- Termo de transferência de Direitos Autorais
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Cidade, _[dia]__ de Mês de Ano.
Prezado Sr. Editor, Revista JMPHC
Submetemos à sua apreciação o trabalho “____________[título]_____________”, que se encaixa nas áreas de interesse da JMPHC. A revista foi escolhida [colocar justificativa da escolha da revista para a publicação do manuscrito].
O autor 1 participou da concepção, planejamento, análise, interpretação e redação do trabalho; e, o autor 2 participou na interpretação e redação do trabalho. Ambos/todos os autores aprovaram a versão final encaminhada.
O trabalho está sendo submetido exclusivamente à JMPHCD. Os autores não possuem conflitos de interesse ao presente trabalho. (Se houver conflito, especificar).
__________________________________
nome completo do autor 1 + assinatura
__________________________________
nome completo do autor 2 + assinatura
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Eu, (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título) nos seguintes termos:
“Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”
“Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.”
“Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.”
Contribuição: _______________________________________________________________
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