Educação permanente no âmbito da Atenção Primária a Saúde: relato de experiência.
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.341Palavras-chave:
Educação, Profissionais de saúde, Atenção Primária à Saúde.Resumo
Atualmente, a formação dos profissionais de saúde está voltada para o modelo biomédico hospitalocêntrico, fazendo com que eles se apropriem de diversas técnicas, não aprendendo a lidar com a subjetividade humana. Assim, faz-se necessário modificar o sistema de formação dos mesmos, permitindo a transformação de suas práticas e a organização dos processos de trabalho. A Educação Permanente (EP) é uma ferramenta essencial na Atenção Primária à saúde (APS), pois possibilita que os profissionais de saúde problematizem, articulem entre si e desenvolvam o acolhimento e o cuidado às várias dimensões de saúde das pessoas. Dessa forma, aumenta a resolução dos problemas nos serviços de saúde e conseguinte, melhora a qualidade da assistência. Relatar uma experiência exitosa de práticas de EP em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de Viçosa, MG. Trata-se de um relato descritivo de um projeto de extensão intitulado “Educação Permanente no âmbito da Atenção Primária a Saúde: subsídios para a melhoria da assistência”, vinculado a Universidade Federal de Viçosa (UFV). As atividades foram desenvolvidas no período de março a junho de 2016, durante o Estágio Supervisionado em Saúde Coletiva, do curso de enfermagem da UFV. A primeira etapa consistiu na realização de um Diagnóstico Situacional e Administrativo com o objetivo de levantar os principais problemas existentes na UBS. A ausência de atividades de EP foi elencada como problema prioritário. A segunda etapa foi o desenvolvimento de um planejamento estratégico de intervenção, juntamente com a equipe. A terceira etapa consistiu na operacionalização das ações para implementar a EP como o levantamento de temas de interesses dos profissionais da UBS, por meio de uma entrevista aberta e individual, definição de metodologias para abordar esses temas escolhidos e escolha de estratégias de avaliação. A observação participante foi utilizada para registrar todas as atividades. Foi definida uma agenda fixa na UBS para a EP, sendo as sextas-feiras, no período da tarde. Seis encontros foram realizados com os seguintes temas: “Higienização de estabelecimentos de saúde e saúde do trabalhador”, “Primeiros Socorros”, “Feridas”, “Calendário Vacinal”, “Doenças Alérgicas”, “Trabalho em equipe e Motivação”. Utilizou-se de dinâmicas e exposições dialógicas com base na teoria da problematização, de Paulo Freire. A problematização implica corresponsabilidade entre os atores em todas as etapas do processo de ensino-aprendizagem, valorizando o saber do educador e do educando. A EP realizada na própria UBS demonstrou ser bastante exitosa, pois foi possível construir um ambiente propício ao diálogo e fortalecimento do processo de ensino aprendizagem. Todos profissionais participaram das atividades propostas e demonstraram um grande envolvimento com as mesmas. Fizeram perguntas e tiveram a liberdade de expor suas singularidades e dúvidas, sendo um local de aprendizado, corroborando para um melhor conhecimento sobre os temas trabalhados e conseguinte, a melhoria da qualidade da assistência. Além disso, a atividade permitiu uma maior integração entre os membros da equipe. Percebe-se uma necessidade de se desenvolver meios que permitam o alcance da realização da EP na APS, realizado continuamente, propiciando assim, pleno desenvolvimento da educação e transformação destes profissionais.
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- Termo de transferência de Direitos Autorais
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- a) CARTA DE APRESENTAÇÃO
Cidade, _[dia]__ de Mês de Ano.
Prezado Sr. Editor, Revista JMPHC
Submetemos à sua apreciação o trabalho “____________[título]_____________”, que se encaixa nas áreas de interesse da JMPHC. A revista foi escolhida [colocar justificativa da escolha da revista para a publicação do manuscrito].
O autor 1 participou da concepção, planejamento, análise, interpretação e redação do trabalho; e, o autor 2 participou na interpretação e redação do trabalho. Ambos/todos os autores aprovaram a versão final encaminhada.
O trabalho está sendo submetido exclusivamente à JMPHCD. Os autores não possuem conflitos de interesse ao presente trabalho. (Se houver conflito, especificar).
__________________________________
nome completo do autor 1 + assinatura
__________________________________
nome completo do autor 2 + assinatura
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Eu, (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título) nos seguintes termos:
“Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”
“Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.”
“Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.”
Contribuição: _______________________________________________________________
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