Grupo educativo como estratégia para prevenção do câncer do colo do útero: um relato de experiência

Autores

  • Franciane Silva Luiz Universidade Federal de Viçosa
  • Beatriz Santana Caçador Universidade Federal de Viçosa
  • Amanda Tamires Drumond Vilas Boas Tavares Universidade Federal de Viçosa
  • Giovane Cupertino de Lelis Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.403

Palavras-chave:

Câncer de colo do útero, Unidade básica de saúde, Educação em saúde.

Resumo

 O câncer do colo uterino (CCU) é relevante causa de morbimortalidade, representando um importante problema de saúde pública. No Brasil, é a terceira causa de óbito por câncer entre as mulheres possuindo altas incidências, com diagnósticos tardios. Sabe-se, entretanto, que grande problema é a adesão das mulheres ao exame, seja por medo ou tabus inscritos na sociedade. Nesta perspectiva, várias estratégias vêm sendo adotadas para aumentar a adesão ao programa de rastreamento do CCU por meio do exame citopatológico do colo do útero, bem como o seguimento das mulheres com exames alterados. Assim, percebe-se a importância dos grupos educativos ao se constituir estratégia de sensibilização sobre a importância de aderir ao exame preventivo. Relatar a experiência de realização de grupo educativo como estratégia de prevenção do câncer de colo de útero. Trata-se de um relato de experiência da realização de um grupo educativo conduzido por 2 alunos e 1 docente em uma unidade básica de saúde do município de Viçosa-MG. O objetivo do grupo foi construir junto à comunidade, conhecimentos acerca dos fatores de risco, prevenção primária e secundária, realização do procedimento, sinais e sintomas e tratamento do CCU. Participaram do grupo 12 e o convite foi realizado pelas ACS as quais participaram da atividade que foi realizada na sala de espera a fim de captar mais pessoas para reflexão. Fez-se exposição dialogada sobre os fatores de risco para aquisição do HPV e sobre câncer de colo uterino. Utilizou-se problematização e explicação passo a passo das etapas do exame, com exposição dos materiais os quais podiam ser manuseados pelos participantes. Percebe-se que grupo educativo intensifica o vínculo entre o indivíduo e o profissional e permite um espaço para se tirar dúvidas seja no âmbito coletivo ou individual e principalmente reforçar a importância em se prevenir o CCU. O grupo educativo revela-se como potente estratégia de promoção da saúde e de prevenção do CCU, sendo importante para construção do conhecimento junto à comunidade, sensibilização e desconstrução de mitos e tabus que fragilizam a tomada de atitude da mulher no sentido de realizar o exame preventivo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

05-01-2017

Como Citar

1.
Luiz FS, Caçador BS, Tavares ATDVB, de Lelis GC. Grupo educativo como estratégia para prevenção do câncer do colo do útero: um relato de experiência. J Manag Prim Health Care [Internet]. 5º de janeiro de 2017 [citado 28º de março de 2024];7(1):77-. Disponível em: https://jmphc.emnuvens.com.br/jmphc/article/view/403

Edição

Seção

Seminários, Simpósios e Mesas Redondas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)