Formação para a Atenção Primária à Saúde
a necessidade de atualizar as Diretrizes Curriculares Nacionais após a pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v12.1019Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Sistema Único de Saúde, Educação MédicaResumo
A Emergência da pandemia da Covid-19 reforçou a importância da Atenção Primária à Saúde – APS. No Brasil, o Sistema Único de Saúde – SUS ainda carece de recursos humanos com perfil adequado para trabalhar neste nível de atenção, por isso, existe a necessidade de mudanças na formação. No começo do século, a adoção de novas Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN buscou a readequação no perfil do egresso, com a valorização de expertises necessárias para atuação no SUS/APS. Os objetivos deste artigo foram correlacionar as DCN de cursos da área de saúde (Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional) em relação à abordagem sobre a APS e incitar o debate sobre as necessidades de readequação da formação profissional no pós-pandemia. Para a análise tomou-se como base os atributos da APS e diretrizes comuns para a graduação em saúde segundo o Conselho Nacional de Saúde – CNS. A maioria das DCN sinaliza a formação profissional voltada para as necessidades do SUS, fortalecendo o trabalho em equipe para a busca da integralidade, reconhecem o processo saúde-doença-cuidado num contexto ampliado e estimulam diferentes metodologias no processo ensino-aprendizado. A formação interprofissional, o trabalho colaborativo, a avaliação processual e a longitudinalidade do cuidado foram elementos pouco abordados pelas diretrizes. As DCN de Educação Física, Psicologia e Serviço Social foram as que menos abordaram elementos referentes aos atributos da APS. Por fim, as DCN precisam ser revistas para a se adequaram aos pressupostos comuns para a graduação em saúde propostos pelo CNS.
Downloads
Referências
Frenk J, Chen L, Bhutta ZA, Cohen J, Crisp N, Evans T, et al. Health professionals for a new century: transforming education to strengthen health systems in an interdependent world. Lancet. 2010 Dec 4;376(9756):1923-58. http://dx.doi.org/10.1016/S0140-6736(10)61854-5. Epub 2010 Nov 26.
World Health Organisation. Working for health and growth: investing in the health workforce. Geneve: WHO; 2016.
Ministério da Educação (BR). Resolução CNE/CES n. 3, de 07 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Brasília, DF: Ministério da Educação; 2001.
Ministério da Educação (BR). Resolução CNE/CES n. 5, de 07 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Nutrição. Brasília, DF: Ministério da Educação; 2001.
Ministério da Educação (BR). Resolução CNE/CES n. 4, de 19 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia. Brasília, DF: Ministério da Educação; 2002.
Ministério da Educação (BR). Resolução CNE/CES n. 6, de 19 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional. Brasília, DF: Ministério da Educação; 2002.
Ministério da Educação (BR). Resolução CNE/CES n. 3, de 20 de junho de 2014. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Brasília, DF: Ministério da Educação; 2014.
Ministério da Educação (BR). Resolução CNE/CES n. 6, de 18 de dezembro de 2018. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Educação Física. Brasília, DF: Ministério da Educação; 2018.
Ministério da Educação (BR). Parecer CNE/CES n. 803/2018, de 05 de dezembro de 2018. Aprova Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Brasília, DF: Ministério da Educação; 2018.
Ministério da Educação (BR). Parecer CNE/CES n. 1071/2019, de 04 de dezembro de 2019. Aprova Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Psicologia. Brasília, DF: Ministério da Educação; 2019.
Ministério da Saúde (BR). Resolução CNS n. 569, de 08 de dezembro de 2017. Aprova os pressupostos, princípios e diretrizes comuns para a graduação na área da saúde. Brasília, DF: DOU; 2017.
Ministério da Educação (BR). Parecer CNE/CES n. 492/2001, de 03 de abril de 2001. Aprova Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Serviço Social. Brasília: Ministério da Educação; 2001.
Mendes EV. A construção social da atenção primária à saúde. Brasília, DF: CONASS; 2015.
Ministério da Saúde (BR). Portaria n. 2.436, de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2017.
Ministério da Educação (BR). Portaria MEC n. 345/2020, de 19 de março de 2020. Altera a Portaria 343/2020 que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília: Ministério da Educação; 2020.
Vendrusculo C, Prado ML, Kleba ME. Reorientação do ensino no SUS: para além do quadrilátero, o prisma da educação. Rev Reflexe Ação. 2016;24(3):246-60. http://dx.doi.org/10.17058/rea.v24i3.5420.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Documentação
Conforme diretrizes estabelecidas pelo International Commiteee of Medial Journal Editors, os autores devem encaminhar os seguintes documentos, quando da submissão do manuscrito:
- Carta de Apresentação
- Declaração de Responsabilidade
- Termo de transferência de Direitos Autorais
Modelos de documentos
- a) CARTA DE APRESENTAÇÃO
Cidade, _[dia]__ de Mês de Ano.
Prezado Sr. Editor, Revista JMPHC
Submetemos à sua apreciação o trabalho “____________[título]_____________”, que se encaixa nas áreas de interesse da JMPHC. A revista foi escolhida [colocar justificativa da escolha da revista para a publicação do manuscrito].
O autor 1 participou da concepção, planejamento, análise, interpretação e redação do trabalho; e, o autor 2 participou na interpretação e redação do trabalho. Ambos/todos os autores aprovaram a versão final encaminhada.
O trabalho está sendo submetido exclusivamente à JMPHCD. Os autores não possuem conflitos de interesse ao presente trabalho. (Se houver conflito, especificar).
__________________________________
nome completo do autor 1 + assinatura
__________________________________
nome completo do autor 2 + assinatura
- b) DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Eu, (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título) nos seguintes termos:
“Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”
“Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.”
“Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.”
Contribuição: _______________________________________________________________
_________________________ ___________________
Local, data Assinatura
- c) TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu/Nós, ______autor/es_____________ concordo(amos) que os direitos autorais referentes ao manuscrito [TÍTULO], aprovado para publicação na Revista JMPHC, serão propriedade exclusiva da revista, sendo possível sua reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista JMPHC, sob a Licença Creative Commons CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
Autores:
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura