A relaçao estresse e hardiness em acadêmicos de enfermagem de uma instituição de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v9i0.574Resumo
O estresse, uma reação natural do organismo que ocorre quando vivenciamos situações de perigo ou ameaça. Para minimizar o estresse, sua influência na saúde e suas repercussões negativas na vida social são utilizadas algumas estratégias. Dentre elas, Hardiness, ou Personalidade Resistente que são pessoas que podem ter características refratárias ao estresse. Foi realizado um estudo descritivo exploratório com abordagem quantitativa onde foi aplicado um questionário para a caracterização da amostra e a Escala de Hardiness em 60 acadêmicos de enfermagem. Os dados coletados foram analisados nos programas EPI-INFO versão 3.5.1 e STATA®, versão 10.0, para gerenciamento de dados e análises dos mesmos. As maiorias dos entrevistados do curso de Enfermagem 55% estão entre os 7º e 10º períodos, a maior parte da amostra se concentra no período noturno, no entanto 55% dos acadêmicos possuem emprego no horário inverso ao que estudam 35,3%, possuem reprovações ou dependência 55% da amostra total deste estudo. Na relação estresse e hardiness, 9 acadêmicos apresentaram características hardy 15%, ou seja, apresentam característica resistente, 51 dos entrevistados não apresentam características hardy 85%, o que nos leva a crer que são indivíduos estressados. Contudo, ser hardy não significa eliminar os estressores, mas modificar a percepção do estresse, mobilizando estratégias para um melhor enfrentamento, tendo resistência por meio de uma capacidade maior de tolerância às situações e eventos, por ser hardiness um constructo da personalidade, é passível de ser apreendida. A pesquisa obedeceu aos aspectos éticos e legais de pesquisa em seres humanos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Documentação
Conforme diretrizes estabelecidas pelo International Commiteee of Medial Journal Editors, os autores devem encaminhar os seguintes documentos, quando da submissão do manuscrito:
- Carta de Apresentação
- Declaração de Responsabilidade
- Termo de transferência de Direitos Autorais
Modelos de documentos
- a) CARTA DE APRESENTAÇÃO
Cidade, _[dia]__ de Mês de Ano.
Prezado Sr. Editor, Revista JMPHC
Submetemos à sua apreciação o trabalho “____________[título]_____________”, que se encaixa nas áreas de interesse da JMPHC. A revista foi escolhida [colocar justificativa da escolha da revista para a publicação do manuscrito].
O autor 1 participou da concepção, planejamento, análise, interpretação e redação do trabalho; e, o autor 2 participou na interpretação e redação do trabalho. Ambos/todos os autores aprovaram a versão final encaminhada.
O trabalho está sendo submetido exclusivamente à JMPHCD. Os autores não possuem conflitos de interesse ao presente trabalho. (Se houver conflito, especificar).
__________________________________
nome completo do autor 1 + assinatura
__________________________________
nome completo do autor 2 + assinatura
- b) DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Eu, (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título) nos seguintes termos:
“Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”
“Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.”
“Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.”
Contribuição: _______________________________________________________________
_________________________ ___________________
Local, data Assinatura
- c) TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu/Nós, ______autor/es_____________ concordo(amos) que os direitos autorais referentes ao manuscrito [TÍTULO], aprovado para publicação na Revista JMPHC, serão propriedade exclusiva da revista, sendo possível sua reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista JMPHC, sob a Licença Creative Commons CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
Autores:
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura