Cultura e prática médica
trabalhando a competência cultural em um curso de graduação de medicina, São Paulo, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v12.956Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Antropologia Médica, Competência Cultural, CurrículoResumo
A Antropologia da Saúde busca ampliar a visão que as áreas técnicas têm sobre o processo de adoecimento. O entendimento da influência da cultura, tanto na inserção em uma equipe de trabalho quanto na relação médico-paciente, propicia ao futuro médico um olhar crítico sobre a atual prática clínica tendo como pressupostos a empatia, o vínculo e a integralidade da atenção. Este foi o propósito do oferecimento da disciplina Cultura e Prática Clínica. O objetivo desde relato é apresentar a experiencia de seis anos de oferecimento desta disciplina em um curso de graduação de medicina em um Centro Universitário na cidade [...]. A disciplina é baseada na metodologia da problematização, buscando a influência dos aspectos culturais e as dificuldades trazidas pela forma como o ensino médico ainda se pauta no que tange à hiperespecialização e à visão fragmentada do ser humano em contraste com os princípios do SUS e a proposta de humanização da atenção. Os temas de maior recorrência discutidos ao longo destes anos referem-se aos conflitos entre as diferentes concepções que o médico e o enfermo têm do adoecer, do itinerário terapêutico e da adesão ao tratamento, bem como da visão que os educandos trazem de seu papel enquanto profissional de saúde. A dificuldade encontrada ao longo destes dois anos é o conflito entre a proposta do curso e a visão que o aluno traz do que é ser médico. Apesar das dificuldades de incorporar uma visão diferenciada [...]perante as necessidades das pessoas e do sistema de saúde brasileiro.
Downloads
Referências
Freire P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra; 2009.
Manso MEG. Saúde e doença: do controle sobre os corpos à perspectiva do adoecido. São Paulo: Max Limonad; 2015.
Foucault M. A História da clínica. Rio de Janeiro: Forense Universitária; 2001.
Foucault M. A incorporação do hospital na tecnologia moderna. In: Motta MB, organizadores Ditos e escritos. Rio de Janeiro: Forense Universitária; 2011. p. 444-58.
Conselho Nacional de Educação, Câmara Educação Superior. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Parecer CNE/CES Nº 116/2014. Brasília, DF: CNES; 2014.
Manso MEG. Discutindo a cultura na prática médica: relato de experiência em um Centro Universitário de São Paulo. Anais Congr Int Humanida Humaniz Saude [=Blucher Medical Proceedings]. 2014;1(2):182. https://doi.org/10.5151/medpro-cihhs-10519.
Gérvas J, Pérez Fernández M. São e salvo e livre de intervenções médicas desnecessárias. Porto Alegre: Artmed; 2016.
Bobbio M. O doente imaginado: os riscos de uma medicina sem limites. São Paulo: Bamboo Editorial; 2016.
Manso MEG, Roth MC, Lopes RGC. Idosos vivenciando o diabetes nas redes sociais. Rev Portal Divulg. 2017;(53):63-8.
Frankenberg R. Unidas por la diferencia, divididas por la semejanza: la alegremente dolorosa posibilidad de la colaboración entre medicina y antropologia. Cuad Antropol Soc. 2003;(17):11-27. https://doi.org/10.34096/cas.i17.4596.
Targa LV, Oliveira FA. Cultura, saúde e o médica da família. In: Gusso G., organizador. Tratado de medicina da família e comunidade. Porto Alegre: Artmed; 2012.
Starfield B. Atenção primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília, DF: UNESCO; 2002.
Kleinman A, Benson P. Anthropology in the Clinic: The Problem of Cultural Competency and How to Fix It. PLoS Med. 2006 Oct;3(10):e294. https://doi.org/10.1371/journal.pmed.0030294
Damasceno RF, Silva PLN. Competência cultural na atenção primária: algumas considerações. J Manag Prim Health Care. 2018;(9):e11. http://dx.doi.org/10.14295/jmphc.v9i0.435.
Stewart M, Brown JB, Weston WW, et al. Medicina centrada na pessoa: transformando o método clínico. Porto Alegre: Artmed; 2010.
Good BJ. Medicine, Rationality and Experience: An Anthropological Perspective. New York: Cambridge Press; 1994.
Berbel NN. “Problematization” and Problem-Based learning: different words or different ways? Interface - Comum, Saúde, Educ. 1998; 2(2):139-54.
Morin E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil; 2000.
Masetto MT. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus; 2015.
Farias PAM, Martin ALAR, Cristo CS. Aprendizagem ativa na educação em saúde: percurso histórico e aplicações. Rev Bras Educ Med. 2015;39(1):143-58. http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v39n1e00602014.
Vieira MNC, Pinto MPP. A Metodologia da Problematização (MP) como estratégia de integração ensino-serviço em cursos de graduação na área da saúde. Medicina (Ribeirão Preto). 2015;48(3):241-8. https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v48i3p241-248.
Fernandes I. A pertinência da Medicina Narrativa na prática clínica. Rev Port Med Geral Fam. 2014;30(5):289-90.
Greenhalgh T, Hurwitz B. Why study narrative? BMJ. 1999 Jan 2;318(7175:45-50. http://dx.doi.org/10.1136/bmj.318.7175.48.
Charon R. O corpo que se conta: porque a medicina e as histórias precisam uma das outras. São Paulo: Letra e Voz; 2015.
Hurtwitz B. Narrative (in) medicine. In: Spinozzi P, Hurtwitz B, organizers. Discourses and narrations in the biosciences. Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht Unipress; 2011, p. 73-88.
Gallian D. A Literatura como remédio: os clássicos e a saúde da alma. São Paulo: Martin Claret; 2017.
Martinez-Hernaéz A. Evidencias y narrativas em la atención sanitaria. Tarragona, ES: URV; 2013.
Blasco PG. A arte médica: a formação e as virtudes do médico. RBM. 1969;50(Espec Oncologia 4):9-¬17.
Moreno-Altamirano L. Reflexiones sobre el trayecto salud-padecimiento enfermedad-atención: una mirada socioantropológica. Salud Publica Mex. 2007;49(1):63-70.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Documentação
Conforme diretrizes estabelecidas pelo International Commiteee of Medial Journal Editors, os autores devem encaminhar os seguintes documentos, quando da submissão do manuscrito:
- Carta de Apresentação
- Declaração de Responsabilidade
- Termo de transferência de Direitos Autorais
Modelos de documentos
- a) CARTA DE APRESENTAÇÃO
Cidade, _[dia]__ de Mês de Ano.
Prezado Sr. Editor, Revista JMPHC
Submetemos à sua apreciação o trabalho “____________[título]_____________”, que se encaixa nas áreas de interesse da JMPHC. A revista foi escolhida [colocar justificativa da escolha da revista para a publicação do manuscrito].
O autor 1 participou da concepção, planejamento, análise, interpretação e redação do trabalho; e, o autor 2 participou na interpretação e redação do trabalho. Ambos/todos os autores aprovaram a versão final encaminhada.
O trabalho está sendo submetido exclusivamente à JMPHCD. Os autores não possuem conflitos de interesse ao presente trabalho. (Se houver conflito, especificar).
__________________________________
nome completo do autor 1 + assinatura
__________________________________
nome completo do autor 2 + assinatura
- b) DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Eu, (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título) nos seguintes termos:
“Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”
“Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.”
“Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.”
Contribuição: _______________________________________________________________
_________________________ ___________________
Local, data Assinatura
- c) TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu/Nós, ______autor/es_____________ concordo(amos) que os direitos autorais referentes ao manuscrito [TÍTULO], aprovado para publicação na Revista JMPHC, serão propriedade exclusiva da revista, sendo possível sua reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista JMPHC, sob a Licença Creative Commons CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
Autores:
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura