Um caminho para educação permanente sobre o “fazer sanitário”: a pesquisa qualitativa como conteúdo essencial na graduação em Saúde Coletiva
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.449Palavras-chave:
Educação permanente, Sistema Único de Saúde, Prática Profissional.Resumo
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para as graduações em Saúde Coletiva, o bacharel precisa dominar os dispositivos pedagógicos para o desenvolvimento e reinvenção permanente dos saberes em saúde. Para que essa prática não se torne espontaneísta, baseada no senso comum e com baixa capacidade resistir à crítica, é necessário que o egresso produza um conhecimento sistemático de sua práxis. Logo, a pesquisa qualitativa pode ser compreendida como um conteúdo essencial nas graduações de saúde coletiva para que se proporcionem os caminhos nos quais a „atividade educativa de si‟ deva ocorrer em virtude dos desafios encontrados na gerência dos serviços. Assim, objetivou-se identificar a percepção discente sobre as atividades práticas da disciplina de pesquisa qualitativa como forma de educação permanente em uma graduação em saúde coletiva. Tratou-se de uma pesquisa-ação, qualiquantitativa para investigação de percepção de uma realidade de trabalho. O cenário pedagógico foi a disciplina de „Metodologia Qualitativa‟ ministrada no 3º período da graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Pernambuco (UPE) tendo 13 estudantes como partícipes. Cada grupo de 3 estudantes foi lotado em uma Secretaria de Saúde da região metropolitana do Recife para vivenciar seus cotidianos e identificar potenciais problemas da prática para transformá-los em uma pergunta de pesquisa qualitativa. Cada estudante criou um projeto e o operacionalizou até onde fosse possível. Ao término da atividade prática, realizou-se uma entrevista não-estruturada com os estudantes sobre suas vivências. Analisou-se o material coletado através da técnica de Análise de Conteúdo Clássica, do tipo análise frequencial em comparação com a Seção II (Educação em Saúde) das DCN para os cursos de graduação em Saúde Coletiva. Das 43 ideias centrais que emergiram dos discursos dos estudantes obteve-se as seguintes categorias: 25,5% (11) „Facilidades, acolhida e informações sobre a política de saúde‟; 9,3% (4) „Acontecimentos imprevistos‟; 9,3% (4) „Colocar em prática as teorias‟; 6,9% (3) „A visão social ampliada‟; 6,9% (3) „Crescer como acadêmico e ampliar a perspectiva‟; 6,9% (3) „Prática de pesquisa bastante limitada‟; 6,9% (3) „Criticas embasadas‟; 6,9% (3) „Serviços de saúde não estão bem articuladas‟ ; 6,9% (3) „Difícil processo de recolhimento de dados e informações‟. Segundo o que preconiza as DCN, os discursos congregam os sentidos disposto no Art 20. Inciso V: “Aprender interprofissionalmente, com base na reflexão sobre a própria prática e pela troca de saberes com profissionais da área da saúde e outras áreas do conhecimento, para a reorientação contínua dos fazeres profissionais”, demonstrando o quanto os estudantes percebem esta prática como um ato de educação permanente. Segundo os achados, percebeu-se que a prática com a metodologia qualitativa parece ser uma forma de despertar nos estudantes o olhar para educação permanente. Neste estudo, a pesquisa qualitativa ampliou seus horizontes e os trouxe para uma aproximação maior com a realidade em sua totalidade. Mesmo o acolhimento e acesso as informações lhes sendo facilitadas, ainda há dificuldades para adentrar nos serviços pela sensação de ameaça que gerou nos profissionais quando os estudantes utilizam a pesquisa qualitativa para conhecer seus cotidianos em profundidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Documentação
Conforme diretrizes estabelecidas pelo International Commiteee of Medial Journal Editors, os autores devem encaminhar os seguintes documentos, quando da submissão do manuscrito:
- Carta de Apresentação
- Declaração de Responsabilidade
- Termo de transferência de Direitos Autorais
Modelos de documentos
- a) CARTA DE APRESENTAÇÃO
Cidade, _[dia]__ de Mês de Ano.
Prezado Sr. Editor, Revista JMPHC
Submetemos à sua apreciação o trabalho “____________[título]_____________”, que se encaixa nas áreas de interesse da JMPHC. A revista foi escolhida [colocar justificativa da escolha da revista para a publicação do manuscrito].
O autor 1 participou da concepção, planejamento, análise, interpretação e redação do trabalho; e, o autor 2 participou na interpretação e redação do trabalho. Ambos/todos os autores aprovaram a versão final encaminhada.
O trabalho está sendo submetido exclusivamente à JMPHCD. Os autores não possuem conflitos de interesse ao presente trabalho. (Se houver conflito, especificar).
__________________________________
nome completo do autor 1 + assinatura
__________________________________
nome completo do autor 2 + assinatura
- b) DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Eu, (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título) nos seguintes termos:
“Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”
“Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.”
“Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.”
Contribuição: _______________________________________________________________
_________________________ ___________________
Local, data Assinatura
- c) TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu/Nós, ______autor/es_____________ concordo(amos) que os direitos autorais referentes ao manuscrito [TÍTULO], aprovado para publicação na Revista JMPHC, serão propriedade exclusiva da revista, sendo possível sua reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista JMPHC, sob a Licença Creative Commons CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
Autores:
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura