Importância da capacitação dos profissionais de saúde da atenção primária: a doença renal crônica em pauta
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.445Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Capacitação profissional, Doença Renal Crônica.Resumo
A prevalência de doença renal crônica (DRC) vem aumentando mundialmente, tendo como agravante, o fato de ser uma enfermidade desconhecida por muitos portadores. As diretrizes clínicas recomendam identificar os indivíduos de risco, como os portadores de hipertensão arterial (HA) e diabetes mellitus (DM) e avalia-los anualmente quanto à função renal. Os profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) possuem papel estratégico no diagnóstico precoce e encaminhamento dos pacientes aos especialistas. No entanto, a DRC tem sido subdiagnosticada e tratada inadequadamente, resultando em maior morbimortalidade, custos ao sistema de saúde e qualidade de vida comprometida. O objetivo do estudo foi identificar a prevalência de DRC oculta em portadores de HAS, com ênfase no papel estratégico da APS na detecção precoce e no manejo adequado da DRC. Trata-se de um estudo transversal com os portadores de HAS acompanhados pela APS de um município do interior mineiro, em 2012 e 2013. Participaram do estudo 293 indivíduos. Realizaram-se entrevistas, avaliações bioquímica e antropométrica. Para o diagnóstico de DRC, utilizou-se a fórmula CKD-EPI, que é atualmente recomendada pelo Ministério da Saúde. A maioria dos indivíduos avaliados era do sexo feminino, idosos, com baixa renda, baixa escolaridade e excesso de peso. Encontrou-se prevalência de DRC oculta de 38,6% (IC 95%: 33,0-44,2), sendo que, aproximadamente 14% estavam em estágio avançado da doença. Tal resultado evidencia a necessidade de capacitação dos profissionais de saúde para superar a elevada prevalência de DRC e a problemática do diagnóstico precoce da doença em nível de APS. Os resultados sugerem que o atendimento da APS tem falhado, visto a elevada prevalência de DRC oculta nos portadores de HAS, que deveriam ser acompanhados rotineiramente. Enfatiza-se a necessidade de capacitação dos profissionais da APS, especialmente os médicos para solicitação dos exames, análise e prescrição de condutas terapêuticas adequadas, bem como de uma equipe multiprofissional integrada, a fim de manter uma efetiva continuidade do cuidado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Documentação
Conforme diretrizes estabelecidas pelo International Commiteee of Medial Journal Editors, os autores devem encaminhar os seguintes documentos, quando da submissão do manuscrito:
- Carta de Apresentação
- Declaração de Responsabilidade
- Termo de transferência de Direitos Autorais
Modelos de documentos
- a) CARTA DE APRESENTAÇÃO
Cidade, _[dia]__ de Mês de Ano.
Prezado Sr. Editor, Revista JMPHC
Submetemos à sua apreciação o trabalho “____________[título]_____________”, que se encaixa nas áreas de interesse da JMPHC. A revista foi escolhida [colocar justificativa da escolha da revista para a publicação do manuscrito].
O autor 1 participou da concepção, planejamento, análise, interpretação e redação do trabalho; e, o autor 2 participou na interpretação e redação do trabalho. Ambos/todos os autores aprovaram a versão final encaminhada.
O trabalho está sendo submetido exclusivamente à JMPHCD. Os autores não possuem conflitos de interesse ao presente trabalho. (Se houver conflito, especificar).
__________________________________
nome completo do autor 1 + assinatura
__________________________________
nome completo do autor 2 + assinatura
- b) DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Eu, (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título) nos seguintes termos:
“Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”
“Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.”
“Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.”
Contribuição: _______________________________________________________________
_________________________ ___________________
Local, data Assinatura
- c) TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu/Nós, ______autor/es_____________ concordo(amos) que os direitos autorais referentes ao manuscrito [TÍTULO], aprovado para publicação na Revista JMPHC, serão propriedade exclusiva da revista, sendo possível sua reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista JMPHC, sob a Licença Creative Commons CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
Autores:
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura