Autoavaliação da saúde por idosos atendidos em um centro ambulatorial de referência

Autores

  • Kéury Guimarães Pereira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Patrick Leonardo Nogueira da Silva Universidade Estadual de Montes Claros Faculdade de Guanambi
  • Maricy Kariny Soares Oliveira Universidade Estadual de Montes Claros
  • Mônica Antar Gamba Universidade Federal de São Paulo
  • Elaine Cristina Santos Alves Universidade Estadual de Montes Claros Universidade Federal de São Paulo
  • Aurelina Gomes e Martins Universidade Estadual de Montes Claros

DOI:

https://doi.org/10.14295/jmphc.v9i0.434

Palavras-chave:

Saúde do idoso, Autoavaliação, Satisfação Pessoal.

Resumo

Os brasileiros vivenciam consideráveis mudanças demográficas e etárias em decorrência do aumento da expectativa de vida e acentuado envelhecimento populacional. Objetivou-se identificar a autoavaliação da saúde por idosos atendidos em um centro ambulatorial de referência. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, com abordagem quantitativa. A amostra compreendeu 217 idosos. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado, adaptado, reduzido e validado. A mesma foi realizada em fevereiro de 2013. Os dados foram tabulados e apresentados em tabelas. O tratamento se deu por meio de análise estatística descritiva simples. Observou prevalência do sexo feminino, insatisfação com a vida atribuída por problemas de saúde na qual a maior parte a considerava ruim ou péssima. Destes problemas, prevaleceu a hipertensão arterial sistêmica e dor no corpo. Foi referida a capacidade de realização das atividades de vida diária sem ajuda. Parte relatou satisfação com as atividades realizadas no tempo livre. Foi relatada carência de companhia. Faz-se necessário a criação de centros e grupos de interação e convívio social da terceira idade, junto às instituições de ensino superior do município de modo a prolongar a expectativa de vida, bem como melhorar a qualidade e satisfação pessoal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kéury Guimarães Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira, Residente em Saúde Cardiovascular pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, Belo Horizonte (MG), Brasil.

Patrick Leonardo Nogueira da Silva, Universidade Estadual de Montes Claros Faculdade de Guanambi

Enfermeiro. Especialista em Saúde da Família, Didática e Metodologia do Ensino Superior e Enfermagem do Trabalho. Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES, Montes Claros (MG), Brasil.

Maricy Kariny Soares Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeira, Professora Mestre e Doutora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES, Montes Claros (MG), Brasil.

Mônica Antar Gamba, Universidade Federal de São Paulo

Enfermeira, Professora Mestre e Doutora da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP, São Paulo (SP), Brasil.

Elaine Cristina Santos Alves, Universidade Estadual de Montes Claros Universidade Federal de São Paulo

Enfermeira, Professora Mestre e Doutoranda do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES, Montes Claros (MG), Brasil.

Aurelina Gomes e Martins, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeira, Professora Mestre do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES, Montes Claros (MG), Brasil.

Downloads

Publicado

19-12-2018

Como Citar

1.
Pereira KG, da Silva PLN, Oliveira MKS, Gamba MA, Alves ECS, e Martins AG. Autoavaliação da saúde por idosos atendidos em um centro ambulatorial de referência. J Manag Prim Health Care [Internet]. 19º de dezembro de 2018 [citado 21º de novembro de 2024];9. Disponível em: https://jmphc.emnuvens.com.br/jmphc/article/view/434

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.