Doença falciforme: a importância das ações educativas e do aconselhamento genético na atenção primária à saúde

Autores

  • Lucas Mendes Soares Universidade Federal de Minas Gerais
  • Patrick Leonardo Nogueira da Silva Universidade Estadual de Montes Claros
  • Elizabeth da Costa Ferreira de Figueiredo Faculdade de Saúde Ibituruna (FASI)

DOI:

https://doi.org/10.14295/jmphc.v6i2.272

Palavras-chave:

Anemia falciforme, Atenção primária a saúde, Aconselhamento genético.

Resumo

No Brasil existem poucas ações no campo da genética em saúde pública. A localização dos centros de testagens e aconselhamento genético nos grandes centros urbanos dificultam o desenvolvimento de estratégias por parte da Atenção Primária à Saúde. Este estudo objetiva identificar a importância das ações educativas e do aconselhamento genético na Atenção Primária à Saúde quanto à doença falciforme. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, com suporte na revisão sistemática da literatura na qual a amostra foi composta por 13 artigos. A busca dos mesmos foi realizada nas bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde, sendo estas a Scientific Electronic Library Online e a Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e em manuais e portarias do Ministério da Saúde. A coleta de dados se deu no 1º semestre de 2011 por meio de um formulário semiestruturado. Essas medidas, em se tratando da anemia falciforme, constitui-se um mecanismo importante no âmbito da Atenção Primária e da saúde pública em geral no Brasil, visto que ações deste tipo poderão contribuir para a prevenção, identificação e o tratamento precoce da doença, sendo estes requisitos indispensáveis à qualidade e à expectativa de vida das pessoas doentes. Os estudos demonstraram que a prevalência da doença falciforme no Brasil é alta, no entanto, a grande maioria das pessoas acometidas pode ter suas intercorrências e necessidades atendidas com boa resolutividade na Atenção Primária à Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Mendes Soares, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeiro, Mestre em Nutrição e Saúde pela Universidade Federal de Minas gerais (UFMG).

Patrick Leonardo Nogueira da Silva, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeiro. Especialista em Saúde da Família e Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Elizabeth da Costa Ferreira de Figueiredo, Faculdade de Saúde Ibituruna (FASI)

Farmacêutica, Especialista em Hematologia e Hemoterapia pela Faculdade de Saúde Ibituruna (FASI).

Downloads

Publicado

14-12-2016

Como Citar

1.
Soares LM, da Silva PLN, de Figueiredo E da CF. Doença falciforme: a importância das ações educativas e do aconselhamento genético na atenção primária à saúde. J Manag Prim Health Care [Internet]. 14º de dezembro de 2016 [citado 28º de março de 2024];6(2):223-34. Disponível em: https://jmphc.emnuvens.com.br/jmphc/article/view/272

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.