Riscos para a contração de uma doença sexualmente transmissível na percepção de adolescentes

Autores

  • Patrick Leonardo Nogueira da Silva Universidade Estadual de Montes Claros
  • Franklin Máximo Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Andra Aparecida Dionízio Barbosa Faculdades Unidas do Norte de Minas
  • José Ronivon Fonseca Faculdades Unidas do Norte de Minas

DOI:

https://doi.org/10.14295/jmphc.v6i1.256

Palavras-chave:

Saúde do adolescente, Doenças sexualmente transmissíveis, Risco, Sexo.

Resumo

A adolescência é uma etapa do ciclo vital marcada por um complexo processo de crescimento e desenvolvimento biopsicossocial. Este estudo objetiva identificar os riscos para a contração de uma doença sexualmente transmissível na percepção de adolescentes de uma Estratégia Saúde da Família. Trata-se de um estudo descritivo, de caráter investigativo, com abordagem qualitativa realizado com 15 adolescentes cadastrados em uma Estratégia Saúde da Família de uma cidade da Região Norte de Minas Gerais, Sudeste do Brasil. Para a coleta de dados, foi utilizada uma entrevista semiestruturada na qual as respostas foram gravadas e transcritas na íntegra para posterior categorização e análise. O estudo evidencia que a maior parte dos entrevistados não teve iniciação sexual em sua adolescência, todos conhecem sobre estas doenças, seus mecanismos de transmissão, prevenção e conseqüências. A televisão e os professores são a principal fonte de atualização, já que para a maioria o diálogo com os pais não existe. Conclui-se que os participantes têm acesso às informações, porém as famílias pouco os orientam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Leonardo Nogueira da Silva, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeiro, Especialista em Saúde da Família pela Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES, Montes Claros (MG), Brasil.

Franklin Máximo Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Enfermeiro, Especialista em Planejamento Orçamentário do Sistema Único de Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/PUC-MINAS, Belo Horizonte (MG), Brasil.

Andra Aparecida Dionízio Barbosa, Faculdades Unidas do Norte de Minas

Enfermeira, Professora Mestre do curso de Enfermagem das Faculdades Unidas do Norte de Minas/FUNORTE, Montes Claros (MG), Brasil.

José Ronivon Fonseca, Faculdades Unidas do Norte de Minas

Enfermeiro, Professor Mestre do curso de Enfermagem das Faculdades Unidas do Norte de Minas/FUNORTE, Montes Claros (MG), Brasil.

Downloads

Publicado

16-08-2016

Como Citar

1.
da Silva PLN, Silva FM, Barbosa AAD, Fonseca JR. Riscos para a contração de uma doença sexualmente transmissível na percepção de adolescentes. J Manag Prim Health Care [Internet]. 16º de agosto de 2016 [citado 28º de março de 2024];6(1):65-76. Disponível em: https://jmphc.emnuvens.com.br/jmphc/article/view/256

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>