A utilização do portfólio reflexivo como método de ensino, aprendizagem e avaliação na disciplina Políticas de Saúde

Autores

  • Thiago Queiroz Meneses Universidade Federal de Viçosa
  • Michelly de Souza Faria Universidade Federal de Viçosa
  • Luciana Saraiva da Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Rosângela Minardi Mitre Cotta Universidade Federal de Viçosa
  • Glauce Dias da Costa Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.491

Palavras-chave:

Portfólio reflexivo, Políticas de Saúde, Discentes, Método Ativo.

Resumo

O Portfólio Reflexivo (PR) é um método de ensino, aprendizagem e avaliação, que visa a formação de profissionais críticos, reflexivos, criativos, autônomos e participativos, conforme orienta as Diretrizes Curriculares Nacionais. Apresentar a experiência de utilização do portfólio reflexivo, como método inovador de ensino, aprendizagem e avaliação, na disciplina Políticas de Saúde, no primeiro semestre de 2016 na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Trata-se de um relato de experiência dos estudantes dos cursos de Enfermagem e Nutrição que cursaram a disciplina Políticas de Saúde no primeiro semestre de 2016, sobre a utilização do PR como método de ensino, aprendizagem e avaliação. O uso do PR na disciplina Políticas de Saúde foi de extrema relevância no processo de aprendizagem dos alunos, desenvolvendo o pensamento crítico, reflexivo, além da criatividade e ética. O início da construção do PR foi difícil, tendo em vista que os estudantes ainda não estavam familiarizados com a metodologia, e muitas vezes já traziam pré-conceitos que desestimulavam o trabalho. No entanto, ao longo de sua construção, foi possível verificar o potencial inovador e dinâmico do método, que fortalece a autonomia, a criatividade, o trabalho interdisciplinar e em equipe, potencializa a reflexão das práticas, assegurando a construção do conhecimento e o desenvolvimento pessoal e profissional dos envolvidos (docentes e discentes). O PR também foi utilizado como método de avaliação formativa, que ocorreu em quatro etapas e foi extremamente útil para que os alunos tivessem um direcionamento e pudessem ver as fortalezas e fragilidades do trabalho, tendo a oportunidade de corrigir os seus erros. Todo o processo avaliativo ocorreu por meio de critérios claros, que avaliavam o envolvimento e participação de cada indivíduo e do grupo como todo. Por fim, destaca-se que a reação de frustação e negatividade do primeiro momento se transformaram em uma reação de aceitação e superação dos conceitos desfavoráveis previamente estabelecidos, e ao final de sua construção emergiu a satisfação dos envolvidos por ser um método útil e aplicável. O uso do portfólio permitiu ainda, relacionar o conhecimento prévio dos estudantes com o conhecimento adquirido na disciplina e integrar a vida pessoal, acadêmica e profissional. O PR é um método eficaz de ensino, aprendizagem e avaliação, que permite o desenvolvimento de importantes habilidades, como o aprender a trabalhar em equipes, a lidar com situações adversas, desenvolvendo pensamento crítico acerca de assuntos atuais e importantes na formação de um profissional da área da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

05-01-2017

Como Citar

1.
Meneses TQ, Faria M de S, da Silva LS, Cotta RMM, da Costa GD. A utilização do portfólio reflexivo como método de ensino, aprendizagem e avaliação na disciplina Políticas de Saúde. J Manag Prim Health Care [Internet]. 5º de janeiro de 2017 [citado 21º de novembro de 2024];7(1):149-. Disponível em: https://jmphc.emnuvens.com.br/jmphc/article/view/491

Edição

Seção

Seminários, Simpósios e Mesas Redondas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

<< < 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.