Educação Alimentar e nutricional no contexto da promoção da saúde e de práticas alimentares saudáveis
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.375Palavras-chave:
Nutrição, saudável, educação.Resumo
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é uma estratégia adotada pelas políticas públicas em Alimentação e Nutrição, sendo apontada como um importante instrumento que visa promover uma alimentação saudável de modo a estimular a autonomia do indivíduo, respeitando seus costumes e hábitos alimentares, unidos ao prazer de consumir o alimento e garantindo a Segurança Alimentar e Nutricional e o Direito Humano à Alimentação Adequada - DHAA. Sabe-se que hábitos alimentares adequados são imprescindíveis em qualquer idade, mas na infância é fundamental para o crescimento e desenvolvimento fisiológico além de possibilitar um apropriado desenvolvimento cognitivo e psicomotor. E representa também um dos principais fatores de prevenção de enfermidades durante a fase adulta. Assim, o objetivo foi implantar um projeto de promoção da saúde em um bairro carente da cidade de Viçosa – MG. Focado na EAN e baseado nos quatro pilares da educação da UNESCO: Aprender a conhecer, a fazer, a viver e a ser. O projeto foi efetivado com uma média de 100 crianças entre 3 e 12 anos de idade, atendidas por uma instituição filantrópica localizada no bairro. Foram realizadas pesquisas de campo, incluindo grupos de conversas com os pais, funcionários da instituição e com as crianças; visitas às casas das mesmas; aplicação de questionários socioeconômicos e recordatórios alimentares; rodas de conversas com representantes do bairro. Os resultados foram analisados e planos de ação foram elaborados, focando na necessidade da situação avaliada. As ações foram desenvolvidas através da realização de avaliações antropométricas; desenvolvimento de oficinas educativas; subprojetos com as crianças e com o bairro, focando na educação nutricional e alimentar e na melhoria dos hábitos de higiene e saúde. Como resultados, observou-se que as atividades de EAN foram efetivas. Houve redução do desperdício de alimentos das refeições em mais de 50% em algumas turmas e entre 70 e 100 % em outras, dados obtidos através da pesagem do resto ingestão. As oficinas educativas promoveram mudanças no hábito alimentar das crianças, tanto na instituição como em suas casas. Considerando o uso de metodologias ativas e problematizadoras, as ações de EAN obtiveram sucesso, possibilitando perceptíveis mudanças nos hábitos das crianças em relação à saúde e alimentação. Além disso, a estimulação e o despertar do senso crítico frente ao consumo alimentar possibilitou a aceitação de alimentos antes rejeitados, como folhosos, legumes e carnes. O envolvimento dos pais e familiares foi determinante para essa mudança, afetando beneficamente a vida das crianças e a instituição que as acolhe.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Documentação
Conforme diretrizes estabelecidas pelo International Commiteee of Medial Journal Editors, os autores devem encaminhar os seguintes documentos, quando da submissão do manuscrito:
- Carta de Apresentação
- Declaração de Responsabilidade
- Termo de transferência de Direitos Autorais
Modelos de documentos
- a) CARTA DE APRESENTAÇÃO
Cidade, _[dia]__ de Mês de Ano.
Prezado Sr. Editor, Revista JMPHC
Submetemos à sua apreciação o trabalho “____________[título]_____________”, que se encaixa nas áreas de interesse da JMPHC. A revista foi escolhida [colocar justificativa da escolha da revista para a publicação do manuscrito].
O autor 1 participou da concepção, planejamento, análise, interpretação e redação do trabalho; e, o autor 2 participou na interpretação e redação do trabalho. Ambos/todos os autores aprovaram a versão final encaminhada.
O trabalho está sendo submetido exclusivamente à JMPHCD. Os autores não possuem conflitos de interesse ao presente trabalho. (Se houver conflito, especificar).
__________________________________
nome completo do autor 1 + assinatura
__________________________________
nome completo do autor 2 + assinatura
- b) DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Eu, (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título) nos seguintes termos:
“Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”
“Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.”
“Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.”
Contribuição: _______________________________________________________________
_________________________ ___________________
Local, data Assinatura
- c) TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu/Nós, ______autor/es_____________ concordo(amos) que os direitos autorais referentes ao manuscrito [TÍTULO], aprovado para publicação na Revista JMPHC, serão propriedade exclusiva da revista, sendo possível sua reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista JMPHC, sob a Licença Creative Commons CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
Autores:
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura