Vigilância das doenças e agravos não transmissíveis - uma iniciativa de mudança no processo de ensino-aprendizagem direcionada a estudantes de graduação em medicina
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.443Palavras-chave:
Doença crônica, Educação, Vigilância.Resumo
A vigilância das doenças crônicas e agravos não transmissíveis (DANT), um dos eixos do Plano de Ações Estratégicas Para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis, no Brasil, 2011-2022, concebido pelo Ministério da Saúde, tem sido muito discutida, tornando importante sua inserção em disciplinas de graduação para a formação de profissionais mais preparados a atuarem no atual cenário da saúde. Trata-se de uma ação abrangente, com metas estabelecidas e tem o intuito de conter a epidemia dessas doenças no país. Além disso, cabe destacar seu papel em outros setores da sociedade, como na Educação. O objetivo deste estudo é descrever o modelo de ensino-aprendizagem adotado na disciplina Epidemiologia IV, oferecida à estudantes do oitavo período do curso de medicina, em um Instituto de Saúde Coletiva de uma instituição federal. A disciplina Epidemiologia IV é ministrada com a participação de monitores. É estruturada em dois módulos, um dedicado às doenças transmissíveis e o outro à doenças e agravos não transmissíveis (Módulo de DANT). O foco do Módulo de DANT é principalmente a divulgação do Plano de Enfrentamento e a formação de médicos mais conscientes e ativos no que concerne a produção de informação e ao desenvolvimento de atividades de promoção e prevenção das DANTs. O conteúdo é trabalhado em cinco aulas que contemplam: (i) Vigilância das doenças crônicas não transmissíveis no Brasil - apresentação do Plano de Enfrentamento, (ii) Vigilância dos fatores de risco de doenças crônicas no Brasil - com enfoque na obesidade e inatividade física, (iii) Vigilância do tabagismo - com enfoque no método cognitivo comportamental para cessação do tabagismo, (iv) Rastreamento e vigilância do câncer - com enfoque no câncer do colo do útero e no câncer de mama, (v) Vigilância das causas externas - com enfoque na redução do consumo abusivo de álcool, nas quedas e acidentes. A exposição do conteúdo teórico pelo docente e monitores evolui concorrentemente à elaboração de exercícios denominados de norteadores, elaborados pelos alunos no decorrer da aula, de forma interativa. A aula termina com a elaboração de exercícios denominados de finalizadores. Estes são baseados em casos clínicos que reproduzem cenários reais e contemplam o conteúdo da aula, aos quais são atribuídos valores. São feitos em pequenos grupos de alunos e são corrigidos pelo monitor e docente responsável. A estruturação das aulas baseadas em exercícios norteadores tem incrementado a interação discente-docente-monitor e criado um cenário facilitador à divulgação do Plano de Enfrentamento. Embora tenha a limitação de estar em fase incipiente, a expectativa é que a dinâmica da aula também favoreça à formação de profissionais potencialmente envolvidos com o controle das DANTs no Brasil.
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Cidade, _[dia]__ de Mês de Ano.
Prezado Sr. Editor, Revista JMPHC
Submetemos à sua apreciação o trabalho “____________[título]_____________”, que se encaixa nas áreas de interesse da JMPHC. A revista foi escolhida [colocar justificativa da escolha da revista para a publicação do manuscrito].
O autor 1 participou da concepção, planejamento, análise, interpretação e redação do trabalho; e, o autor 2 participou na interpretação e redação do trabalho. Ambos/todos os autores aprovaram a versão final encaminhada.
O trabalho está sendo submetido exclusivamente à JMPHCD. Os autores não possuem conflitos de interesse ao presente trabalho. (Se houver conflito, especificar).
__________________________________
nome completo do autor 1 + assinatura
__________________________________
nome completo do autor 2 + assinatura
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Eu, (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título) nos seguintes termos:
“Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”
“Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.”
“Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.”
Contribuição: _______________________________________________________________
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