Grupo educativo como estratégia para prevenção do câncer do colo do útero: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.403Palavras-chave:
Câncer de colo do útero, Unidade básica de saúde, Educação em saúde.Resumo
O câncer do colo uterino (CCU) é relevante causa de morbimortalidade, representando um importante problema de saúde pública. No Brasil, é a terceira causa de óbito por câncer entre as mulheres possuindo altas incidências, com diagnósticos tardios. Sabe-se, entretanto, que grande problema é a adesão das mulheres ao exame, seja por medo ou tabus inscritos na sociedade. Nesta perspectiva, várias estratégias vêm sendo adotadas para aumentar a adesão ao programa de rastreamento do CCU por meio do exame citopatológico do colo do útero, bem como o seguimento das mulheres com exames alterados. Assim, percebe-se a importância dos grupos educativos ao se constituir estratégia de sensibilização sobre a importância de aderir ao exame preventivo. Relatar a experiência de realização de grupo educativo como estratégia de prevenção do câncer de colo de útero. Trata-se de um relato de experiência da realização de um grupo educativo conduzido por 2 alunos e 1 docente em uma unidade básica de saúde do município de Viçosa-MG. O objetivo do grupo foi construir junto à comunidade, conhecimentos acerca dos fatores de risco, prevenção primária e secundária, realização do procedimento, sinais e sintomas e tratamento do CCU. Participaram do grupo 12 e o convite foi realizado pelas ACS as quais participaram da atividade que foi realizada na sala de espera a fim de captar mais pessoas para reflexão. Fez-se exposição dialogada sobre os fatores de risco para aquisição do HPV e sobre câncer de colo uterino. Utilizou-se problematização e explicação passo a passo das etapas do exame, com exposição dos materiais os quais podiam ser manuseados pelos participantes. Percebe-se que grupo educativo intensifica o vínculo entre o indivíduo e o profissional e permite um espaço para se tirar dúvidas seja no âmbito coletivo ou individual e principalmente reforçar a importância em se prevenir o CCU. O grupo educativo revela-se como potente estratégia de promoção da saúde e de prevenção do CCU, sendo importante para construção do conhecimento junto à comunidade, sensibilização e desconstrução de mitos e tabus que fragilizam a tomada de atitude da mulher no sentido de realizar o exame preventivo.
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Cidade, _[dia]__ de Mês de Ano.
Prezado Sr. Editor, Revista JMPHC
Submetemos à sua apreciação o trabalho “____________[título]_____________”, que se encaixa nas áreas de interesse da JMPHC. A revista foi escolhida [colocar justificativa da escolha da revista para a publicação do manuscrito].
O autor 1 participou da concepção, planejamento, análise, interpretação e redação do trabalho; e, o autor 2 participou na interpretação e redação do trabalho. Ambos/todos os autores aprovaram a versão final encaminhada.
O trabalho está sendo submetido exclusivamente à JMPHCD. Os autores não possuem conflitos de interesse ao presente trabalho. (Se houver conflito, especificar).
__________________________________
nome completo do autor 1 + assinatura
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Eu, (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título) nos seguintes termos:
“Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”
“Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.”
“Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.”
Contribuição: _______________________________________________________________
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