Projeto de Educação Permanente com Agentes Comunitários de Saúde: relato sobre a prática extensionista de estudantes de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.451Palavras-chave:
Enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde, Educação Permanente.Resumo
O Agente Comunitário de Saúde (ACS) assume lugar privilegiado para operacionalização dos princípios do Sistema Único de Saúde constituindo elo fundamental entre serviço e comunidade. Porém, evidenciam-se fragilidades na prática do ACS e na incorporação de estratégias de intervenção sustentadas pelo paradigma da promoção da saúde. Em face à necessidade de transformar esta realidade, destaca-se a importância de viabilizar espaços de reflexão sobre a prática profissional, os desafios a ela relacionados e potenciais estratégias de enfrentamento dos constrangimentos políticos e estruturais que permeiam o setor saúde no Brasil. Assim, o Projeto de Educação Permanente (PEP), constitui dispositivo potencialmente capaz de transformar o agir profissional e provocar reflexões e respostas positivas dos ACS frente aos desafios inscritos na política social de saúde. Relatar a experiência de estudantes de enfermagem sobre a participação em um Projeto de Educação Permanente com ACS, em Viçosa, MG, a partir de parceria da Universidade Federal de Viçosa e Secretaria Municipal de Saúde. Trata-se de relato de experiência de atividades extensionistas do projeto “O Agente Comunitário de Saúde: (re)construindo práticas e saberes por meio da Educação Permanente”. Estruturam-se as oficinas a partir da demanda dos ACS’s por formação. Utilizam-se metodologias participativas e dialógicas, privilegiando o saber dos ACS sobre sua prática profissional. O PEP é formado por estudantes de enfermagem os quais atuam voluntariamente na atividade extensionista. É coordenação por um professor que atua em conjunto com os estudantes como facilitador das oficinas, as quais acontecem mensalmente no auditório do IMAS. Realizam-se reuniões quinzenais entre os membros da equipe a fim de planejar as atividades e providenciar os materiais necessários. A integração ensino-serviço ganha concretude a partir da parceria com a prefeitura a qual viabiliza a participação dos ACS liberando-os do serviço no dia da oficina. As oficinas são divididas em três momentos: exposição dialogada, momento em que convidamos um expert sobre a temática. Em seguida, acontece a vivencia da temática seja por meio de simulação realística, estudo de caso ou outra estratégia que permita ao ACS problematizar a temática a partir de seu cotidiano. Por último, acontece a síntese do debate e esclarecimento das dúvidas. As temáticas são eleitas pelos próprios ACS e transitam entre questões da prática clínica e subjetividade no trabalho. Deste modo, as temáticas permitem aos alunos vivenciarem a construção de trabalho interdisciplinar e de construção de parcerias com diferentes serviços do município. O PEP cumpre com seu objetivo de promover educação permanente aos ACS ao mesmo tempo em que fortalece a integração ensino-serviço e permite aos alunos aprendizado de habilidades de liderança, trabalho em equipe e interdisciplinar.
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Cidade, _[dia]__ de Mês de Ano.
Prezado Sr. Editor, Revista JMPHC
Submetemos à sua apreciação o trabalho “____________[título]_____________”, que se encaixa nas áreas de interesse da JMPHC. A revista foi escolhida [colocar justificativa da escolha da revista para a publicação do manuscrito].
O autor 1 participou da concepção, planejamento, análise, interpretação e redação do trabalho; e, o autor 2 participou na interpretação e redação do trabalho. Ambos/todos os autores aprovaram a versão final encaminhada.
O trabalho está sendo submetido exclusivamente à JMPHCD. Os autores não possuem conflitos de interesse ao presente trabalho. (Se houver conflito, especificar).
__________________________________
nome completo do autor 1 + assinatura
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Eu, (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título) nos seguintes termos:
“Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”
“Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.”
“Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.”
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