Avaliação da gestão em atenção básica em um município do interior de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.368Palavras-chave:
Atenção Primária de Saúde, Gestão da Atenção Básica, Profissionais de Saúde.Resumo
A Atenção Primária à Saúde (APS) possui o poder de organização para uma real mudança do modelo assistencial e esta assistência à saúde se apresenta nas Unidades Matriciais de Saúde (UMS), Unidades Básicas de Saúde (UBS), entre outros. A coordenação destas Unidades fica a cargo dos gerentes, cuja função administrativa é da mais alta importância, eles fazem com que a gerência se torne um instrumento importante para se efetivar políticas. Avaliar a qualidade do atendimento à população, da atenção primária a saúde na percepção dos profissionais das UBS. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, transversal e observacional, realizado com a utilização do método quantitativo, utilizando o AMAQ-AB, dimensão Gestão na AB como instrumento. O estudo realizou-se nas UBS e UMS localizadas na área urbana, no município de Uberaba-MG, após autorização da Secretaria Municipal de Saúde e Comissão de Ética em Pesquisas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) sob o protocolo de número 2671. Como critérios de inclusão consideramos o tempo de no mínimo de 30 dias no atual cargo, e como exclusão, aqueles profissionais que estavam de férias, licença médica ou maternidade no momento da coleta de dados. Foram 34 participantes entre gerentes, enfermeiros e técnicos de enfermagem das UBS. Obtivemos a variação de idade entre 26 a 78 anos (sendo a média de 39 anos). A maioria dos profissionais são do sexo feminino (88,2%), o estado civil prevalente foi o casado com 50%. Na formação profissional o curso superior em enfermagem teve a porcentagem de 42,4% e o curso técnico em enfermagem obteve 39,4%. Como nível de formação a especialização foi a mais encontrada (45,5%) seguido de nível técnico (39,4%). O tempo de experiência compreendeu-se de 1 a 27 anos (sendo a média de 10 anos). A carga horária com maior ocorrência foi 40 horas semanais com 78,8%. Como cargo atual obtivemos 23,5% de gerentes das unidades, e 38,2% para enfermeiros e 38,2% para técnicos de enfermagem. Como resultado final, realizando a média dos resultados das três subdimensões da dimensão Gestão em AB pudemos dizer que os participantes classificaram a dimensão, como Regular (pontuação 3), com resultado de 59,3%. Conforme os resultados apresentados, é possível identificar que a gestão ainda não se encontra consolidada e assim, não podemos caracterizá-la como eficiente, o que exerce influências diretas na qualidade do serviço prestado a população e no processo de trabalho das estratégias de saúde da família. Os estudos trazem que reestabelecer ações pautadas em resultados avaliativos é um desafio, principalmente em virtude de que normalmente estes resultados demonstram as insatisfações e dificuldades relacionadas aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e da ABS, mas que devem ser continuamente perseguidos, tornando a avalição da melhoria do acesso e da qualidade da AB primordial e essencial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Documentação
Conforme diretrizes estabelecidas pelo International Commiteee of Medial Journal Editors, os autores devem encaminhar os seguintes documentos, quando da submissão do manuscrito:
- Carta de Apresentação
- Declaração de Responsabilidade
- Termo de transferência de Direitos Autorais
Modelos de documentos
- a) CARTA DE APRESENTAÇÃO
Cidade, _[dia]__ de Mês de Ano.
Prezado Sr. Editor, Revista JMPHC
Submetemos à sua apreciação o trabalho “____________[título]_____________”, que se encaixa nas áreas de interesse da JMPHC. A revista foi escolhida [colocar justificativa da escolha da revista para a publicação do manuscrito].
O autor 1 participou da concepção, planejamento, análise, interpretação e redação do trabalho; e, o autor 2 participou na interpretação e redação do trabalho. Ambos/todos os autores aprovaram a versão final encaminhada.
O trabalho está sendo submetido exclusivamente à JMPHCD. Os autores não possuem conflitos de interesse ao presente trabalho. (Se houver conflito, especificar).
__________________________________
nome completo do autor 1 + assinatura
__________________________________
nome completo do autor 2 + assinatura
- b) DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Eu, (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título) nos seguintes termos:
“Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”
“Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.”
“Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.”
Contribuição: _______________________________________________________________
_________________________ ___________________
Local, data Assinatura
- c) TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu/Nós, ______autor/es_____________ concordo(amos) que os direitos autorais referentes ao manuscrito [TÍTULO], aprovado para publicação na Revista JMPHC, serão propriedade exclusiva da revista, sendo possível sua reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista JMPHC, sob a Licença Creative Commons CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
Autores:
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura