Educação Permanente em Saúde: concepções e proposições no Projeto de Formação e Melhoria da Qualidade de Rede de Atenção à Saúde (QualiSUS-Rede)

Autores

  • Patrícia Pássaro da Silva Toledo Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - LASER/ENSP/FIOCRUZ. Professora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - ENSP/FIOCRUZ. http://orcid.org/0000-0002-4013-7592
  • Marly Marques da Cruz Pesquisadora em Saúde Pública do Departamento de Endemias Samuel Pessoa da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (DENSP/ENSP/FIOCRUZ)
  • Rafaela Barros Chagas de Souza Pinho Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - LASER/ENSP/FIOCRUZ.

DOI:

https://doi.org/10.14295/jmphc.v9i0.548

Palavras-chave:

Educação em saúde, Educação permanente, Educação continuada, Atenção à saúde, Melhoria da qualidade

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar as propostas de educação permanente em saúde (EPS) no Projeto de Formação e Melhoria da Qualidade de Rede de Atenção à Saúde (QualiSUS-Rede) visando identificar se estas ações estão alinhadas com o conceito de EPS da literatura. Delineou-se uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, utilizando a base documental e os dados secundários dos subprojetos QualiSUS-Rede. Dentre os quinze subprojetos, foram selecionados três que englobavam ações educativas que se repetiam nos demais. As 33 ações propostas foram listadas e classificadas de acordo com sua temática e tipos de atividades, sendo posteriormente classificadas, de acordo com as suas características, como EPS ou como Educação Continuada (EC). Das atividades analisadas, apenas 15,2% estavam alinhadas as concepções de EPS enquanto 84,8% se referiam a atividades características de EC. Quanto à temática, 33% tratava diretamente das redes de atenção à saúde (RAS) e 64% abordavam temas relacionados indiretamente a RAS. Os dados demonstram que as propostas educativas dos subprojetos não estão, em sua maioria, alinhadas aos conceitos de EPS, indicando a existência de uma lacuna entre as concepções de EPS como política pública de saúde e a compreensão dos profissionais e gestores do Sistema Único de Saúde.

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Biografia do Autor

Patrícia Pássaro da Silva Toledo, Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - LASER/ENSP/FIOCRUZ. Professora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - ENSP/FIOCRUZ.

Mestre em Ensino em Biociências e Saúde - IOC/FIOCRUZ
Especialista em Gestão em Saúde - UNIFESPSanitarista - Especialista em Saúde Pública - ENSP/FIOCRUZEspecialista em Gênero e Sexualidade - CLAM/IMS/UERJ
Enfermeira - UGF/RJPesquisadora colaboradora Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca LASER/ENSP/FIOCRUZ. Professora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca ENSP/FIOCRUZ.

Marly Marques da Cruz, Pesquisadora em Saúde Pública do Departamento de Endemias Samuel Pessoa da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (DENSP/ENSP/FIOCRUZ)

Doutora em Saúde PúblicaPesquisadora em Saúde Pública do Departamento de Endemias Samuel Pessoa da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (DENSP/ENSP/FIOCRUZ)

Rafaela Barros Chagas de Souza Pinho, Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - LASER/ENSP/FIOCRUZ.

Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Aouca - ENSP/FIOCRUZ. Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - LASER/ENSP/FIOCRUZ.

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Publicado

11-01-2019

Como Citar

1.
Toledo PP da S, Cruz MM da, Pinho RBC de S. Educação Permanente em Saúde: concepções e proposições no Projeto de Formação e Melhoria da Qualidade de Rede de Atenção à Saúde (QualiSUS-Rede). J Manag Prim Health Care [Internet]. 11º de janeiro de 2019 [citado 22º de dezembro de 2024];9. Disponível em: https://jmphc.emnuvens.com.br/jmphc/article/view/548

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