Análise histórica do atendimento pré-natal e condições de saúde de gestantes atendidas por uma unidade básica de saúde de Juiz de Fora
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.492Palavras-chave:
Assistência pré-natal, Estado Nutricional, Unidade Básica de Saúde.Resumo
A assistência pré-natal é fundamental para se obter informações seguras a respeito do período gestacional, e através destas, detectar e acompanhar possíveis riscos. As condições de saúde materna podem gerar efeitos positivos ou negativos sobre a gestante e/ou o feto, visto que este precisa de nutrientes, provenientes da mãe, fundamentais para seu crescimento e desenvolvimento. A avaliação do estado nutricional auxilia nas orientações a serem feitas ao decorrer de toda gestação e precisa ser realizada em todas as consultas. Os indicadores do município de Juiz de Fora (JF) mostram que a principal causa de morbidade na mulher é gravidez, parto e puerpério. Em relação a nascimentos pode-se observar uma queda na taxa bruta de natalidade, aumento de partos cesáreos, maior percentual de prematuridade e percentual de peso baixo ao nascer com leve aumento no município. Diante do exposto, justifica-se a análise histórica do cuidado pré-natal na unidade de saúde do município. Caracterizar as condições de saúde de gestantes atendidas por uma Unidade de Básica de Saúde do bairro Santos Dumont (UBS-SD), JF–MG e sua evolução ao longo de 10 anos. Trata-se de um estudo retrospectivo de dados secundários, referente aos últimos 10 anos de gestantes atendidas na UBS-SD/JF–MG. Os dados foram coletados entre Janeiro e Junho de 2016. Foram coletados e analisados os dados referentes ao pré-natal nesse período, especialmente os dados relacionados com a alimentação e nutrição. Os dados foram tabulados e processadas no software SPSS, versão 17.0, por meio de análises descritivas básicas. Foram analisadas informações de 146 prontuários dentro do período de 10 anos. A média de idade das gestantes foi de 24, 3 + 5,7 anos. A maior parte (65,8%) não relataram doenças pessoais pregressas à gestação, entre as que haviam histórico foram descritas com mais frequência, hipertensão e diabetes; 10,2% faziam uso de álcool na gestação e 7,8% de tabaco. Em relação ao número de gestações anteriores, variou de 0 a 6, sendo que 48,8% eram primíparas. Das gestantes com dados antropométricos, no 1º trimestre, constatou-se que, 39% estavam classificadas com obesidade, 26,2% com sobrepeso, através da análise do IMC. Sobre as queixas na gestação, 50% não relataram queixas na primeira consulta, entre as que relataram, as mais frequentes foram náuseas e enjoos. Apenas 50 gestantes tinham resultado de hemoglobina descritos no prontuário, entre estas a mediana de hemoglobina foi 12,5 g/dL, correspondendo a um total de 14% de anemia neste grupo. Das 48 gestantes com resultado de glicemia, 14,5% e 4,2% apresentavam valores entre 90 e 110 mg/dL e maiores que 110 mg/dL, respectivamente. Os resultados encontrados estão em consonância com a literatura, demonstrando a presença de diversos fatores de risco na gestação de impacto para o resultado da gestação. Neste sentido, é de fundamental importância o acompanhamento contínuo no pré-natal, para prevenir e tratar diversas complicações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Documentação
Conforme diretrizes estabelecidas pelo International Commiteee of Medial Journal Editors, os autores devem encaminhar os seguintes documentos, quando da submissão do manuscrito:
- Carta de Apresentação
- Declaração de Responsabilidade
- Termo de transferência de Direitos Autorais
Modelos de documentos
- a) CARTA DE APRESENTAÇÃO
Cidade, _[dia]__ de Mês de Ano.
Prezado Sr. Editor, Revista JMPHC
Submetemos à sua apreciação o trabalho “____________[título]_____________”, que se encaixa nas áreas de interesse da JMPHC. A revista foi escolhida [colocar justificativa da escolha da revista para a publicação do manuscrito].
O autor 1 participou da concepção, planejamento, análise, interpretação e redação do trabalho; e, o autor 2 participou na interpretação e redação do trabalho. Ambos/todos os autores aprovaram a versão final encaminhada.
O trabalho está sendo submetido exclusivamente à JMPHCD. Os autores não possuem conflitos de interesse ao presente trabalho. (Se houver conflito, especificar).
__________________________________
nome completo do autor 1 + assinatura
__________________________________
nome completo do autor 2 + assinatura
- b) DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Eu, (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título) nos seguintes termos:
“Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”
“Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.”
“Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.”
Contribuição: _______________________________________________________________
_________________________ ___________________
Local, data Assinatura
- c) TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu/Nós, ______autor/es_____________ concordo(amos) que os direitos autorais referentes ao manuscrito [TÍTULO], aprovado para publicação na Revista JMPHC, serão propriedade exclusiva da revista, sendo possível sua reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista JMPHC, sob a Licença Creative Commons CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
Autores:
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura