A prevenção da doença renal começa na infância
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.468Palavras-chave:
Doença renal, educação em saúde, obesidade.Resumo
Em 2016 a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) lançou a campanha “A Prevenção da doença renal começa na infância”. A intenção é alertar a população para a adoção de hábitos saudáveis desde a infância e assim reduzir a incidência de doença renal (DRC). Atualmente vivenciamos um aumento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis, a maioria dessas doenças estão associadas ao aumento da obesidade na sociedade contemporânea. Portanto, a prevenção e o combate à obesidade desde a infância, constituem armas poderosas na prevenção da hipertensão e de suas complicações como o infarto, o derrame, o diabetes e a insuficiência renal crônica na idade adulta. Conscientizar a partir da infância à importância da função renal, e quais são os fatores de risco para a doença renal crônica (DRC) e suas consequências. O projeto de extensão, com o mesmo nome da campanha, teve início em março de 2016 e consiste em promover palestras sobre a importância dos rins no nosso organismo, e o que fazer para evitar que doenças renais possam surgir. São abordados temas em linguagem simples, de fácil entendimento, sobre à adoção de hábitos saudáveis de vida para a prevenção da DRC, como alimentação saudável e prática de atividades físicas, dentre outras. As monitoras de saúde pública, do curso de medicina, promovem palestras sobre o assunto utilizando prioritariamente o material desenvolvido pela SBN. Após as palestras, é feito a aferição do IMC para idade dos alunos, através da classificação das curvas da Organização Mundial de Saúde, os valores são anotados e entregues aos alunos, para que possam levar ao conhecimento dos pais ou responsáveis. No primeiro semestre de 2016, o projeto ocorreu em duas ocasiões em escolas municipais do município de Ubá-MG. Ao todo 266 crianças (151 meninas e 115 meninos) com idade entre 7 e 10 anos assistiram as palestras e receberam as orientações. A avalição do IMC nos permitiu observar que 27,44% (n=73) apresentavam peso inadequado e estava acima do peso 23,30% (n=62), o que demonstra alto percentual de inadequação do peso. Analisando este fator de risco quanto ao sexo das crianças, pôde se observar que o risco de sobrepeso e sobrepeso, foram maiores nas meninas, enquanto a obesidade foi maior nos meninos. Conclui-se que é de suma importância a conscientização da DRC desde a infância. Mudanças nos hábitos de vida infantil como: alimentação saudável e prática de atividade física podem levar à redução da incidência da doença na vida adulta.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Documentação
Conforme diretrizes estabelecidas pelo International Commiteee of Medial Journal Editors, os autores devem encaminhar os seguintes documentos, quando da submissão do manuscrito:
- Carta de Apresentação
- Declaração de Responsabilidade
- Termo de transferência de Direitos Autorais
Modelos de documentos
- a) CARTA DE APRESENTAÇÃO
Cidade, _[dia]__ de Mês de Ano.
Prezado Sr. Editor, Revista JMPHC
Submetemos à sua apreciação o trabalho “____________[título]_____________”, que se encaixa nas áreas de interesse da JMPHC. A revista foi escolhida [colocar justificativa da escolha da revista para a publicação do manuscrito].
O autor 1 participou da concepção, planejamento, análise, interpretação e redação do trabalho; e, o autor 2 participou na interpretação e redação do trabalho. Ambos/todos os autores aprovaram a versão final encaminhada.
O trabalho está sendo submetido exclusivamente à JMPHCD. Os autores não possuem conflitos de interesse ao presente trabalho. (Se houver conflito, especificar).
__________________________________
nome completo do autor 1 + assinatura
__________________________________
nome completo do autor 2 + assinatura
- b) DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Eu, (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título) nos seguintes termos:
“Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”
“Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.”
“Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.”
Contribuição: _______________________________________________________________
_________________________ ___________________
Local, data Assinatura
- c) TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu/Nós, ______autor/es_____________ concordo(amos) que os direitos autorais referentes ao manuscrito [TÍTULO], aprovado para publicação na Revista JMPHC, serão propriedade exclusiva da revista, sendo possível sua reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista JMPHC, sob a Licença Creative Commons CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
Autores:
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura