Parto humanizado e interdisciplinaridade: um olhar sobre a saúde da mulher e da criança a partir da experiência de trabalho do Hospital Sofia Feldman
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.400Palavras-chave:
Parto humanizado, Saúde da mulher, Trabalho interdisciplinar.Resumo
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país campeão de cirurgias cesarianas no mundo – 82% na rede particular e 37% na pública; mais que o dobro do recomendado que é de 15%. Além dos riscos da cirurgia, estas acabam impedindo medidas que fazem bem para o binômio mãe-bebê, como amamentação na primeira hora e clampeamento tardio do cordão umbilical. Nesta linha, o Hospital Sofia Feldman (HSF), tem como objetivo, prestar atendimento pelo SUS, com qualidade, de forma interdisciplinar e humanizado. Apresentar os dados de atendimento do HSF, cuja missão é desenvolver ações de atenção integral à saúde da mulher e da criança, com qualidade e resolutividade, de forma universal, visando impactar nos indicadores de saúde deste grupo. Estudo de caso, com apresentação dos indicadores, segundo a série histórica dos anos de 2013, 2014 e 2015, respectivamente, elaborados de acordo com o item 5 do Termo de Compromisso das Maternidades do SUS-BH estabelecido pela Comissão Perinatal da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte. O HSF assiste a uma população superior a 400 mil pessoas. O total de partos realizados nos anos de 2013, 2014 e 2015 foram de 11.020, 11.271 e 11.471 respectivamente; destes 24,7%, 24,9% e 24,0% foram cesáreas, destaca-se que apesar de ser superior ao recomendado pela OMS, o HSF atende a uma grande porcentagem de gestantes de alto risco e só indica partos cesário quando a gestante é iterativa ou quando há indicação materna ou fetal; quanto aos partos normais, 18,6%, 21,9% e 22% foram assistidos por médicos enquanto 81,4%, 78,1% e 78% por enfermeiros; referente a Episiotomia destaca-se que apenas foi realizado 5,8%, 3,6% e 3,1%; relativo a interação mãe/filho na sala de parto, ocorreu em 86,1%, 86,7% e 86.6% dos partos, a taxa de ocupação instalada na maternidade foi 98,1%, 100,5% e 96,7%, e a mortalidade materna foi de 3, 5 e 2, respectivamente. Na maternidade, a equipe multi e interdisciplinar oferece atenção humanizada, buscando favorecer os laços mãe, filho e família através de ações como: ênfase na imagem do parto normal como uma forma prazerosa, segura e saudável de dar à luz; o empoderamento e valorização da mulher pela conscientização de seus direitos; o envolvimento do homem-pai no processo de nascimento; a presença de um acompanhante da escolha da mulher durante o trabalho de parto; a valorização da atenção da(o) enfermeira(o) obstetra; a segurança e o apoio das Doulas; o incentivo a promoção do aleitamento materno; a valorização de uma rede de proteção social ao recém-nascido e a mãe e a internação conjunta para mães e filhos em alojamento conjunto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Documentação
Conforme diretrizes estabelecidas pelo International Commiteee of Medial Journal Editors, os autores devem encaminhar os seguintes documentos, quando da submissão do manuscrito:
- Carta de Apresentação
- Declaração de Responsabilidade
- Termo de transferência de Direitos Autorais
Modelos de documentos
- a) CARTA DE APRESENTAÇÃO
Cidade, _[dia]__ de Mês de Ano.
Prezado Sr. Editor, Revista JMPHC
Submetemos à sua apreciação o trabalho “____________[título]_____________”, que se encaixa nas áreas de interesse da JMPHC. A revista foi escolhida [colocar justificativa da escolha da revista para a publicação do manuscrito].
O autor 1 participou da concepção, planejamento, análise, interpretação e redação do trabalho; e, o autor 2 participou na interpretação e redação do trabalho. Ambos/todos os autores aprovaram a versão final encaminhada.
O trabalho está sendo submetido exclusivamente à JMPHCD. Os autores não possuem conflitos de interesse ao presente trabalho. (Se houver conflito, especificar).
__________________________________
nome completo do autor 1 + assinatura
__________________________________
nome completo do autor 2 + assinatura
- b) DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Eu, (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título) nos seguintes termos:
“Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”
“Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.”
“Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.”
Contribuição: _______________________________________________________________
_________________________ ___________________
Local, data Assinatura
- c) TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu/Nós, ______autor/es_____________ concordo(amos) que os direitos autorais referentes ao manuscrito [TÍTULO], aprovado para publicação na Revista JMPHC, serão propriedade exclusiva da revista, sendo possível sua reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista JMPHC, sob a Licença Creative Commons CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
Autores:
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura