Implantação dos componentes I, II e III do Programa Saúde na Escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/jmphc.v12.976

Palavras-chave:

Educação, Saúde, Serviços de Saúde Escolar

Resumo

A educação e a saúde se encontram no ambiente escolar para desenvolver ações de saúde, as quais precisam acontecer orientadas pelo conceito ampliado de saúde. Desde 2007, este encontro é guiado pelo Programa Saúde na Escola, pela primeira vez articulando oficialmente ações de saúde e educação no território nacional. O objetivo foi identificar como estão sendo desenvolvidas as ações dos componentes I, II e III do Programa Saúde na Escola. Trata-se de estudo exploratório através de pesquisa documental com dados referentes a cinco municípios da região Oeste do Paraná acessados em Portarias e no Sistema Integrado de Monitoramento e Controle, distribuídos em frequências e analisados a luz da literatura pertinente. Os municípios pactuaram expressivamente ações no componente I, destacando-se as ações assistenciais. No componente II pactuaram as ações de promoção da segurança alimentar e alimentação saudável, bem como as de prevenção nas escolas: direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS. As atividades do componente III foram as menos pactuadas e realizadas, especialmente nos municípios menores. A implantação do PSE nos municípios estudados precisa ser fortalecida requerendo organização institucional para o desenvolvimento dos componentes previstos.

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Biografia do Autor

Gilson Fernandes da Silva, Prefeitura Municipal de Cascavel Paraná. Secretaria Municipal de Saúde. Escola Municipal de Saúde Pública.

Enfermeiro. Mestre em Biociências e Saúde. Diretor da Escola Municipal de Saúde Pública de Cascavel/PR.

Solange de Fátima Reis Conterno, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ

Pedagoga. Doutora em Educação. Professora no Curso de Graduação em Enfermagem e no programa de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Biociências e Saúde da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Campus Cascavel/PR.

Claudia Silveira Viera

Enfermeira. Doutora em Saúde Pública. Professora no Curso de Graduação em Enfermagem e na Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Biociências e Saúde da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Campus Cascavel/PR.

Lourdes Missio, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul/Dourados/MS

Enfermeira. Doutora em Educação. Professora no Curso de Graduação em Enfermagem e no Mestrado Profissional em Ensino, na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Dourados/MS.

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Publicado

05-06-2020

Como Citar

1.
Rodrigues RM, Silva GF da, Conterno S de FR, Viera CS, Missio L. Implantação dos componentes I, II e III do Programa Saúde na Escola. J Manag Prim Health Care [Internet]. 5º de junho de 2020 [citado 3º de dezembro de 2024];12:1-18. Disponível em: https://jmphc.emnuvens.com.br/jmphc/article/view/976

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