Programa Saúde na Escola: intervenções para qualificação do programa de Atenção Básica realizadas no município de Petrópolis/Rio de Janeiro através de Residência Multiprofissional coordenada pela Faculdade Arthur Sá Earp Neto
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.430Palavras-chave:
Programa Saúde na Escola, Psicologia, Atenção Básica.Resumo
O Programa Saúde na Escola (PSE) foi instituído em 2007 como estratégia articulada ao fortalecimento do programa Saúde da Família (Ministério da Saúde) a fim de fomentar a integração das redes de cuidado (saúde, educação, assistência etc.) através de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens. Tais ações devem estar atreladas, tanto para os profissionais da área de saúde quanto para os da educação, à ideia de que o desenvolvimento humano é sistêmico e atravessado por múltiplos fatores de ordem bio psico-socio-ambiental. Desta forma, torna-se imperativo ampliar o conceito de saúde e bem-estar para além da tradicional noção de que saúde é apenas “ausência de doenças” a fim de potencializar intervenções que promovam melhorias na qualidade de vida humana (tanto na esfera individual quanto na esfera coletiva). Alicerçado por tais prerrogativas, um dos psicólogos da equipe de profissionais inseridos na rede de atenção básica em saúde do município de Petrópolis/RJ, através da 1ª turma de Residência Multiprofissional coordenada pela Faculdade Arthur Sá Earp Neto, implementou durante o 2º semestre de 2015, em duas escolas de um bairro da 3ª região daquele município, um ciclo de intervenções de caráter continuado, direcionadas aos alunos do ensino fundamental, com vistas ao resgate simbólico do espaço escolar enquanto local privilegiado para promoção de saúde e integração coletiva. Através da técnica “rodas de conversa” os alunos foram instigados a refletirem e a debaterem sobre temas por eles selecionados (bullying, sexualidade, prevenção ao uso de drogas, perspectivas de futuro profissional etc.) tendo como contraponto do psicólogo facilitador duas perguntas base: “Em que medida as características do território/comunidade onde você está inserido interferem nos temas abordados?” e “Qual papel você desempenha na sua história e na história dos seus coletivos?”. Assim, ainda que o produto das intervenções não possa ser quantitativamente mensurado, aposta-se na eficácia da estratégia utilizada, mobilizadora de um espaço de escuta e fala horizontalizadas e de valorização de saberes na qual os participantes são estimulados a se reconhecerem como sujeitos da própria história, implicados na investigação das próprias vulnerabilidades biopsicossociais e na apropriação de práticas saudáveis de autocuidado e de autogestão. O episódio em que uma das agentes comunitárias da UBSF local, após atuar como co-facilitadora em alguns encontros, revelou ao psicólogo o desejo (mais tarde concretizado) de retornar os estudos por ter identificado em si mesma novas potencialidades profissionais, aliado à solicitação expressa pela direção escolar de que os trabalhos não fossem interrompidos no semestre seguinte, corroboram a relevância e o sucesso do projeto piloto realizado (que no ano seguinte teve continuidade através de nova turma de profissionais do programa de residência inseridos naquela região, assegurando, assim, a integração e articulação permanentes entre equipes de saúde e educação, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde).
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Conforme diretrizes estabelecidas pelo International Commiteee of Medial Journal Editors, os autores devem encaminhar os seguintes documentos, quando da submissão do manuscrito:
- Carta de Apresentação
- Declaração de Responsabilidade
- Termo de transferência de Direitos Autorais
Modelos de documentos
- a) CARTA DE APRESENTAÇÃO
Cidade, _[dia]__ de Mês de Ano.
Prezado Sr. Editor, Revista JMPHC
Submetemos à sua apreciação o trabalho “____________[título]_____________”, que se encaixa nas áreas de interesse da JMPHC. A revista foi escolhida [colocar justificativa da escolha da revista para a publicação do manuscrito].
O autor 1 participou da concepção, planejamento, análise, interpretação e redação do trabalho; e, o autor 2 participou na interpretação e redação do trabalho. Ambos/todos os autores aprovaram a versão final encaminhada.
O trabalho está sendo submetido exclusivamente à JMPHCD. Os autores não possuem conflitos de interesse ao presente trabalho. (Se houver conflito, especificar).
__________________________________
nome completo do autor 1 + assinatura
__________________________________
nome completo do autor 2 + assinatura
- b) DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Eu, (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título) nos seguintes termos:
“Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”
“Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.”
“Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.”
Contribuição: _______________________________________________________________
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Local, data Assinatura
- c) TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu/Nós, ______autor/es_____________ concordo(amos) que os direitos autorais referentes ao manuscrito [TÍTULO], aprovado para publicação na Revista JMPHC, serão propriedade exclusiva da revista, sendo possível sua reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista JMPHC, sob a Licença Creative Commons CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
Autores:
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