Atenção Primária no cenário da formação médica
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.343Palavras-chave:
Formação Médica, Atenção Primária à Saúde, Estudantes de Medicina.Resumo
A educação médica sempre foi um tema de estudo recorrente no que diz respeito aos métodos mais adequados para a melhor formação profissional. Atualmente, existe uma concepção de atenção à saúde centrada no atendimento individual e curativo e perdeu-se, assim, o saber globalizado e generalizado da saúde. Nos últimos anos, no Brasil, percebeu-se a necessidade de uma proposta de intervenção em que os estudantes de medicina estariam inseridos na Atenção Primária à Saúde, com o intuito de associar o aprendizado médico às necessidades reais de saúde da população. Entretanto, o principal elemento capaz de fornecer novas elaborações políticas para a melhoria de tal ensino associado à população é a percepção dos próprios estudantes sobre as ações realizadas na Atenção Primária à Saúde. Demonstrar a relevância da reforma do ensino médico voltada à Atenção Básica de Saúde, afim de melhor adequar as necessidades da população. Foram utilizados como ferramenta de pesquisa os portais Scielo e Lilacs. Um estudo realizado em quatro cidades brasileiras, no ano de 2008, demostrou a intensidade da procura pela população cadastrada no SUS ao serviço de atenção básica. Provou-se, portanto, que a população procura primeiro, as Unidades de Atendimento Primário quando necessita de assistência à saúde. Em meio a este contexto, percebe-se a importância de se ater com conceitos e práticas relacionados ao planejamento, promoção de saúde e prevenção de doenças, a fim de chegar às necessidades de saúde da população, o que não é comum na formação médica atual. Além disso, um estudo realizado pela Faculdade de Medicina da UFMG procurou demonstrar qual foi a percepção dos estudantes de medicina quando foram inseridos em Centros de Saúde em Belo Horizonte. Foram observadas a assimilação dos estudantes em relação às seguintes atividades: realização de atividades extra unidade, integração com a equipe e participação em atividades da unidade. Verificou-se que houve uma percepção positiva por parte dos alunos, uma vez que eles relataram ter tido uma contribuição na formação médica pela maior autonomia e maior relação médico-paciente-sociedade. Houve uma melhor compreensão dos determinantes sociais que estão relacionados à condição de saúde individual e da comunidade. Percebe-se que existe a necessidade de utilizar cenários de prática-aprendizagem diversificados e condizentes com as situações reais vivenciadas pela comunidade. A inserção do estudante de medicina na Atenção Básica à Saúde proporciona a construção do conhecimento no cotidiano das ações de saúde, o aprimoramento das relações e, principalmente, a amplificação da concepção do processo saúde-doença. Assim, permite-se um cuidado integral à saúde da população. Entretanto, não existe ainda um consenso sobre o momento em que se deve começar essa integração.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Documentação
Conforme diretrizes estabelecidas pelo International Commiteee of Medial Journal Editors, os autores devem encaminhar os seguintes documentos, quando da submissão do manuscrito:
- Carta de Apresentação
- Declaração de Responsabilidade
- Termo de transferência de Direitos Autorais
Modelos de documentos
- a) CARTA DE APRESENTAÇÃO
Cidade, _[dia]__ de Mês de Ano.
Prezado Sr. Editor, Revista JMPHC
Submetemos à sua apreciação o trabalho “____________[título]_____________”, que se encaixa nas áreas de interesse da JMPHC. A revista foi escolhida [colocar justificativa da escolha da revista para a publicação do manuscrito].
O autor 1 participou da concepção, planejamento, análise, interpretação e redação do trabalho; e, o autor 2 participou na interpretação e redação do trabalho. Ambos/todos os autores aprovaram a versão final encaminhada.
O trabalho está sendo submetido exclusivamente à JMPHCD. Os autores não possuem conflitos de interesse ao presente trabalho. (Se houver conflito, especificar).
__________________________________
nome completo do autor 1 + assinatura
__________________________________
nome completo do autor 2 + assinatura
- b) DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Eu, (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título) nos seguintes termos:
“Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”
“Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.”
“Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.”
Contribuição: _______________________________________________________________
_________________________ ___________________
Local, data Assinatura
- c) TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu/Nós, ______autor/es_____________ concordo(amos) que os direitos autorais referentes ao manuscrito [TÍTULO], aprovado para publicação na Revista JMPHC, serão propriedade exclusiva da revista, sendo possível sua reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista JMPHC, sob a Licença Creative Commons CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
Autores:
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura