Odontologia e a COVID-19

da compreensão do atual cenário de pandemia a reflexões sobre o seu processo formativo

Autores

  • Luiz Eduardo de Almeida UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
  • Valéria de Oliveira
  • Marília Nalon Pereira
  • Beatriz de Pedro Netto Mendonça
  • Letícia Ladeira Bonato
  • Nathália Vianelli Maurício
  • Vitória Celeste Fernandes Teixeira do Carmo

DOI:

https://doi.org/10.14295/jmphc.v12.1007

Palavras-chave:

Coronavírus, Infecções por Coronavírus, Pandemias, Odontologia, Educação em Odontologia

Resumo

De forma global, muito tem se falado sobre uma nova doença causada por coronavírus, que ultrapassou fronteiras e se propagou por todo o mundo, tornando-se uma pandemia ameaçadora para mais de 7 bilhões de vidas. Nesse contexto, através de um debate crítico e reflexivo, esse estudo fundamentou seu objetivo, o de analisar os possíveis impactos da Pandemia da COVID-19 no sistema educacional superior odontológico. Para tal, foi estrategicamente delineado por dois pontos de discussão, sendo eles: “COVID-19: o que estamos enfrentando?” e “Reflexões sobre o processo formativo da Odontologia em interface com a pandemia”. Do primeiro ponto, inicialmente, foram abordadas a descrição, a origem e a transmissibilidade do vírus (SARSCoV-2), seguindo-se para o enfoque da doença, abarcando seus sinais e sintomas, diagnóstico, possíveis percursos, controle coletivo, grupos de risco e seus possíveis tratamentos e prevenção. Já no segundo, de forma temporal, buscou-se uma compreensão de como o processo educativo odontológico foi afetado pela pandemia, partindo do seu ingresso, essencialmente cientificista, em direção às reflexões durante o enfrentamento da doença e, por fim, às expectativas dos possíveis apontamentos para o seu futuro. De tudo, em conclusão, a intenção dessa pesquisa não foi a de conceber uma visão negativista do futuro da Odontologia, pelo contrário, acredita-se que, imersa às complexidades políticas e econômicas em que o mundo está atravessando, a academia odontológica ainda se dedicará a refletir mais sobre outras habilidades, pautadas na plasticidade do adaptar, do criar, do suprimir, do postergar, do (re)inventar e, principalmente, do contextualizar-se.

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Publicado

25-09-2020

Como Citar

1.
Almeida LE de, Oliveira V de, Pereira MN, Mendonça B de PN, Bonato LL, Maurício NV, et al. Odontologia e a COVID-19: da compreensão do atual cenário de pandemia a reflexões sobre o seu processo formativo. J Manag Prim Health Care [Internet]. 25º de setembro de 2020 [citado 17º de dezembro de 2024];12:1-16. Disponível em: https://jmphc.emnuvens.com.br/jmphc/article/view/1007

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