A educação popular na “Roda da Saúde”
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v12.559Palavras-chave:
Educação em Saúde, Sistema Único de Saúde, Território SocioculturalResumo
Há tempos homens e mulheres participam de encontros e compartilham pensamentos e saberes. A cantiga “Vinde, Vinde”, é de domínio popular e muito interpretada pelos artistas das regiões Norte e Nordeste. É possível, através dessa cantiga, relembrar a infância, as histórias contadas pelos mais velhos, quando a noite chegava, e refletir sobre identidades e memórias. “Somos seres com história, construímos nossa identidade através de um processo que mescla as experiências vividas no ambiente e as nossas vivências interiores”. E foi possível recriá-la através da experiência em Educação Popular em Saúde, intitulada Roda da Saúde. A Equipe de Vigilância Ambiental em Saúde da Secretaria de Estadual de Saúde do Rio de Janeiro formada por Agentes de Combate as Endemias e um grupo de mulheres do Município de Queimados, Baixada Fluminense reuniam-se semanalmente. De mãos dadas, em roda, entoando cantigas e recontando histórias para sentir o mundo. A experiência Roda da Saúde foi realizada em janeiro de 2014; mês em que o sol e a chuva preparam sabiamente um clima tropical e muito propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A experiência Roda da Saúde foi baseada na Educação Popular em Saúde como concepção metodológica para as ações em comunidade.
Downloads
Referências
Dalmaz C, Alecandre Netto A. A memória. Cienc Cult [Internet]. 2004 [citado 30 jan. 2020]; 56(1):30-1. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252004000100023.
Ministério da Saúde (BR). Resolução n. 9, de 2 de dezembro de 2013. Estabelece estratégias e ações que orientam o Plano Operativo para implementação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (PNEP-SUS). Brasília, DF: Diário Oficial da União; 2 dez 2013[citado 4 jul. 2014]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cit/2013/res0009_02_12_2013.html
Maciel KF. O pensamento de Paulo Freire na trajetória da educação popular. Educ Perspec. 2011;2(2):326-44. https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i2.196
Vasconcelos EM. O Paulo da educação popular. In: Ministério da Saúde. Caderno de educação popular e saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2007; p. 31.
Gomes LB, Merhy EE. Compreendendo a educação popular em saúde: um estudo na literatura brasileira. Cad Saude Publica. 2011;27(1):7-18. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2011000100002.
Antunes A. Entra atenção primária, sai o controle social [Internet]. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2019 [acesso dia mês ano]. 5 p. Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/reportagem/entra-atencao-primaria-sai-o-controle-social.
Arroyo MG. O direito do trabalhador à educação. In: Gomes CM, Frigotto G, Arruda, M, et al. Trabalho e Conhecimento: dilemas na educação do trabalhador. São PAULO: Cortez; 2002; p. 75-92.
Haddad S. Política, educação e atualidade do pensamentofreiriano. Educ Rev. 2019;35;e214048. Epub May 27, 2019. http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698214048.
Hoffmann J, Maximo CE. A Educação Popular em Saúde como dispositivo transformador das práticas da Rede de Atenção Psicossocial no município de Itajaí-SC. Pesqui Prat Psicossociais [Internet]. 2019 [citado dia mês ano];14(1):1-14. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-89082019000100006.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Perfil dos estados e municípios brasileiros: 2014. Rio de Janeiro: IBGE.
Barata RB. Como e por que as desigualdades sociais fazem mal à saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz. 2009.
Programa Bolsa Família [homepage na Internet]. Brasília, DF: Ministério do Desenvolvimento Social; 2015 [acesso 18 mar. 2014]. Disponível em: http://www.mds.gov.br/bolsafamilia.
Secretaria de Controle Interno da Casa Civil (BR). Avaliação da Execução do Programa Projovem Urbano. Brasília, DF: [Presidência da República]; 2010. (Série Diagnósticos; vol. 1).
Araújo IS. Comunicação e Saúde. In: Martins CM, Stauffer AB, organizadores. Educação e Saúde. Rio de Janeiro: EPSJV; 2007. p. 101-24.
Grossman E, Araujo-Jorge TC, Araujo IS. Reflexões sobre os objetos e os ambientes físicos de ensino e pesquisa em saúde. Cienc Saude Colet. 2008;13(suppl 2):2269-77. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000900031.
Freire P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 2005.
Lima R. Um pouco mais de história não faz mal a ninguém: vida que segue, história que continua.... In: Ministério da Educação. Saúde e educação: uma relação possível e necessária. Brasília, DF: MEC; 2009. (Série salto para o futuro; ano 19; boletim 17). p. 51-5.
Akerman M. Saúde e desenvolvimento local: princípios, conceitos, práticas e cooperação técnica. São Paulo: Hucitec; 2005.
Barilli E, Bornstein V, Pedrosa JI, et al. Relatório do Núcleo de Avaliação e Pesquisa/maio/2015. [s.l.]: [s.n.]; 2015.
Vasconcelos EM. Educação popular, um jeito de conduzir o processo educativo. In: Vasconcelos EM, Cruz PJSC. Educação popular na formação universitária: reflexões com base em uma experiência. São Paulo: Hucitec; 2013.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Documentação
Conforme diretrizes estabelecidas pelo International Commiteee of Medial Journal Editors, os autores devem encaminhar os seguintes documentos, quando da submissão do manuscrito:
- Carta de Apresentação
- Declaração de Responsabilidade
- Termo de transferência de Direitos Autorais
Modelos de documentos
- a) CARTA DE APRESENTAÇÃO
Cidade, _[dia]__ de Mês de Ano.
Prezado Sr. Editor, Revista JMPHC
Submetemos à sua apreciação o trabalho “____________[título]_____________”, que se encaixa nas áreas de interesse da JMPHC. A revista foi escolhida [colocar justificativa da escolha da revista para a publicação do manuscrito].
O autor 1 participou da concepção, planejamento, análise, interpretação e redação do trabalho; e, o autor 2 participou na interpretação e redação do trabalho. Ambos/todos os autores aprovaram a versão final encaminhada.
O trabalho está sendo submetido exclusivamente à JMPHCD. Os autores não possuem conflitos de interesse ao presente trabalho. (Se houver conflito, especificar).
__________________________________
nome completo do autor 1 + assinatura
__________________________________
nome completo do autor 2 + assinatura
- b) DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Eu, (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título) nos seguintes termos:
“Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”
“Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.”
“Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.”
Contribuição: _______________________________________________________________
_________________________ ___________________
Local, data Assinatura
- c) TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu/Nós, ______autor/es_____________ concordo(amos) que os direitos autorais referentes ao manuscrito [TÍTULO], aprovado para publicação na Revista JMPHC, serão propriedade exclusiva da revista, sendo possível sua reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista JMPHC, sob a Licença Creative Commons CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
Autores:
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura