Qualidade da assistência pré-natal numa Unidade Básica de Saúde do município de Juiz de Fora- MG
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.495Palavras-chave:
Assistência pré-natal, prontuários, acompanhamento da gestante.Resumo
A avaliação da qualidade do atendimento nas unidades de saúde constitui-se em uma potente ferramenta norteadora, para gestores e profissionais de saúde. A avaliação do pré-natal pode contribuir para melhorar a assistência às gestantes, diminuindo os índices de morbimortalidade materna e perinatal. A adesão e continuidade do pré-natal estão relacionadas com a qualidade da assistência efetuada pelo serviço e pelos profissionais de saúde. Tal adesão é essencial para redução dos elevados índices de mortalidade materna e perinatal verificados no Brasil. Analisar a adequação do processo da assistência pré-natal prestada às usuárias da Unidade Básica de Saúde do bairro Santos Dumont – Juiz de Fora, nos últimos 10 anos. Foi realizado um estudo retrospectivo de dados secundários, referente aos últimos 10 anos de gestantes atendidas na UBS do bairro Santos Dumont, em Juiz de Fora – MG. Os dados foram coletados entre janeiro e junho de 2016. Foram coletados e analisados os dados referentes ao pré-natal, e comparados com as recomendações do Ministério da Saúde sobre a atenção à saúde de gestantes, que recomenda entre outros, os seguintes procedimentos: Classificação de risco gestacional, mínimo de 6 consultas, sendo 1 no primeiro trimestre, história clinica, exames físicos e exames complementares. Os dados foram tabulados e processadas no software SPSS, versão 17.0, por meio de análises descritivas básicas. Foram avaliados no total de 146 prontuários. Fator importante para conter nos prontuários é o risco gestacional, contudo, dos prontuários avaliados apenas 18,49% apresentavam essa informação. Com relação ao calendário de consultas, 15,1% fizeram no mínimo de 6 consultas e 59% realizaram a primeira consulta no primeiro trimestre. Em relação à história clinica e identificação, 32,2% de prontuários com informação sobre a escolaridade da gestante; 32,9% sobre raça; 60,95% com idade; doenças pessoais e antecedentes familiares em 46,57% e 30,82%; uso de álcool/drogas/tabaco em 33,56%. Idade da menarca estava presente em 30,1% dos prontuários. Já em relação ao número de gestações e partos, a informação estava presente em 82,9% dos prontuários. Sobre os dados da gestação atual, a DUM foi informada em 76,02% e a DPP em 89,72%; a pesquisa de edema em 63,69%; suplementos de ácido fólico e sulfato ferroso em 60,27% e 48,63% respectivamente. Entre os exames físicos, a avaliação do IMC deve ser idealmente realizada em todas as consultas, contudo a altura foi descrita em apenas 44,5% dos prontuários, o peso em 65,1% e a altura uterina em 23,3%. Sobre os exames complementares, 34,2% e 32,9% apresentavam informação sobre hemoglobina e glicemia. Tendo em vista a relevância da assistência nutricional no pré-natal e a importância das equipes de saúde na ampliação dessa cobertura, reforça-se através deste estudo que as ações de assistência devem ser feitas em conformidade, assim como seu registro, garantindo uma melhor qualidade da assistência e da informação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Documentação
Conforme diretrizes estabelecidas pelo International Commiteee of Medial Journal Editors, os autores devem encaminhar os seguintes documentos, quando da submissão do manuscrito:
- Carta de Apresentação
- Declaração de Responsabilidade
- Termo de transferência de Direitos Autorais
Modelos de documentos
- a) CARTA DE APRESENTAÇÃO
Cidade, _[dia]__ de Mês de Ano.
Prezado Sr. Editor, Revista JMPHC
Submetemos à sua apreciação o trabalho “____________[título]_____________”, que se encaixa nas áreas de interesse da JMPHC. A revista foi escolhida [colocar justificativa da escolha da revista para a publicação do manuscrito].
O autor 1 participou da concepção, planejamento, análise, interpretação e redação do trabalho; e, o autor 2 participou na interpretação e redação do trabalho. Ambos/todos os autores aprovaram a versão final encaminhada.
O trabalho está sendo submetido exclusivamente à JMPHCD. Os autores não possuem conflitos de interesse ao presente trabalho. (Se houver conflito, especificar).
__________________________________
nome completo do autor 1 + assinatura
__________________________________
nome completo do autor 2 + assinatura
- b) DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Eu, (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título) nos seguintes termos:
“Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”
“Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.”
“Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.”
Contribuição: _______________________________________________________________
_________________________ ___________________
Local, data Assinatura
- c) TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu/Nós, ______autor/es_____________ concordo(amos) que os direitos autorais referentes ao manuscrito [TÍTULO], aprovado para publicação na Revista JMPHC, serão propriedade exclusiva da revista, sendo possível sua reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista JMPHC, sob a Licença Creative Commons CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
Autores:
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura