Avaliação da imagem corporal em relação ao nível de atividade física habitual e o comportamento sedentário de adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.494Palavras-chave:
Imagem Corporal, Adolescentes, Estilo de Vida.Resumo
A imagem corporal pode ser definida como a forma em que o indivíduo se percebe ou se sente em relação ao tamanho, a forma e o contorno do próprio corpo. Atualmente, o corpo magro, com baixos níveis de gordura, tem sido valorizado pela mídia, meio social, família e amigos. As adolescentes do sexo feminino e com excesso de peso podem ser considerados grupo de risco ao desenvolvimento de distúrbios da imagem corporal, por internalizarem e desejarem veementemente um tipo corporal mais delgado. O aumento do nível habitual de atividade física (NAF) e diminuição do comportamento sedentário (CS) podem elevar o gasto de energia, com isso diminuir o excesso de peso e aumentar a consciência corporal. No entanto, há escassez de informações sobre a relação do NAF com a imagem corporal. Avaliar a associação da imagem corporal com nível de atividade física habitual (NAF), composição corporal e o comportamento sedentário (CS) de adolescentes do sexo feminino. Estudo transversal e exploratório com 125 adolescentes do sexo feminino, de 14 a 19 anos, de Viçosa, MG. A imagem corporal foi avaliada pela Escala de Silhuetas e pelo Body Shape Questionnaire (BSQ). O peso e a estatura foram aferidos para o cálculo do índice de massa corporal, sendo este categorizado conforme os pontos de corte da Organização Mundial da Saúde específicos para adolescentes. O perímetro da cintura (PC) foi aferido para a avaliação da relação cintura/estatura (RCE). O percentual de gordura corporal (%GC) foi obtido pela balança Tanita BC-543 (TMAB®, Londres, Reino Unido), sendo classificado de acordo com os pontos de corte propostos por Williams et al.(1992). O NAF foi avaliado pelo Recordatório de Atividade Física de 24h (R24h), e o comportamento sedentário por meio do tempo de tela (TT) de TV, vídeo game, computador e tablets, e separadamente, o tempo de tela e tempo do celular (TC). O CS foi considerado elevado sendo o TT ou o TC maior ou igual a 2h. Tanto a avaliação do NAF e do CS foram avaliadas em um dia da semana que representasse a rotina da adolescente. A média de idade foi de 16,5 ±1,5 anos, sendo a maioria eutrófica (77,59%), sedentária/baixo NAF (84,17%), com TT (85,24%) e TC (58,68%) elevados. A insatisfação corporal manifestou-se em 40,59% pelo BSQ e em 45,83% pela Escala se Silhuetas. A distorção corporal manifestou-se em 52,89% das participantes. As medidas de composição corporal, juntamente com o tempo de celular e o NAF mostraram associação com a insatisfação corporal; sendo as adolescentes mais ativas as mais insatisfeitas. A associação foi observada entre a insatisfação corporal com todas as medidas de composição corporal, comportamento sedentário e NAF das adolescentes. Com este estudo foi possível enfatizar a importância de se avaliar diferentes aspectos da imagem corporal em relação a variáveis que representam o estilo de vida dos adolescentes. Apoio: FAPEMIG e CNPq.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Documentação
Conforme diretrizes estabelecidas pelo International Commiteee of Medial Journal Editors, os autores devem encaminhar os seguintes documentos, quando da submissão do manuscrito:
- Carta de Apresentação
- Declaração de Responsabilidade
- Termo de transferência de Direitos Autorais
Modelos de documentos
- a) CARTA DE APRESENTAÇÃO
Cidade, _[dia]__ de Mês de Ano.
Prezado Sr. Editor, Revista JMPHC
Submetemos à sua apreciação o trabalho “____________[título]_____________”, que se encaixa nas áreas de interesse da JMPHC. A revista foi escolhida [colocar justificativa da escolha da revista para a publicação do manuscrito].
O autor 1 participou da concepção, planejamento, análise, interpretação e redação do trabalho; e, o autor 2 participou na interpretação e redação do trabalho. Ambos/todos os autores aprovaram a versão final encaminhada.
O trabalho está sendo submetido exclusivamente à JMPHCD. Os autores não possuem conflitos de interesse ao presente trabalho. (Se houver conflito, especificar).
__________________________________
nome completo do autor 1 + assinatura
__________________________________
nome completo do autor 2 + assinatura
- b) DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Eu, (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título) nos seguintes termos:
“Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”
“Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.”
“Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.”
Contribuição: _______________________________________________________________
_________________________ ___________________
Local, data Assinatura
- c) TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu/Nós, ______autor/es_____________ concordo(amos) que os direitos autorais referentes ao manuscrito [TÍTULO], aprovado para publicação na Revista JMPHC, serão propriedade exclusiva da revista, sendo possível sua reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista JMPHC, sob a Licença Creative Commons CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
Autores:
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura