O ensino-aprendizagem da libras para agentes comunitários de saúde: qualificando o atendimento em saúde para surdos de Viçosa-MG
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.488Palavras-chave:
LIBRAS, Surdos, Educação em Saúde.Resumo
O presente estudo é fruto do Projeto de extensão intitulado “LIBRAS em Interface com as Unidades de Saúde: Práticas pedagógicas voltadas aos profissionais da saúde que prestam atendimento às pessoas Surdas de Viçosa, MG”. Este, foi desenvolvido durante o ano de 2013,em parceria entre a UFV e a Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa, com financiamento via programa FUNARBEX. Capacitar os agentes comunitários de saúde em relação a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Tal meta surgiu a partir da demanda dos profissionais de saúde, atuantes nas Estratégias de Saúde da Família – ESFs de Viçosa - MG, em aprender a LIBRAS, e, consequentemente, proporcionar um atendimento de saúde com maior qualidade aos Surdos atendidos por estas unidades. Os cursos de formação e capacitação ocorreram de acordo com a base teórico-metodológica do Curso de Extensão em LIBRAS– CELIB, da UFV, em duas etapas: O curso básico I, em que foram trabalhados os temas vocabulário e palavras do cotidiano; e o básico II, para o desenvolvimento da formação inicial de frases e a respeito dos temas de saúde e o atendimento de saúde em LIBRAS. Como forma de refletir acerca das aulas e a aquisição de um conhecimento significativo de LIBRAS, durante todo o curso, foram realizadas avaliações qualitativas, por meio de ditados, questões acerca dos temas discutidos em sala e elaboração de atividades em LIBRAS para apresentar aos colegas. O método utilizado foi de caráter participativo, visando uma perspectiva dialógica, no sentido de proporcionar a troca de experiências de maneira reflexiva. Desse modo, além do ensino e aprendizagem da LIBRAS, os (as) cursistas puderam refletir sobre suas práticas de saúde, favorecendo a criação de novos parâmetros de ação junto a esse grupo minoritário. Tendo em vista as avaliações, o projeto apresentou resultados satisfatórios, uma vez que todo (as) os(as) cursistas atingiram notas acima da média de 75% no básico I e acima da média de 80% no Básico 2. Ademais, os participantes demonstraram satisfação pelo curso e interesse em continuidade. O curso de formação trouxe benefícios aos profissionais que participaram de tal iniciativa, proporcionado conhecimento significativo acerca da LIBRAS e promovendo um atendimento de saúde mais inclusivo, integral e humanizado aos Surdos de Viçosa-MG.
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- Termo de transferência de Direitos Autorais
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Cidade, _[dia]__ de Mês de Ano.
Prezado Sr. Editor, Revista JMPHC
Submetemos à sua apreciação o trabalho “____________[título]_____________”, que se encaixa nas áreas de interesse da JMPHC. A revista foi escolhida [colocar justificativa da escolha da revista para a publicação do manuscrito].
O autor 1 participou da concepção, planejamento, análise, interpretação e redação do trabalho; e, o autor 2 participou na interpretação e redação do trabalho. Ambos/todos os autores aprovaram a versão final encaminhada.
O trabalho está sendo submetido exclusivamente à JMPHCD. Os autores não possuem conflitos de interesse ao presente trabalho. (Se houver conflito, especificar).
__________________________________
nome completo do autor 1 + assinatura
__________________________________
nome completo do autor 2 + assinatura
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Eu, (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título) nos seguintes termos:
“Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”
“Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.”
“Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.”
Contribuição: _______________________________________________________________
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