Grupos de convivência: uma experiência de intervenções multiprofissionais para prevenção e promoção da saúde na Atenção Básica, uma parceria da Estratégia Saúde da Família e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família no município de Viçosa/MG
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.460Palavras-chave:
Grupos de convivência, Trabalho Interdisciplinar, Saúde da Família.Resumo
O NASF consiste em uma equipe composta por profissionais diferentes da área da saúde que visem a ampliação, apoio e aperfeiçoamento da gestão no atendimento da Atenção Primária à Saúde (APS) aos usuários das unidades referentes. A finalidade geral do NASF é observar e perceber o paciente como indivíduo inserido num meio com aspectos que podem ser analisados pelos profissionais envolvidos na demanda afim da resolutividade do problema identificado. No presente trabalho buscamos relatar uma experiência de prevenção e promoção da saúde construída a partir de grupos de convivência intermediados pela equipe multiprofissional do NASF aos usuários pertencentes à área de abrangência da ESF Bom Jesus de Viçosa/MG. Para a elaboração da proposta de trabalho, foram realizadas as etapas: foram executadas três etapas: diagnóstico situacional, revisão bibliográfica e elaboração do plano de ação. Inicialmente, realizou-se um diagnóstico situacional da área de abrangência da ESF Bom Jesus com o objetivo de identificar os principais problemas. O diagnóstico situacional foi baseado no método de estimativa rápida participativa, que constitui um modo de se obter informações sobre um conjunto de problemas e dos recursos potenciais para o seu enfrentamento, num curto período de tempo e sem altos gastos. Foram pesquisados autores relacionando: doenças crônicas, equipe multidisciplinar, grupo de convivência, plano de intervenção, prevenção. Foi elaborado um plano de ação e já iniciado no intuito de alcançar o objetivo proposto. Os grupos de convivência iniciaram em julho de 2015 com frequência mensal e agenda/ações/atividades pré-estabelecidas com atuações de todos os profissionais do NASF (Assistente Social, Farmacêutica, Fisioterapeuta, Nutricionista, Profissional de Educação Física, Psicóloga). Optou-se por trabalhar a com a metodologia significativa (rodas de conversa, dinâmicas e atividades), explorando como temas de discussão: qualidade de vida, autoestima, troca de saberes/experiências, motivação e socialização.
Conseguimos abordar os pacientes participantes e foi possível identificar por relatos que esses encontros: propiciaram a ampliação da consciência dos pacientes em relação a temas e à adoção de comportamentos promotores de saúde; promoveram a socialização e o troca de saberes técnicos e populares; melhoraram a autonomia dos participantes e sua corresponsabilização no cuidado integral à saúde; e desmistificaram crenças populares ligadas à saúde. Essa experiência possibilitou uma visão mais ampliada da prática interdisciplinar e a percepção da educação em saúde, através de grupos de convivência podemos contribuir para melhorar a qualidade de vida de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis por meio da prevenção e promoção de saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Documentação
Conforme diretrizes estabelecidas pelo International Commiteee of Medial Journal Editors, os autores devem encaminhar os seguintes documentos, quando da submissão do manuscrito:
- Carta de Apresentação
- Declaração de Responsabilidade
- Termo de transferência de Direitos Autorais
Modelos de documentos
- a) CARTA DE APRESENTAÇÃO
Cidade, _[dia]__ de Mês de Ano.
Prezado Sr. Editor, Revista JMPHC
Submetemos à sua apreciação o trabalho “____________[título]_____________”, que se encaixa nas áreas de interesse da JMPHC. A revista foi escolhida [colocar justificativa da escolha da revista para a publicação do manuscrito].
O autor 1 participou da concepção, planejamento, análise, interpretação e redação do trabalho; e, o autor 2 participou na interpretação e redação do trabalho. Ambos/todos os autores aprovaram a versão final encaminhada.
O trabalho está sendo submetido exclusivamente à JMPHCD. Os autores não possuem conflitos de interesse ao presente trabalho. (Se houver conflito, especificar).
__________________________________
nome completo do autor 1 + assinatura
__________________________________
nome completo do autor 2 + assinatura
- b) DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Eu, (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título) nos seguintes termos:
“Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”
“Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.”
“Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.”
Contribuição: _______________________________________________________________
_________________________ ___________________
Local, data Assinatura
- c) TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu/Nós, ______autor/es_____________ concordo(amos) que os direitos autorais referentes ao manuscrito [TÍTULO], aprovado para publicação na Revista JMPHC, serão propriedade exclusiva da revista, sendo possível sua reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista JMPHC, sob a Licença Creative Commons CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
Autores:
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura