Vigilância em Saúde na Zona da Mata Mineira: satisfação profissional em foco
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.438Palavras-chave:
Vigilância em saúde, Serviços de saúde, Satisfação profissionalResumo
Definida como estado emocional agradável ou positivo, a satisfação no trabalho resulta do alcance de valores compatíveis com as necessidades profissionais. Reconhecendo-se que a atividade laboral repercute tanto na sua saúde física quanto mental e que um dos indicadores de qualidade dos serviços de saúde é o nível de satisfação dos profissionais que neles atuam, o monitoramento destes indicadores pode auxiliar em diagnósticos para subsidiar decisões que atendam às necessidades e possibilidades locais. Identificar a satisfação profissional dos coordenadores municipais das Vigilâncias Ambiental, Epidemiológica e Sanitária de sete municípios polo de saúde da Zona da Mata Mineira. Este estudo avaliativo de abordagem quanti-qualitativa foi realizado nos sete municípios polo de saúde da Zona da Mata mineira (Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Ponte Nova, Viçosa e Ubá) e faz parte da pesquisa intitulada “Avaliação das práticas de prevenção das doenças e promoção da saúde na Zona da Mata Mineira” que visa avaliar as atividades da Vigilância em Saúde local. A coleta de dados ocorreu no segundo bimestre de 2016 e consistiu na aplicação aos coordenadores das Vigilâncias Epidemiológica, Ambiental e Sanitária de um questionário semiestruturado elaborado segundo a tríade Estrutura/Processo/Resultado de Donabedian. Destaca-se que esta etapa da pesquisa possui um recorte para a atuação dos gestores, com ênfase na satisfação profissional, visto que esta é um dos pilares do bom funcionamento dos serviços de saúde, podendo refletir em vários pontos da organização. Respeitando os aspectos éticos e conforme a Resolução nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Viçosa, sendo aprovado com parecer nº 1447272. Foram entrevistados 21 profissionais da Secretaria de Saúde dos municípios pesquisados e que atuavam como coordenadores das Vigilâncias ambiental, epidemiológica ou sanitária. Quase a totalidade (95,2%) acredita na função que executa. No que tange à competência específica para exercer o cargo, 57,1% dos coordenadores disseram estar aptos para tal e 76,2% afirmaram não haver distanciamento entre a formação e a atuação na prática. Quanto à satisfação com o desempenho das atividades rotineiras, 90,5% dos entrevistados disseram se sentirem satisfeitos, entretanto, o excesso de responsabilidades (57,1%) e o trabalho burocrático (57,1%) foram citados como condições que interferem no desenvolvimento destas e que acabam levando ao acúmulo de tarefas variadas (90,5%), com destaque para a Vigilância Sanitária na qual todos os entrevistados ressaltaram essa demanda aumentada. Apesar de 76,2% dos informantes relatarem que não recebem salário apropriado para o cargo e que 57,1% não possuem liberdade para apresentar críticas, 71,4% afirmam se
sentirem valorizados profissionalmente. A análise da satisfação dos coordenadores das vigilâncias permitiu perceber a existência de potencialidades como autovalorização, satisfatória experiência profissional e desempenho adequado favorável à resolubilidade de sua área de atuação. Entretanto, a existência da sobrecarga de trabalho e a remuneração inadequada, podem favorecer fatores de estresse presentes na dinâmica de trabalho e prejudicar o desenvolvimento de novas práticas profissionais que possibilitem a reestruturação do modelo de Vigilância em Saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Documentação
Conforme diretrizes estabelecidas pelo International Commiteee of Medial Journal Editors, os autores devem encaminhar os seguintes documentos, quando da submissão do manuscrito:
- Carta de Apresentação
- Declaração de Responsabilidade
- Termo de transferência de Direitos Autorais
Modelos de documentos
- a) CARTA DE APRESENTAÇÃO
Cidade, _[dia]__ de Mês de Ano.
Prezado Sr. Editor, Revista JMPHC
Submetemos à sua apreciação o trabalho “____________[título]_____________”, que se encaixa nas áreas de interesse da JMPHC. A revista foi escolhida [colocar justificativa da escolha da revista para a publicação do manuscrito].
O autor 1 participou da concepção, planejamento, análise, interpretação e redação do trabalho; e, o autor 2 participou na interpretação e redação do trabalho. Ambos/todos os autores aprovaram a versão final encaminhada.
O trabalho está sendo submetido exclusivamente à JMPHCD. Os autores não possuem conflitos de interesse ao presente trabalho. (Se houver conflito, especificar).
__________________________________
nome completo do autor 1 + assinatura
__________________________________
nome completo do autor 2 + assinatura
- b) DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Eu, (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título) nos seguintes termos:
“Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”
“Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.”
“Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.”
Contribuição: _______________________________________________________________
_________________________ ___________________
Local, data Assinatura
- c) TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu/Nós, ______autor/es_____________ concordo(amos) que os direitos autorais referentes ao manuscrito [TÍTULO], aprovado para publicação na Revista JMPHC, serão propriedade exclusiva da revista, sendo possível sua reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista JMPHC, sob a Licença Creative Commons CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
Autores:
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura