Avaliação do uso de Mapas Conceituais e Ambiente Virtual como estratégias complementares no processo de ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.405Palavras-chave:
Mapas Conceituais, Ensino-aprendizagem, Anatomia humana.Resumo
Os cursos de Fisioterapia e Enfermagem tem em comum a disciplina Anatomia que é indispensável para ambas profissões. Esta disciplina apresenta conteúdo extenso que demanda do aluno alta capacidade interpretativa, tornando necessário inovar em metodologias que otimizem o ensino. A metodologia de Mapas Conceituais (MCs) foi desenvolvida por Novak e colaboradores e é fundamentada na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Segundo essa teoria o processo de aprendizagem é mais eficaz quando ocorre a ligação entre conceitos pré existentes na estrutura cognitiva do aluno com os conceitos recém adquiridos, permitindo a interação entre esse conceitos de forma que os novos conceitos adquiram significado e os conceitos prévios recebam novos significados. Desta forma, este trabalho avaliou a percepção dos discentes quanto implementação da metodologia MCs que visava tornar mais efetivo processo de ensino-aprendizagem na disciplina Anatomia Humana. A metodologia de MCs foi implementada nas disciplinas Anatomia Humana dos cursos Fisioterapia e Enfermagem da UFMG, como estratégia complementar de ensino, durante o primeiro e segundo semestres de 2015. Este trabalho faz parte de um projeto que contou com professores do Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas e monitores voluntários e bolsistas. Para construir os MCs os graduandos contavam com auxílio de monitores, ex alunos da disciplina que também desenvolveram MCs, e de um ambiente virtual. Os MCs poderiam ser feitos através softwares, sendo o mais utilizado o CmapTools. O ambiente virtual utilizado para implementação do projeto foi uma metaturma criada na plataforma MOODLE da UFMG. Ao final do semestre eles responderam a um questionário voluntarialmente, ao qual avaliavam o projeto, as monitorias, o ambiente virtual e a metodologia de MCs e preenchiam um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Para análise deste questionário foi utilizado o software IBM SPSS Statistics 20. Dentre os alunos que responderam, foi perceptível que a maioria ainda não haviam tido contato com a metodologia MC (entre 60% e 80%). Quanto a influencia dos MC de ensino aprendizagem, também se percebe positividade quanto ao uso (70% e aproximadamente 55%). A respeito das orientações dadas para compreensão da metodologia, respostas positivas em ambas as turmas (55% e 70%). Quanto à necessidade das monitorias para evolução do projeto, os alunos de Enfermagem responderam Parcialmente e os alunos de Fisioterapia Sim e Parcialmente. Quando questionados sobre a influência do ambiente virtual sobre a aplicação da metodologia, ambos a resposta foi Sim, Não houve dificuldade para elaboração dos MCs. Em síntese, constatou-se que MCs podem auxiliar no processo ensino-aprendizagem, visando então que a metodologia se fez eficiente ao coadjuvar os alunos na compreensão do conteúdo teórico-prático da disciplina Anatomia Humana. E por fim, a maioria dos alunos relatou que os MC auxiliaram na compreensão da disciplina Anatomia Humana em ambos os cursos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Documentação
Conforme diretrizes estabelecidas pelo International Commiteee of Medial Journal Editors, os autores devem encaminhar os seguintes documentos, quando da submissão do manuscrito:
- Carta de Apresentação
- Declaração de Responsabilidade
- Termo de transferência de Direitos Autorais
Modelos de documentos
- a) CARTA DE APRESENTAÇÃO
Cidade, _[dia]__ de Mês de Ano.
Prezado Sr. Editor, Revista JMPHC
Submetemos à sua apreciação o trabalho “____________[título]_____________”, que se encaixa nas áreas de interesse da JMPHC. A revista foi escolhida [colocar justificativa da escolha da revista para a publicação do manuscrito].
O autor 1 participou da concepção, planejamento, análise, interpretação e redação do trabalho; e, o autor 2 participou na interpretação e redação do trabalho. Ambos/todos os autores aprovaram a versão final encaminhada.
O trabalho está sendo submetido exclusivamente à JMPHCD. Os autores não possuem conflitos de interesse ao presente trabalho. (Se houver conflito, especificar).
__________________________________
nome completo do autor 1 + assinatura
__________________________________
nome completo do autor 2 + assinatura
- b) DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Eu, (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título) nos seguintes termos:
“Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”
“Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.”
“Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.”
Contribuição: _______________________________________________________________
_________________________ ___________________
Local, data Assinatura
- c) TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu/Nós, ______autor/es_____________ concordo(amos) que os direitos autorais referentes ao manuscrito [TÍTULO], aprovado para publicação na Revista JMPHC, serão propriedade exclusiva da revista, sendo possível sua reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista JMPHC, sob a Licença Creative Commons CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
Autores:
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura