Fatores sociodemográficos associados ao consumo de cálcio em crianças de 6 a 12 meses de vida
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.391Palavras-chave:
Consumo Alimentar, Alimentação Infantil, Cálcio.Resumo
O cálcio é considerado um nutriente indispensável para o crescimento e desenvolvimento ósseo, além de participar das funções biológicas do organismo. Estudos têm mostrado a relação entre o consumo adequado de cálcio na infância com a prevenção de doenças como osteoporose, hipertensão arterial e obesidade na vida adulta, justificando-se a importância da avaliação da ingestão desse nutriente em crianças. Investigar a relação entre fatores sociodemográficos e o consumo de cálcio em crianças a partir da introdução da alimentação complementar. Estudo de coorte, com 226 crianças, realizado no período de 2011 a 2013 no município de Viçosa-MG. Foi aplicado ao responsável um questionário semiestruturado para obtenção de informações referentes à situação sociodemográfica da criança. O consumo alimentar foi avaliado por meio de um recordatório de 24 horas com o responsável pela criança no sexto, nono ou décimo segundo mês de vida. Os dados do consumo alimentar foram avaliados segundo as Dietary Reference Intakes (DRI). Utilizou-se AI (Adequate Intake) como referência para o cálcio. Considerou-se para a classificação econômica o modelo proposto pela Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP, 2010), o qual leva em consideração itens de posse do individuo e grau de instrução do chefe da família. Os indivíduos são divididos nas classes: A, B, C, D e E, sendo que a classe econômica A é a que possui uma maior renda familiar. As análises foram realizadas no software Stata versão 10.0. Na análise bivariada dos fatores associados ao consumo de cálcio abaixo da AI, estimou-se a razão de prevalência e intervalo de confiança pela regressão de Poisson com variância robusta, sendo as variáveis com valor de p<0,20 incluídas no modelo múltiplo. A prevalência de consumo de cálcio abaixo da recomendação foi de 27,0%. Observou-se que crianças classificadas na categoria C, D e E (RP: 0,77; IC95%: 0,64 – 0,91) e do sexo feminino (RP: 0,79; IC95%: 0,65 – 0,95) apresentaram menor risco de consumo de cálcio abaixo da recomendação. Crianças pertencentes a famílias com mais de 4 pessoas no domicílio (RP: 1,21; IC95%: 1,001 – 1,46) tiveram uma prevalência 21% vezes maior do consumo de cálcio abaixo da AI. Encontrou-se uma maior adequação do consumo de cálcio em crianças do sexo feminino e cuja família se encontrava na categoria C, D e E. Uma possível explicação se deva ao fato do maior consumo de mingaus e preparações à base de leite nos níveis socioeconômicos inferiores, principalmente nas pequenas refeições, em substituição ao consumo de frutas. Entretanto, as crianças residentes em domicílios com mais que 4 pessoas apresentaram inadequado consumo de cálcio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Documentação
Conforme diretrizes estabelecidas pelo International Commiteee of Medial Journal Editors, os autores devem encaminhar os seguintes documentos, quando da submissão do manuscrito:
- Carta de Apresentação
- Declaração de Responsabilidade
- Termo de transferência de Direitos Autorais
Modelos de documentos
- a) CARTA DE APRESENTAÇÃO
Cidade, _[dia]__ de Mês de Ano.
Prezado Sr. Editor, Revista JMPHC
Submetemos à sua apreciação o trabalho “____________[título]_____________”, que se encaixa nas áreas de interesse da JMPHC. A revista foi escolhida [colocar justificativa da escolha da revista para a publicação do manuscrito].
O autor 1 participou da concepção, planejamento, análise, interpretação e redação do trabalho; e, o autor 2 participou na interpretação e redação do trabalho. Ambos/todos os autores aprovaram a versão final encaminhada.
O trabalho está sendo submetido exclusivamente à JMPHCD. Os autores não possuem conflitos de interesse ao presente trabalho. (Se houver conflito, especificar).
__________________________________
nome completo do autor 1 + assinatura
__________________________________
nome completo do autor 2 + assinatura
- b) DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Eu, (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título) nos seguintes termos:
“Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”
“Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.”
“Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.”
Contribuição: _______________________________________________________________
_________________________ ___________________
Local, data Assinatura
- c) TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu/Nós, ______autor/es_____________ concordo(amos) que os direitos autorais referentes ao manuscrito [TÍTULO], aprovado para publicação na Revista JMPHC, serão propriedade exclusiva da revista, sendo possível sua reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista JMPHC, sob a Licença Creative Commons CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
Autores:
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura