Educação Nutricional na Aprendizagem Significativa no “Projeto Horta” do Programa Promoção da Saúde e Segurança Alimentar e Nutricional da Universidade Federal de Viçosa
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.387Palavras-chave:
Educação Nutricional, Autonomia, Aprendizagem significativa.Resumo
O Projeto Horta é uma iniciativa do PROSSAN- Programa Promoção da Saúde e de Segurança Alimentar e Nutricional, da Universidade Federal de Viçosa, iniciado no primeiro semestre de 2016 na instituição APOV- Associação Assistencial e Promocional da Pastoral da Oração de Viçosa. A APOV é uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão promover ações educacionais, capacitando as crianças, jovens e suas famílias a desenvolverem seus valores e habilidades. O Projeto teve como objetivo principal a inserção da educação nutricional no processo de crescimento e aprendizagem das crianças da entidade a partir da relação ser humano-natureza, pertencimento e respeito para a educação nutricional, desenvolvendo atividades a fim de gerar a compreensão, autonomia e aquisição de hábitos saudáveis. Foi realizado um total de 10 oficinas. A primeira visou-se a compreensão do que é a natureza e sua relação com o ser humano, onde foram trabalhados recortes e colagens de revistas obtidas pelos próprios alunos de acordo com o seu entendimento sobre o tema. Durante a segunda oficina houve uma explicação acerca da composição estrutural de uma planta e a importância de cada uma para o seu crescimento. Como atividade os alunos realizaram a montagem da estrutura de uma planta com peças de papel. Na terceira foi realizada uma visita à chácara da APOV, visando a compreensão dos diversos tipos de plantio. Da quarta à oitava oficina foram realizadas atividades de plantio e manejo e apresentados os tipos de culturas, onde os alunos foram aprendendo com o direcionamento das monitoras na prática. Na nona foram discutidos manejo e suas implicações no crescimento da planta. Para finalizar, na décima oficina, foi realizada uma nova visita a chácara para a colheita de algumas hortaliças plantadas pelos próprios alunos. Logo após houve a preparação dessas hortaliças e a revisão dos conteúdos das oficinas anteriores, relembrando tópicos de higienização corporal, do ambiente e do alimento. O encerramento do ciclo se deu com um piquenique e adubagem da horta com os restos orgânicos da preparação. Durante o decorrer das oficinas pode-se observar o envolvimento dos alunos e a compreensão dos conteúdos ao longo das atividades, foi possível notar uma maior aceitação das hortaliças nos pratos das crianças durante o almoço, pois elas se sentiam responsáveis pelo alimento que elas mesmas haviam plantado. Além disso, houve relatos das crianças, como a seguinte fala: “Quero ser agricultor um dia”. Diante de todos os resultados obtidos com as atividades é possível concluir que é essencial no processo de identificação com o alimento o desenvolvimento, entendimento e respeito pela agricultura, além do processo de transformação do conhecimento e aquisição da autonomia das crianças acerca de plantio, colheita e preparação dos alimentos para uma educação nutricional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Documentação
Conforme diretrizes estabelecidas pelo International Commiteee of Medial Journal Editors, os autores devem encaminhar os seguintes documentos, quando da submissão do manuscrito:
- Carta de Apresentação
- Declaração de Responsabilidade
- Termo de transferência de Direitos Autorais
Modelos de documentos
- a) CARTA DE APRESENTAÇÃO
Cidade, _[dia]__ de Mês de Ano.
Prezado Sr. Editor, Revista JMPHC
Submetemos à sua apreciação o trabalho “____________[título]_____________”, que se encaixa nas áreas de interesse da JMPHC. A revista foi escolhida [colocar justificativa da escolha da revista para a publicação do manuscrito].
O autor 1 participou da concepção, planejamento, análise, interpretação e redação do trabalho; e, o autor 2 participou na interpretação e redação do trabalho. Ambos/todos os autores aprovaram a versão final encaminhada.
O trabalho está sendo submetido exclusivamente à JMPHCD. Os autores não possuem conflitos de interesse ao presente trabalho. (Se houver conflito, especificar).
__________________________________
nome completo do autor 1 + assinatura
__________________________________
nome completo do autor 2 + assinatura
- b) DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Eu, (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título) nos seguintes termos:
“Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”
“Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.”
“Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.”
Contribuição: _______________________________________________________________
_________________________ ___________________
Local, data Assinatura
- c) TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu/Nós, ______autor/es_____________ concordo(amos) que os direitos autorais referentes ao manuscrito [TÍTULO], aprovado para publicação na Revista JMPHC, serão propriedade exclusiva da revista, sendo possível sua reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista JMPHC, sob a Licença Creative Commons CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
Autores:
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura