A percepção discente do projeto pedagógico de um novo curso de Medicina em Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.377Palavras-chave:
Educação médica, Estudantes, Currículo.Resumo
A proposta de transformação da educação médica preconiza metodologias ativas de ensino-aprendizagem com a participação do estudante na construção do conhecimento. Esse processo de mudança se sustenta nas diretrizes curriculares nacionais, bem como na concepção de saúde como fenômeno social e na consolidação de um sistema de saúde único e de qualidade. Nesse contexto, o curso de medicina da Universidade Federal de São João del-Rei/Campus Dom Bosco inicia-se em 2014 com o projeto pedagógico direcionado para a formação de um profissional generalista, humanista, crítico e reflexivo. Nesse sentido, o currículo propõe integração de conteúdos, indissociabilidade entre teoria-prática, novas metodologias de ensino, relação mais próxima entre universidade, serviços de saúde e população, experiências de avaliação integrada e de ensino modular. Diante dessa realidade, iniciamos um estudo qualitativo para investigar a percepção dos discentes do curso de medicina em relação ao projeto pedagógico em vigor. A percepção discente do curso permite não apenas conhecer a proposta pedagógica adotada, mas a vivida, incluindo assim, os estudos sobre o currículo oculto. Adotamos a análise documental como procedimento de pesquisa, mais especificamente, analisamos registros elaborados durante a visita institucional do MEC de acompanhamento da implantação do curso em 2014. As duas primeiras turmas registraram em 36 tarjetas pontos positivos e pontos negativos do curso que foram aqui analisados. O currículo interdisciplinar e integrado, com disciplinas práticas desde o início do curso, com turmas pequenas e professores comprometidos são os pontos positivos destacados. Na percepção dos discentes, os pontos negativos revelaram que a infraestrutura é insuficiente já que não há instalação própria ainda e há pouca preparação do corpo docente diante da nova proposta curricular. Por fim, o currículo é ao mesmo tempo elogiado, apesar de sua aplicação ainda necessitar de aprimoramentos, todavia, sua apropriação por parte de alunos e professores requer tempo e amadurecimentos coletivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Documentação
Conforme diretrizes estabelecidas pelo International Commiteee of Medial Journal Editors, os autores devem encaminhar os seguintes documentos, quando da submissão do manuscrito:
- Carta de Apresentação
- Declaração de Responsabilidade
- Termo de transferência de Direitos Autorais
Modelos de documentos
- a) CARTA DE APRESENTAÇÃO
Cidade, _[dia]__ de Mês de Ano.
Prezado Sr. Editor, Revista JMPHC
Submetemos à sua apreciação o trabalho “____________[título]_____________”, que se encaixa nas áreas de interesse da JMPHC. A revista foi escolhida [colocar justificativa da escolha da revista para a publicação do manuscrito].
O autor 1 participou da concepção, planejamento, análise, interpretação e redação do trabalho; e, o autor 2 participou na interpretação e redação do trabalho. Ambos/todos os autores aprovaram a versão final encaminhada.
O trabalho está sendo submetido exclusivamente à JMPHCD. Os autores não possuem conflitos de interesse ao presente trabalho. (Se houver conflito, especificar).
__________________________________
nome completo do autor 1 + assinatura
__________________________________
nome completo do autor 2 + assinatura
- b) DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Eu, (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título) nos seguintes termos:
“Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”
“Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.”
“Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.”
Contribuição: _______________________________________________________________
_________________________ ___________________
Local, data Assinatura
- c) TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu/Nós, ______autor/es_____________ concordo(amos) que os direitos autorais referentes ao manuscrito [TÍTULO], aprovado para publicação na Revista JMPHC, serão propriedade exclusiva da revista, sendo possível sua reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista JMPHC, sob a Licença Creative Commons CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
Autores:
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura