Importância do consumo de café da manhã para ingestão de vitamina D em crianças de Viçosa-Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.376Palavras-chave:
Vitamina D, café da manhã, crianças.Resumo
O café da manhã é uma refeição importante e está associada a ingestão de nutrientes importantes para o crescimento. No entanto, poucos estudos examinaram a contribuição de consumo de café da manhã para a ingestão de vitamina D. Avaliar a relação entre o hábito de realizar o café da manhã e o consumo de vitamina D. Trata-se de um estudo transversal realizado com 268 crianças de 8 e 9 anos matriculadas em todas as escolas públicas urbanas de Viçosa, MG. Foram avaliadas características socioeconômicas e demográficas. O consumo alimentar foi avaliado por 3 recordatórios alimentares de 24 horas, obtidos em dias não consecutivos, sendo uma das avaliações referente ao fim de semana. A análise estatística foi realizada no software SPSS versão 20, e o nível de significância adotado foi de 5%. Dois grupos foram comparados quanto ao hábito de realizar o café da manhã. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Viçosa. Houve uma prevalência de 50% do sexo feminino. A média da concentração sérica e da ingestão de vitamina D nas crianças foi 29,5 ng/mL e 1,66 μg/dia, respectivamente. Nenhuma criança atingiu a recomendação de ingestão de vitamina D e 22% não apresentaram o hábito de realizar o café da manhã todos os dias. O não consumo de café da manhã não diferiu entre as idades (p=0,648) e os sexos (p=0,302). As crianças que não realizaram o café da manhã todos os dias apresentaram menor ingestão de vitamina D e menor prevalência de ingestão maior que a mediana, além de maior renda per capita (p<0,05). A vitamina D sérica não diferiu entre os grupos. A ingestão de vitamina D foi positivamente correlacionada com o número médio de refeições por dia (r=0,209, p=0,001). Os resultados do presente estudo apoiam a hipótese de que o consumo de café da manhã em crianças estaria associada a uma maior ingestão de vitamina D, embora não tenha apresentado associação com a concentração sérica de 25(OH)D. Um fato preocupante foi que nenhuma criança atingiu a recomendação de ingestão de vitamina D sendo importante a implementação de ações de educação alimentar e nutricional para incentivar o hábito do consumo do café da manhã, principalmente em crianças de famílias com maior poder aquisitivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Documentação
Conforme diretrizes estabelecidas pelo International Commiteee of Medial Journal Editors, os autores devem encaminhar os seguintes documentos, quando da submissão do manuscrito:
- Carta de Apresentação
- Declaração de Responsabilidade
- Termo de transferência de Direitos Autorais
Modelos de documentos
- a) CARTA DE APRESENTAÇÃO
Cidade, _[dia]__ de Mês de Ano.
Prezado Sr. Editor, Revista JMPHC
Submetemos à sua apreciação o trabalho “____________[título]_____________”, que se encaixa nas áreas de interesse da JMPHC. A revista foi escolhida [colocar justificativa da escolha da revista para a publicação do manuscrito].
O autor 1 participou da concepção, planejamento, análise, interpretação e redação do trabalho; e, o autor 2 participou na interpretação e redação do trabalho. Ambos/todos os autores aprovaram a versão final encaminhada.
O trabalho está sendo submetido exclusivamente à JMPHCD. Os autores não possuem conflitos de interesse ao presente trabalho. (Se houver conflito, especificar).
__________________________________
nome completo do autor 1 + assinatura
__________________________________
nome completo do autor 2 + assinatura
- b) DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Eu, (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título) nos seguintes termos:
“Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”
“Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.”
“Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.”
Contribuição: _______________________________________________________________
_________________________ ___________________
Local, data Assinatura
- c) TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu/Nós, ______autor/es_____________ concordo(amos) que os direitos autorais referentes ao manuscrito [TÍTULO], aprovado para publicação na Revista JMPHC, serão propriedade exclusiva da revista, sendo possível sua reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista JMPHC, sob a Licença Creative Commons CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
Autores:
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura