Direitos sexuais e reprodutivos na atenção primária à saúde: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.355Palavras-chave:
Direitos sexuais e reprodutivos, Atenção primária à Saúde, Educação em Saúde.Resumo
Os direitos sexuais e reprodutivos são partes integrantes dos direitos humanos, e defendem a vivência da sexualidade sem constrangimento, a maternidade voluntária e a contracepção autodecidida. No Brasil, este conceito surge em especial com os movimentos feministas, na década de 1980, trazendo à tona a reflexão de mulheres acerca da reprodução, do seu papel e sua condição na sociedade. Com a implantação do Sistema Único de Saúde no final da década de 1980 a educação em saúde tornou-se uma estratégia importante para alcançar a transformação social, tendo na Atenção Primária à Saúde (APS) um cenário de potência para o agenciamento de práticas voltadas para o exercício dos direitos sexuais e reprodutivos. Relatar uma experiência exitosa de grupo educativo no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família do HU/UFJF. Trata-se de um relato de experiência do grupo educativo de diretos sexuais e reprodutivos realizado em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) de Juiz de Fora, Minas Gerais. Foram realizados dois encontros em maio de 2016, sob a coordenação de uma equipe interdisciplinar composta por residentes de Enfermagem e Serviço Social, e Agentes Comunitárias de Saúde, com a presença de dezesseis usuários no primeiro dia, sendo sete homens e nove mulheres, e treze no segundo, composto por sete mulheres e seis homens. Cabe ressaltar que as faltas do segundo encontro foram faltas justificadas. Optou-se pela metodologia participativa, mobilizando o conhecimento de todos os integrantes nas atividades propostas. No primeiro encontro foi resgatado o conceito de direitos sexuais e reprodutivos, a questão do sexo/gênero e planejamento familiar, anatomia reprodutiva e métodos naturais. No segundo encontro, foram discutidos os métodos contraceptivos e agendado retorno na UAPS para atendimento individual, no qual uma das ações é o preenchimento do “cartão do homem e/ou da mulher”, conferindo acesso aos métodos disponíveis no SUS do município. A metodologia participativa na execução do grupo foi considerada essencial para a adesão dos usuários em ambos os encontros, destacando-se a participação ativa de um número expressivo de homens, o que comumente não se observa nos grupos de direitos reprodutivos. Foi notório o interesse dos participantes acerca da temática, entretanto há uma lacuna de conhecimento em especial no que diz respeito aos aspectos conceituais dos direitos sexuais e reprodutivos. Em relação aos métodos, grande parte do grupo possuía conhecimento prévio e já havia feito uso de pelo menos um deles, sendo o método cirúrgico a opção de escolha de grande parte dos participantes. Estes usuários foram encaminhados para o serviço de referência, e estão sendo acompanhados para efetuar o acesso ao método escolhido. Os grupos educativos são essenciais na APS, pois constituem ferramentas de potência para estimular o protagonismo dos sujeitos sobre situações relacionadas às suas vidas, em especial quando envolvem temáticas como a pautada no presente relato, envolta a questões sociais, econômicas e culturais vistas como tabu pela sociedade, as quais podem ser desmitificadas por meio da participação nos grupos.
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- Carta de Apresentação
- Declaração de Responsabilidade
- Termo de transferência de Direitos Autorais
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- a) CARTA DE APRESENTAÇÃO
Cidade, _[dia]__ de Mês de Ano.
Prezado Sr. Editor, Revista JMPHC
Submetemos à sua apreciação o trabalho “____________[título]_____________”, que se encaixa nas áreas de interesse da JMPHC. A revista foi escolhida [colocar justificativa da escolha da revista para a publicação do manuscrito].
O autor 1 participou da concepção, planejamento, análise, interpretação e redação do trabalho; e, o autor 2 participou na interpretação e redação do trabalho. Ambos/todos os autores aprovaram a versão final encaminhada.
O trabalho está sendo submetido exclusivamente à JMPHCD. Os autores não possuem conflitos de interesse ao presente trabalho. (Se houver conflito, especificar).
__________________________________
nome completo do autor 1 + assinatura
__________________________________
nome completo do autor 2 + assinatura
- b) DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Eu, (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título) nos seguintes termos:
“Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”
“Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.”
“Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.”
Contribuição: _______________________________________________________________
_________________________ ___________________
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