Reativação do Centro Acadêmico e sua importância na discussão da reforma da grade curricular do curso de nutrição da Universidade Federal de Viçosa
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.330Palavras-chave:
Centro Acadêmico, Movimento Estudantil, Saúde-PúblicaResumo
Desde o fim de 2015 vem sendo idealizado por estudantes do curso de Nutrição, da Universidade Federal de Viçosa – UFV, a reabertura do Centro Acadêmico de Nutrição. Um Centro Acadêmico (CA) representa uma forma de reivindicação e representatividade dos acadêmicos nas decisões relacionadas ao curso, além de ser uma forma de trabalho do pensamento crítico e politizado, sendo essas características importantes para a formação de um profissional capaz de trazer mudanças para a sociedade em que está inserido. No dia 24 de junho de 2016 uma chapa, composta por 5 alunos da graduação em períodos diferentes, foi eleita com 99% de aprovação. A reativação do CA foi objetivada a fim de despertar o pensamento crítico e senso político nos alunos do curso de nutrição da Universidade Federal de Viçosa – UFV. Foram realizadas pesquisas sobre os direitos estudantis, deveres e afazeres de um Centro Acadêmico, assembleias junto aos estudantes, reuniões com docentes e também uma reunião com participação de outros Centros Acadêmicos dos cursos de Cooperativismo, Direito, Enfermagem e Medicina. Tem-se como lema político: Abraçar todas as ideias para melhoria do curso, da universidade e principalmente da comunidade. Objetiva-se apresentar soluções aos problemas acadêmicos e estar disponível para atender e representar todos os estudantes. O levantamento de intervenções faz parte do processo de politização e formação de um cidadão mais ativo. Após a eleição a equipe continuou se estruturando para que as propostas sejam realizadas, a fim de se organizar de forma harmônica e utilizar de recursos humanos para otimização do trabalho. Definiram-se os valores: sentido, transparência, representatividade e integralidade, para que a reativação possa ser um legado de luta e voz ativa que possa expressar os verdadeiros anseios dos jovens universitários. Realizações e conquistas sintetizam o progresso adotado, e a maior conquista que a Chapa Metamorfose busca é a formação de um profissional formado para o SUS, além da formação de um cidadão global, integral e ativo, através da participação junto aos docentes no processo de reforma da matriz curricular à fim de compartilhar o conhecimento cientifico com a comunidade viçosense, possibilitando o aprendizado do aluno quanto a relação profissional-paciente e a transformação do cenário assistencialista pontual. Desta maneira, é um anseio iniciar um processo de mudança na participação, antes tímida e passiva do graduando, para uma participação ativa, política, crítica e representativa para que seja possível aumentar a formação de profissionais dotados de uma visão holística que produza mudanças efetivas na sociedade, atuando dentro da saúde pública para melhorar a qualidade de vida da população viçosense e brasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Documentação
Conforme diretrizes estabelecidas pelo International Commiteee of Medial Journal Editors, os autores devem encaminhar os seguintes documentos, quando da submissão do manuscrito:
- Carta de Apresentação
- Declaração de Responsabilidade
- Termo de transferência de Direitos Autorais
Modelos de documentos
- a) CARTA DE APRESENTAÇÃO
Cidade, _[dia]__ de Mês de Ano.
Prezado Sr. Editor, Revista JMPHC
Submetemos à sua apreciação o trabalho “____________[título]_____________”, que se encaixa nas áreas de interesse da JMPHC. A revista foi escolhida [colocar justificativa da escolha da revista para a publicação do manuscrito].
O autor 1 participou da concepção, planejamento, análise, interpretação e redação do trabalho; e, o autor 2 participou na interpretação e redação do trabalho. Ambos/todos os autores aprovaram a versão final encaminhada.
O trabalho está sendo submetido exclusivamente à JMPHCD. Os autores não possuem conflitos de interesse ao presente trabalho. (Se houver conflito, especificar).
__________________________________
nome completo do autor 1 + assinatura
__________________________________
nome completo do autor 2 + assinatura
- b) DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Eu, (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título) nos seguintes termos:
“Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”
“Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.”
“Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.”
Contribuição: _______________________________________________________________
_________________________ ___________________
Local, data Assinatura
- c) TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu/Nós, ______autor/es_____________ concordo(amos) que os direitos autorais referentes ao manuscrito [TÍTULO], aprovado para publicação na Revista JMPHC, serão propriedade exclusiva da revista, sendo possível sua reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista JMPHC, sob a Licença Creative Commons CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
Autores:
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura