Descompasso entre saúde e arte: uma análise do perfil clínico ocupacional dos profissionais da música
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.323Palavras-chave:
Sistema Musculoesquelético, Músico, Saúde do TrabalhadorResumo
Músicos apresentam risco aumentado de desenvolver sintomas associados a disfunções do sistema musculoesquelético como dor, fraqueza, dormência, cansaço e outros. Esses sintomas podem estar associados à técnica utilizada para tocar determinado instrumento, tempo de estudo, quantidade e duração dos intervalos, fatores geradores de estresse relacionados ou não à atividade musical, entre outros. A ocorrência de tais sintomas pode impactar negativamente a performance do músico, e até mesmo resultar em afastamento de suas atividades laborais. É importante (re) conhecer os sintomas e os fatores de risco para doenças musculoesqueléticas neste grupo a fim de se desenvolver e implementar estratégias preventivas. Neste contexto, foi criado no Serviço Especializado em Saúde do Trabalhador (SEST) do Hospital das Clínicas da UFMG um programa de atenção integral à saúde do músico. Realizar uma análise descritiva do perfil sócio demográfico, clínico e ocupacional dos músicos que participaram do programa de saúde do músico do SEST. Estudo transversal realizado no período de novembro de 2008 a junho de 2016. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário estruturado durante o acolhimento dos músicos no SEST, o qual é dividido em informações ocupacionais, clínicas e funcionais. Para avaliação da dor, foi usada a versão adaptada para o português do questionário Brief Pain Inventory. Os dados foram analisados utilizando o software SPSS versão 17. Foram avaliados 132 músicos (65% do sexo masculino) com média de idade de 36 anos (DP = 13,2). A maioria (92%) relatou ser instrumentista, sendo mais frequente os instrumentistas de cordas, em sua maioria violonistas (15,9%). Grande parte da amostra estava vinculada a alguma instituição oficial (73%), sendo 36% como aluno e 46% como profissional. O tempo médio de experiência foi 16 anos (DP = 11,4). Sessenta e oito por cento dos músicos realizava estudos regulares, com duração média de 3,5 horas/dia. Em relação a queixas funcionais, 89% apresentou algum tipo de dor, 36% cansaço e 22% fraqueza. A região mais acometida foi o ombro direito (15%), seguida por coluna cervical (13%) e mão direita (9%). Em uma escala de 0 a 10, a dor apresentou média 4 de interferência na atividade ocupacional desses músicos, sendo a média da intensidade de dor relatada igual a 3,6. A prevalência de queixas é semelhante à encontrada na literatura mundial. A experiência do SEST/HC/UFMG tem mostrado que há uma demanda crescente por atendimento no setor público deste grupo de trabalhadores. Conhecer o perfil clínico-ocupacional dos participantes do programa de atenção integral a saúde do músico poderá auxiliar os profissionais de saúde e da música a incorporar estratégias que possam contribuir para a prevenção da ocorrência de disfunções do sistema musculoesquelético nestes trabalhadores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Documentação
Conforme diretrizes estabelecidas pelo International Commiteee of Medial Journal Editors, os autores devem encaminhar os seguintes documentos, quando da submissão do manuscrito:
- Carta de Apresentação
- Declaração de Responsabilidade
- Termo de transferência de Direitos Autorais
Modelos de documentos
- a) CARTA DE APRESENTAÇÃO
Cidade, _[dia]__ de Mês de Ano.
Prezado Sr. Editor, Revista JMPHC
Submetemos à sua apreciação o trabalho “____________[título]_____________”, que se encaixa nas áreas de interesse da JMPHC. A revista foi escolhida [colocar justificativa da escolha da revista para a publicação do manuscrito].
O autor 1 participou da concepção, planejamento, análise, interpretação e redação do trabalho; e, o autor 2 participou na interpretação e redação do trabalho. Ambos/todos os autores aprovaram a versão final encaminhada.
O trabalho está sendo submetido exclusivamente à JMPHCD. Os autores não possuem conflitos de interesse ao presente trabalho. (Se houver conflito, especificar).
__________________________________
nome completo do autor 1 + assinatura
__________________________________
nome completo do autor 2 + assinatura
- b) DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Eu, (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título) nos seguintes termos:
“Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”
“Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.”
“Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.”
Contribuição: _______________________________________________________________
_________________________ ___________________
Local, data Assinatura
- c) TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu/Nós, ______autor/es_____________ concordo(amos) que os direitos autorais referentes ao manuscrito [TÍTULO], aprovado para publicação na Revista JMPHC, serão propriedade exclusiva da revista, sendo possível sua reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista JMPHC, sob a Licença Creative Commons CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
Autores:
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura
_______________________ ____________________________
Local, data NOME COMPLETO + Assinatura